quarta-feira, 5 de agosto de 2015

'Lava Jato é operação política e partidária disfarçada de operação policial e judicial'

05.08.2015
Do portal REDE BRASIL ATUAL, 04.05.15
Por Redação RBA

Prevista já há algum tempo, prisão de José Dirceu alimenta o ódio da mídia e das elites, em espetáculo sem novidades, às vésperas de uma nova manifestação contra o governo, diz analista
reprodução/TV Brasil
Comentárista critíca 'espalhafato' em torno da prisão de José Dirceu

São Paulo – A mídia criou um espetáculo em torno da prisão de José Dirceu, o que mais uma vez coloca em questão a credibilidade da operação Lava Jato, que "se revela uma grande operação política e partidária, disfarçada de operação policial e judicial", afirmou hoje em seu comentário à Rádio Brasil Atual o analista político Paulo Vannuchi.

"A grande notícia de hoje (4) é todo o espetáculo, o espalhafato, em torno da prisão de José Dirceu, a prisão de uma pessoa que já estava presa. Era uma prisão absolutamente antevista. Ele sabia, todo mundo sabia. O noticiário vem há semanas e meses desenhando essa perspectiva, o próprio (José Dirceu) já estava seguro de que iria ser preso", afirmou Vannuchi.

A prisão de Dirceu ocorre a poucos dias da manifestação da direita, que no dia 16 pretende ir às ruas para retomar a pauta do impeachment, do golpe militar e outras propostas antidemocráticas defendidas pelas elites e pela mídia.

Vannuchi chama a atenção para movimentos e iniciativas de resistência, em defesa da democracia, como o abraço ao Instituto Lula, marcado para a próxima sexta-feira (7), em repúdio ao atentado a bomba sofrido na semana passada.

A iniciativa promovida pela Frente pela Democracia é uma manifestação "contra o ódio, contra a violência e intolerância", afirma Vannuchi, que destaca uma série de outras ações que serão executadas pelos trabalhadores.
Na próxima semana, se realiza a histórica Marcha das Margaridas, que deve reunir em Brasília cerca de 70 mil trabalhadoras rurais e militantes na luta por mais direitos, com liderança da Confederação Nacional do Trabalhadores na Agricultura (Contag).

No dia 14, o ex-presidente Lula se reúne com representantes do PT da área de educação, incluindo o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ex-ministros, governadores e secretários estaduais e municipais da área para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE).

Para o dia 16, quando será realizada a manifestação da direita, em São Paulo principalmente, está sendo articulada uma nova Jornada pela Democracia, que debate temas para o país avançar com representantes dos movimentos sociais e lideranças progressistas.

Vannuchi chama a atenção, também, para mudanças na condução política pela presidenta Dilma, como o lançamento da plataforma Dialoga Brasil e do Pronatec Aprendiz – o programa vai atender mais de 15 mil adolescentes –, além da reunião da presidenta com os governadores, na semana passada, e com lideranças políticas do Congresso, ontem (3), que o analista classifica como "muito positivas".
*****
Fonte:http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2015/08/lava-jato-e-operacao-politica-partidaria-disfarcada-6989.html
Postar um comentário