domingo, 24 de maio de 2015

Solidariedade ao Embaixador Guilherme Patriota Guilherme Patriota reunia todas as condições para bem representar o País na OEA. Foi rejeitado pelo Senado por motivos menores e torpes

24.05.2015
Do portal da Agência Carta Maior, 22.05.15
Por Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI)

Geraldo Magela/Agência Senado
O GR-RI vem a público manifestar seu apoio e sua irrestrita solidariedade ao Embaixador Guilherme Patriota, injustificadamente rejeitado pelo Senado Federal para o posto de embaixador do Brasil junto à OEA.
 
Na opinião do GR-RI, Guilherme Patriota, um embaixador de carreira de destacado nível intelectual e moral, reunia todas as condições para bem representar o País na OEA.
 
O GR-RI lamenta que tão destacado diplomata tenha sua carreira tisnada por uma rejeição que só se explica por motivos políticos menores e torpes.
 
Deve-se considerar que se trata da primeira vez que um embaixador de carreira é rejeitado pelo Senado Federal. Isso cria um precedente muito perigoso para julgamentos partidarizados da carreira diplomática, uma burocracia de alto nível que sempre esteve, e está, a serviço do Estado e do País.
 
O GR-RI não contesta a prerrogativa constitucional exclusiva do Senado de aprovar ou rejeitar os chefes de missão diplomática e a considera peça fundamental da democratização da política externa do país. Contudo, o GR-RI pondera que, nesse caso específico, tal prerrogativa constitucional foi exercida de forma equivocada, obedecendo a interesses políticos paroquiais, e não contribuiu para o debate democrático da política externa do Brasil.
 
O GR-RI constata que o clima de revanche, que aparentemente se apossou de alguns setores do Senado Federal, vem colocando obstáculos à devida compreensão da política externa brasileira.
 
Guilherme Patriota, um homem de impecáveis serviços prestados ao Brasil, é vítima dessa incompreensão e joguete inocente de disputas políticas tacanhas.
 
O GR-RI expressa sua total solidariedade a Guilherme Patriota e sua certeza de que, nesse lamentável e vergonhoso episódio, sobressaltam a integridade e a honradez de um extraordinário diplomata.
*****
Fonte:http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Solidariedade-ao-Embaixador-Guilherme-Patriota/4/33547
Postar um comentário