quinta-feira, 16 de abril de 2015

CRPS/JUNTAS:ANDRÉ VERAS, NOVO PRESIDENTE DO CRPS, INSTALARÁ MESA DE NEGOCIAÇÃO COM CNTSS E ANASPS

16.04.2015
Por Irineu Messias
A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social - CNTSS/CUT, Anasps e Sindsprev/PE, se reuniram com o novo presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social - CRPS, André Rodrigues Veras
Da esquerda para direita: Francisca Alves, Irineu Messias, Andre Veras, Maria Cassiana e Cacilda Lúcia
Participaram da reunião, Fracisca Alves de Sousa ( Sindsprev/PE) ,dirigente da CNTSS/CUT,representando o presidente Sandro Alex,  Irineu Messias (Sindsprev/PE),  servidor da 3ª Junta de Recursos; Cacilda Lúcia, servidora do CRPS em Brasília.DF, além da Maria Cassiana, Coordenadora de Gestão Técnica.
A reunião teve início com Irineu Messias,  informando ao presidente André Veras, a realização do 1ª Encontro Nacional dos Servidores do CRPS e das Juntas de Recursos, ocorrido nos dias 26 e 27 de março de 2015. O dirigente destacou  as duas principais temáticas do encontro: reestruturação e situação funcional e salarial dos servidores, como também a presença de três centrais sindicais que apoiaram a reestruturação dos órgãos de recursos da Previdência social, bem como a luta dos servidores em busca de valorização funcional e salarial.
Mesa de negociação
Em seguida os dirigente cobraram os compromissos assumidos pelos presidente anteriores, entre eles a instalação de uma mesa de negociação para debater e solucionar os problemas do cotidiano dos servidores, tendo em vista, foi dito ao presidente, os servidores se sentirem meio que abandonados nos estados. André Veras, não só reafirmou compromisso, como já marcou para 19 de maio de 2015 a primeira reunião de Mesa de negociação. Além dessa medida, o presidente também concordou com a imediata realização de curso de capacitação em Legislação Previdenciária,para todos os servidores e também conselheiros, a ser realizado a partir da segunda quinzena de maio, o que se dará tanto presencial como via conferência.
20150416_163026
Grupo de Trabalho  de reestruturação
Quanto o Gt de reestruturação o presidente informou que não ser possível  sua instalação agora, visto que não havia instalado ainda pelo presidente anterior. Relembramos o pleito tanto da CNTSS, ANASPS, representantes dos servidores, quanto da demais centrais sindicais em participar do referido GT, pelo interesse demonstrado por todas em ter uma presença efetiva no debate da reestruturação do conselho.
Situação Funcional dos servidores do INSS, lotados nas Juntas
Foi lembrado ao presidente que as duas entidades , CNTSS e ANASPS firmaram posição em não aceitar qualquer devolução por parte do CRPS, dos servidores dos INSS, que quiserem permanecer.André reafirmou a decisão de não devolver nenhum servidor,  a não ser que haja algo de muito grave, mas que mesmo assim entraria , antes da devoluçaõ.  em contato com as entidades representativas do servidores.
Situação Salarial
Foi reiterado a grande diferença salarial entre os dois grupos de servidores, INSS e MPS. O presidente se disse muito sensibilizado com este problema,  pois ele mesmo presenciara, quando presidente da 14ª de Recursos, em São Paulo, a situação de insatisfação. Revelou que não tem uma solução para esta questão mas que se compromete, quando em conversa com Ministro Gabas, colocará sua posição de  que é preciso encontrar uma alternativa para solucionar esta diferencial salarial.
Irineu Messias, André Veras e Francisca AlvesIrineu Messias, André Veras e Francisca Alves
Audiência pública no Congresso Nacional
O presidente Veras, foi comunicado que em breve dias, receberá convite para participar de audiência pública no Senado Federal, por meio do Senador Paulo Paim(PT.RS), sobre o CRPS e Juntas, onde será debatido o fortalecimento das instâncias de recursais da Previdência, mas também a valorização dos servidores. Está sendo articulada também no Câmara dos Deputados, outra audiência com  a mesma finalidade.
Reunião foi encerrada com os dirigentes reafirmando ao presidente André, que os servidores agora, diferentemente de antes, tem duas entidades nacionais as quais estarão lado a lados dos servidores afim  seus pleitos sejam atendidos, e estarão na linha de frente organizando e mobilização em nível nacional todos os servidores, inclusive buscando apoio de outro setores, principalmente no Congresso,apresentando emendas em projetos de lei e medidas provisórias para resolver a situação  seja funcional, seja salaria dos servidores. 
Irineu Messias, André Veras, Francisca Alves e Maria Cassiana
        Irineu Messias, André Veras, Francisca Alves e  Cacilda Lúcia
*****
Fonte:https://crpsjuntasderecursos.wordpress.com/2015/04/16/andre-veras-novo-presidente-do-crps-instalara-mesa-de-negociacao-com-cntss-e-anasps/
Postar um comentário