segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ombudsman detona mentiras da Folha e Globo sobre Lulinha

19.10.2015
Do blog O CAFEZINHO, 18.10.15
Por Miguel do Rosário
images-cms-image-000461886
Globo e Folha deram manchetes garrafais, na primeira página, para suposta delação de Fernando Baiano contra filho de Lula.
Para variar, era mentira.
A "bomba" foi a estreia do colunista Lauro Jardim no Globo.
Que surpresa: a primeira matéria de Jardim para o Globo foi uma mentira sobre Lula.
É muito fácil ganhar emprego no Globo: prove que sabe mentir sobre Lula, prove que é capaz de qualquer coisa, de qualquer mentira, desde que seja contra Lula ou PT.
Quem diz é a ombudsman da própria Folha de São Paulo, Vera Guimarães.
***
OMBUDSMAN DETONA FOLHA NO CASO 'LULINHA'
Para a jornalista Vera Guimarães Martins, "a Folha já foi além das tamancas na última sexta (16) ao cravar a manchete 'Delator diz ter repassado R$ 2 mi para nora de Lula'. Primeiro, porque não foi isso que Fernando Baiano disse"; segundo ela, trata-se do problema de "títulos 'esquentados': o impacto inicial não correspondido deixa a reportagem com cara de bala de festim"
18 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 07:18
247 - A jornalista Vera Guimarães Martins, Ombudsman da Folha de S. Paulo, critica o jornal pela forma como deu a reportagem "Delator diz ter repassado R$ 2 mi para nora de Lula" na última sexta-feira 16.
"A Folha já foi além das tamancas na última sexta (16) ao cravar a manchete 'Delator diz ter repassado R$ 2 mi para nora de Lula'. Primeiro, porque não foi isso que Fernando Baiano disse", observa Vera.
"O lobista declarou ter repassado o dinheiro a José Carlos Bumlai, que teria pedido em nome de uma das noras de Lula. Só com isso, não é possível saber se o pecuarista foi pombo-correio ou se usou o valioso nome do amigo para inflar seu butim", explica.
Segundo ela, trata-se do problema de "títulos 'esquentados': o impacto inicial não correspondido deixa a reportagem com cara de bala de festim". Ela destaca o comentário de um leitor que chamou o episódio de "disse-me-disse".
O nome de Fabio Luis Lula da Silva, um dos filhos de Lula, foi citado pelo jornalista Lauro Jardim como beneficiário de R$ 2 milhões, segundo delação de Fernando Baiano. Os advogados de Fábio Luis prometeram acionar o jornalista e o jornal O Globo pelo fato de o nome do cliente não ter sido citado nenhuma vez na delação. Depois, Lauro Jardim mudou a versão, dizendo que os R$ 2 milhões teriam sido pagos à esposa de Fabio Luís (leia mais).
****
Fonte:http://www.ocafezinho.com/2015/10/18/ombudsman-detona-mentiras-da-folha-e-globo-sobre-lulinha/
Postar um comentário