sábado, 7 de maio de 2016

Entidades sindicais prestigiam posse de Irineu Messias, como presidente do Conad

07.04.2016
Do BOLETIM GEAP MOVIMENTO, 06.05.15
Representantes de fundações, associações e centrais sindicais de servidores públicos estiveram na sede da Geap em Brasília/DF, nesta quinta-feira (5/5), prestigiando a cerimônia de posse dos novos presidente e vice-presidente do Conselho de Administração da operadora (Conad). São eles os conselheiros Irineu Messias de Araújo (da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS/CUT) e Luiz Carlos Braga (da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – Anfip). A mudança de comando na instância máxima de administração da Geap inaugura um ciclo de participação mais efetiva dos beneficiários nas decisões sobre os rumos da operadora.
O conselheiro Angelo D’Agostini Junior (representante da União), que esteve à frente do Conad na última semana e conduziu a solenidade de posse, considerou gratificante participar da transição. “Neste momento histórico na gestão da Geap, os novos presidente e vice assumem a grande responsabilidade de dar mais voz e participação aos beneficiários, o que terá grande impacto e em breve será sentido pelas entidades aqui hoje representadas”, salientou.
O conselheiro Angelo D’Agostini Junior (representante da União), que esteve à frente do Conad na última semana e conduziu a solenidade de posse, considerou gratificante participar da transição. “Neste momento histórico na gestão da Geap, os novos presidente e vice assumem a grande responsabilidade de dar mais voz e participação aos beneficiários, o que terá grande impacto e em breve será sentido pelas entidades aqui hoje representadas”, salientou.
O presidente do Conad, Irineu Messias de Araújo, fez um apelo aos representantes de entidades de classe presentes: “Devemos deixar de lado eventuais divergências pontuais para fazermos uma defesa intransigente da Geap e da saúde do servidor público federal, principalmente diante deste cenário sombrio que se aproxima”, argumentou. “Os Conselhos e a Diretoria são atores que devem andar de mãos dadas, cada um exercendo seu papel específico. Somente esta harmonia e a união com as entidades e sindicatos permitirá nos defendermos dos ataques sistemáticos que temos recebido, entre eles os que estão em curso no Supremo Tribunal Federal, no Tribunal de Contas da União e na Agência Nacional de Saúde Suplementar”, afirmou.
Irineu sinalizou que uma de suas ações iniciais será solicitar à Diretoria Executiva um plano de sustentabilidade para rever o valor do custeio pago pelos beneficiários. “Faremos um estudo detalhado para redução de gastos e questionaremos as reservas técnicas exigidas pela ANS para viabilizar a reversão do aumento das mensalidades”, garantiu.
A presidenta do Conselho Fiscal (Confis), Maria do Socorro Lago, comemorou a conquista de uma antiga reivindicação da classe trabalhadora. “Esta tão sonhada alteração estatutária que hoje se viabiliza vai permitir que as deliberações da Geap estejam a serviço daqueles que arcam com mais de 70% dos seus recursos”, afirmou.
Para o vice-presidente Conad, Luiz Carlos Braga, com beneficiários na presidência dos dois Conselhos da Geap, o compromisso de tornar a operadora mais voltada aos interesses dos assistidos torna-se maior e deverá ser atendido à altura. “Esperamos que a gestão e os colegiados da casa tenham perenidade para exercer sua missão. Também devemos buscar maior profissionalização do corpo funcional da empresa e maior comprometimento com os resultados”, defendeu.
A assessora executiva Eliane Cruz, que na próxima semana assume como diretora Executiva, após aprovação do Conselho de Administração, considera que a posse de Irineu e Braga dá continuidade ao processo de maior protagonismo dos beneficiários iniciado pela Diretoria Executiva após a intervenção.  “Nos últimos anos, a Geap teve conquistas importantes, como o Convênio Único e maior segurança na composição da carteira de beneficiários, além da estabilização e recomposição da rede credenciada”, afirmou. “Temos uma conjuntura política difícil pela frente e a Geap terá um desafio extra na defesa da sustentabilidade da saúde suplementar dos servidores federais”, finalizou.
O diretor Executivo, Luís Carlos Saraiva Neves, fez um apanhado de sua gestão e desejou sucesso à nova presidência do Conad. “Encontramos a Geap com muitos problemas após a intervenção e coube aos conselhos e à Direx consolidar o Planejamento Estratégico com o trabalho árduo de gestores e funcionários em todo o Brasil”, pontuou. “Assim, vencemos dificuldades diversas, como situação financeira, ações judiciais, multas e hoje resgatamos nossa rede credenciada e a confiança de beneficiários e do mercado”.
Também compondo a mesa da cerimônia de posse da presidência do Conselho de Administração, a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT/DF, Selene Siman, e Maria Madalena Goby, da Dataprev, desejaram sucesso ao colegiado neste ciclo que começa agora.
Apoio do movimento sindical – As principais entidades sindicais de trabalhadores fizeram questão de participar da cerimônia e demonstrar apoio à nova formação dos Conselhos da Geap.  Para a vice-presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Fenadados), Telma Dantas, “a mudança estatutária que trouxe o voto de qualidade para a representação dos beneficiários traz o viés de uma gestão mais democrática, o que é motivo de grande satisfação para todos nós usuários dos planos de saúde”. 
Participaram da solenidade de posse representantes das seguintes entidades: Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social ou (CNTSS/CUT), Federação Nacional dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Fenadados), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Associação Nacional dos Procuradores Previdência Social (Anpprev), Associação Nacional dos Empregados e Servidores da Geap (Anesg), Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), Associação Nacional dos Servidores da Extinta Secretaria da Receita Previdenciária (Unaslaf), Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev). Também estiveram presentes os ex-presidentes do Conad Genildo Lins e Idervânio Costa. 
Mesmo impossibilitada de participar da atividade, devido a outros compromissos agendados, a representação da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) esteve no Conad, um pouco antes da cerimônia de posse, para parabenizar a nova presidência.
*****
Fonte: ASCOM/GEAP
*****
Fonte:https://crpsjuntasderecursos.wordpress.com/2016/05/07/entidades-sindicais-prestigiam-posse-de-irineu-messias-como-presidente-do-conad/