quinta-feira, 16 de março de 2017

Chapa ligada à CUT vence eleições na GEAP para conselhos de Administração e Fiscal

16.03.2017
Do portal da CNTSS/CUT

Chapa 1 - Nossa Chapa foi referendada pelos eleitores com 61,81% dos votos válidos para o CONAD e 61,28% para CONFIS para o exercício de 2017 A 2020






A Chapa 1 – Nossa Chapa consagrou-se vencedora nas eleições realizadas na GEAP – Auto-Gestão em Saúde para definição da nova direção do CONAD – Conselho de Administração e CONFIS – Conselho Fiscal. A votação, realizado na quarta-feira, 15/03, contou com a participação de cerca de 4,6 mil beneficiários/eleitores que puderam exercer seu direito por meio eletrônico ou presencial.  A Chapa eleita para o CONAD obteve 61,81% dos votos válidos e a Chapa eleita para o CONFIS conseguiu 61,28% dos votos válidos. 
 
O resultado foi oficializado pela Comissão Eleitoral formada para acompanhar todo o processo de eleições na GEAP. De acordo com o regulamento, haverá agora o prazo de dois dias úteis para apresentação de recursos, que, caso ocorra, serão julgados por esta Comissão no prazo de até três dias úteis contados a partir do encerramento do prazo de recursos. Estabelecidos estes requisitos, a Comissão Eleitoral encaminhará para a GEAP os nomes dos representantes eleitos, titulares e suplentes, para os Conselhos de Administração e Fiscal. A Confederação acompanhou desde o início o processo de preparação das eleições. O secretário de Organização da CNTSS/CUT e representante do SINDPREV BA, Raimundo Rodrigues Cintra, participou como titular da Comissão Eleitoral que definiu todos os trâmites para o pleito.
 
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social apoiou a Chapa 1 – Nossa Chapa. De acordo com seu presidente, Sandro Cezar, as eleições foram importantes para o futuro da GEAP. Os trabalhadores puderam escolher seus representantes para os conselhos de Administração e Fiscal para o período de 2017 a 2020. Eleitores de todo o país, segundo Cezar, exerceram este direito de forma democrática e optaram pela Chapa 1 por seu histórico de luta em defesa dos beneficiários do Plano de Saúde e pelo trabalho transparente e sério no gerenciamento deste importante patrimônio dos trabalhadores.
 
“Aproveito esta oportunidade para agradecer aos servidores filiados aos nossos Sindicatos por reiterarem a confiança, a partir de seus votos, nos companheiros da Chapa1 e pelo empenho que tiveram neste momento tão importante para a GEAP. Parabenizo os nossos representantes eleitos para o CONAD e CONFIS e desejo-lhes grande êxito nesta nova empreitada. Temos o desafio de construir uma nova GEAP e tenho certeza que esta tarefa será cumprida com determinação e ousadia”, afirma Sandro Cezar.
 
Representaram a CNTSS/CUT concorrendo pelo CONAD Irineu Messias, do SINDSPREV PE. Messias foi presidente do Conselho de maio a junho de 2016, quando foi destituído pelo governo do ilegítimo Michel Temer. Também faz parte da Chapa 1 para o CONAD o diretor do Sindprev BA, Ricardo Mendonça. Conselheiro do CONAD no período de 2014/2017, Mendonça é servidor público federal do Ministério da Saúde BA e presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia.
 
Para a disputa do CONFIS, a Confederação contou com a participação de Maria das Graças de Oliveira. Servidora do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro, Oliveira é ex-diretora do Sindsprev RJ. Maria da Graça já atuou junto ao Conselho Fiscal como titular de 2014/2017 e foi presidenta de 2014/2016. Outra representante é Deusa Maria Duarte, servidora do Ministério da Saúde do Distrito Federal e ex-diretora do Sindprev DF. Atuou como suplente do Conselho de 2014/2017.
 
O dirigente do Sindsprev-PE Irineu Messias concorreu ao CONAD para dar continuidade ao trabalho que já realiza na defesa dos interesses dos servidores e no combate aos reajustes abusivos praticados pela Geap. Estão entre as prioridades da Chapa eleita a defesa dos interesses dos servidores e o combate aos reajustes abusivos que têm levado muitos a cancelar o Plano de Saúde. A meta principal é garantir a sustentabilidade da GEAP, com participação direta dos representantes dos associados, visando assegurar planos de saúde de qualidade com preços acessíveis, condizentes com a realidade dos servidores. A estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas já tenham cancelado por falta de condições para pagamento.
A Chapa vencedora contou também com o apoio de outras entidades nacionais representativas dos trabalhadores: CONDSEF – Confederação dos Trabalhadores nos Serviços Público e Federal, FENADADOS - Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares, ANESG - Associação Nacional dos Empregados da GEAP e ANASPS – Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social.
Veja os números finais do pleito:



 









PROPOSTAS DA CHAPA 1 PARA O CONAD E CONFIS
 
- Continuar lutando contra os reajustes abusivos praticados pela Geap
- Pressionar para que a contribuição do per capita seja paritária: 50% do governo e 50% dos trabalhadores buscando a efetivação da proposta no Poder Judiciário
- Gestão paritária da Geap
- Acabar com a coparticipação
- Lutar pela mudança do atual modelo de sustentação financeira da Geap
- Melhorar a rede credenciada em todo o país, principalmente nas cidades do interior
- Criar planos economicamente mais acessíveis para os servidores de salários mais baixos
- Dar maior flexibilidade na renegociação das dívidas dos beneficiários
- Lutar pela implantação da rede própria da Geap, primeiramente nas capitais, com a finalidade de reduzir custos
- Acompanhar e fiscalizar o cumprimento do Programa de Saneamento Financeiro da Geap
- Por uma Geap competente e mais transparente

José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
*****
Fonte:http://www.cntsscut.org.br/destaques/2810/chapa-ligada-a-cut-vence-eleicoes-na-geap-para-conselhos-de-administracao-e-fiscal
Postar um comentário