segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Indústria de mentiras antipetistas inventa filme sobre José Dirceu

23.02.2015
Do BLOG DA CIDADANIA
Por Eduardo Guimarães
farsa dirceu capa
Estamos vivendo um momento surreal no Brasil. Qualquer boato contra o PT, contra Dilma Rousseff ou Lula, por mais absurdo que seja, vira verdade nas redes sociais e se espalha como fogo. As invencionices ganham as ruas e são comentadas nos mais diversos ambientes sociais.
Durante o Carnaval, meliantes criaram boato sobre confisco de cadernetas de poupança da Caixa Econômica Federal. A denúncia se espalhou pela rede WhatsApp e, em questão de horas, pelo Brasil todo já se falava do assunto.
Quando o ministério da Fazenda emitiu desmentido (tímido) em nota pouco divulgada justamente nas redes sociais em que a mentira foi espalhada – as pessoas parecem mais propensas a compartilhar mentiras do que verdades –, de norte a sul do país as pessoas entravam em pânico.
Na semana passada, a revista Veja publicou matéria afirmando que o ex-presidente Lula iria dar uma festa de aniversário para um “sobrinho de três anos chamado Thiago” ao custo de 220 mil reais, com o detalhe de que cada convidado ganharia um I-Pad de presente. Claro que nem o ex-presidente tem esse sobrinho nem a festa é verdadeira.
Até o momento, porém, não há notícia de desmentido por parte da revista.
Mas para quem está nas redes sociais, sobretudo no Facebook ou no WhatsApp, esse tipo de farsa não é novidade. Todo dia há mentiras absurdas, algumas com alguma sofisticação, outras grosseiras.
No último dia 19, porém, um perfil no Facebook publicou uma invenção tão inacreditável que chega a surpreender mesmo em um quadro de proliferação de farsas como o que estamos vivendo.
farsa dirceu 1
O perfil em questão está ativo. A farsa contém uma “informação” estarrecedora. Veja o que o autor escreveu:
farsa dirceu 2
que é curioso é que, apesar dos 5.055 compartilhamentos, apenas 15 pessoas curtiram e só dez comentaram. Incluindo o autor da postagem. Mesmo que os compartilhamentos sejam fajutos, aquela farsa continua lá e vai pegando incautos.
Claro que nem houve edição do Diario Oficial da União em 15 de fevereiro último nem o Ministério da Cultura poderia destinar 134 milhões de reais para um filme sobre José Dirceu, mas, como se vê na postagem, ao menos dez pessoas caíram na farsa. Isso se os 5.055 compartilhamentos forem falsos…
farsa dirceu 3
O dono do perfil diz ser ex-membro da Polícia Federal e residente no Rio de Janeiro. O nome que usa, Leonardo de Oliveira Coelho, coincide com o de um diretor do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio de Janeiro – SSDPF-RJ, mas nada garante que seja a mesma pessoa.
Esses golpes pululam aos milhares nas redes sociais. Sempre contra o PT, contra Dilma ou Lula. Não há esse tipo de coisa contra o PSDB, por exemplo. Há postagens críticas, mas não se vê essas invenções grosseiras.
Sobre o confisco da poupança, por exemplo, fui procurado por amigos e até por familiares querendo saber se havia alguma verdade na história. Há incontáveis relatos de leitores sobre seus parentes e amigos que acreditaram na farsa e tiraram suas economias da Caixa Econômica Federal.
O fato é que esse tipo de postagem nas redes sociais certamente responde por grande parte da queda de popularidade do governo e do próprio Partido dos Trabalhadores.
Durante a campanha eleitoral do ano passado, o PT, como faz a cada eleição, montou sites e perfis em redes sociais para desmentir essas farsas, mostrando que basta desmentir com eficiência para anular esse tipo de golpe. Porém, terminou a campanha e o PT, ingenuamente, desmontou seu aparato de combate a fraudes envolvendo seu nome e de seus expoentes.
Enquanto escrevo este post, milhares, talvez milhões de pessoas estão ajudando a difundir, muitas vezes de boa-fé, absurdos como confisco da poupança, festa milionária do “sobrinho de Lula”, financiamento milionário do governo Dilma a um filme sobre Dirceu – o que não falta é gente com cabeça fraca, por aí.
E que ninguém espere que órgãos de Estado combatam essas farsas. Como se sabe, há importantes policiais federais participando dessas correntes da mentira na internet. Alguns deles envolvidos em igualmente importantes investigações, como a Operação Lava Jato.
Mas será que um partido do porte do Partido dos Trabalhadores não tem recursos para montar uma equipe para desmentir e denunciar essas farsas e processar autores que as elaboram sabendo exatamente o que estão fazendo?
Se as autoridades quiserem, este Blog dispõe de um imenso arquivo de farsantes que, sob nomes obviamente falsos, passam seus dias na internet espalhando mentiras. Grande parte deles comenta aqui.  Seria um prazer denunciá-los.
******
Fonte:http://www.blogdacidadania.com.br/2015/02/industria-de-mentiras-antipetistas-inventa-filme-sobre-jose-dirceu/
Postar um comentário