terça-feira, 16 de junho de 2015

Fazendo um orçamento financeiro de forma diferente

16.06.2015
Do portal GOSPEL PRIME
Por  Reinaldo Domingos
Fazendo um orçamento financeiro de forma diferente
Tenho observado que, por mais que as pessoas tenham perseverança, ainda é grande a dificuldade de essas realizarem seus sonhos e isso se dá principalmente porque elas utilizam modelos antigos de lidar com o dinheiro, por falta da educação financeira.
Cito como exemplo que, para cuidar melhor do seu dinheiro e se tornar uma pessoa próspera, é preciso rever o orçamento tradicional que você já tem incorporado nos seus hábitos ao administrar os seus rendimentos.
O pensamento corriqueiro é em utilizar a equação: receitas menos despesas e o que sobrar se poupa, mas alerto, não terá condições de reservar parte da sua renda para investir na realização dos seus sonhos com esse modelo de orçamento.
Por isso, recomendo que se reverta esse modelo: receitas menos os sonhos e, com o que sobrar, ajustar as despesas. Quando você destina um montante da sua receita para os seus sonhos, investindo esse dinheiro antes de pagar as suas despesas mensais, você está aplicando uma nova maneira de organizar o seu dinheiro.
Essa é premissa do Orçamento Financeiro DSOP. Trata-se de um jeito diferente de administrar os seus rendimentos mensais, colocando os seus sonhos em primeiro lugar.
Para entender melhor, com esse modelo, você transfere parte do seu ganho, do seu salário e de outras receitas que tiver para os sonhos tão logo o seu dinheiro caia na conta bancária. Com a quantia que restar, aí sim você quitará as suas despesas corriqueiras. Chamo isso de adequar o seu ganho ao seu padrão de vida, garantindo a realização dos seus sonhos.
O pensamento que vem à cabeça nesse momento é que, desse jeito, ficará impossível adequar receitas e despesas. No começo, essa readaptação será difícil, porém, com o passar dos meses, você verá que o método funciona.
Agindo dessa forma, se priorizará os seus sonhos, diminuindo a importância das suas despesas cotidianas, bem como, aos poucos, o tamanho delas. Ao longo do tempo você passará a gastar menos na ânsia de transferir valores cada vez maiores para “os sonhos”.
A tendência é que você comece a cortar tudo o que for excesso e supérfluo das suas despesas mensais para que lhe sobrem alguns reais para poupar, pois, dessa forma, você estará acelerando a caminhada rumo à concretização dos seus sonhos de curto, médio e longo prazos.
Um ponto importante é que essa decisão deve ser tomada depois de reunir a família e estabelecer as regras com relação às finanças da casa, de modo que todos possam participar do processo de construção dos alicerces financeiros para a concretização dos sonhos individuais e coletivos.
Nessa conversa, se deve começar ressaltando o motivo de todos os esforços em torno de novas estratégias para a vida financeira: a realização dos sonhos, especialmente os coletivos. É importante que todos estabeleçam.
Mostre o quanto cada um pode contribuir com atitudes individuais, estando atentos aos gastos, eliminando o consumo de produtos supérfluos, pesquisando preços antes de efetivar uma compra, trocando grifes e marcas dispendiosas por outras similares e, por fim, reduzindo despesas em geral.
Para que os sonhos coletivos realmente se realizem, é de extrema importância que toda a família esteja engajada nesse propósito. E o Orçamento Financeiro DSOP, que prioriza os sonhos, pode ser um grande aliado nesse processo.
****
Fonte:http://artigos.gospelprime.com.br/fazendo-um-orcamento-financeiro-de-forma-diferente/
Postar um comentário