Pesquisar este blog

sábado, 24 de maio de 2014

Página denuncia preconceito com empregadas domésticas

24.05.2014
Do blog PRAGMATISMO POLÍTICO, 22.05.14                  

Página faz levantamento de comentários preconceituosos contra empregadas domésticas pela internet no dia a dia. O resultado é assustador. São humilhações que revelam as veias abertas da sociedade brasileira

z6
Isadora Otoni, Revista Fórum
 
Página “A Minha Empregada” traz à tona o preconceito cotidiano ao mostrar tuítes como esse: “A anta nordestina da minha empregada botou a Nutella na geladeira e agora tá duro!”
 
Para quem fala que não existe preconceito no Brasil, o perfil do Twitter “A Minha Empregada” prova o contrário. Uma seleção de postagens foi republicada pelo autor, mostrando racismo e outros tipos de discriminação social. “A chibatada é serventia da casa. (Contém ironia e tristeza)”, descreve como apresentação.
 
 
O autor da página, que pediu anonimato, conta que tudo começou após uma discussão sobre Donald Sterling. O dono do Los Angeles Clippers foi protagonista de um episódio de racismo em conversa com a namorada, V Stiviano. “Um amigo o defendia porque ‘tudo que ele disse foi de maneira privada, numa conversa com sua namorada’”, conta.
 
A partir de então, o criador resolveu escancarar os “preconceitos públicos”. “Resolvi buscar por ‘minha empregada’ no Twitter, e me surpreendi com as barbaridades ditas”. Assim, o coordenador de marketing criou a página para mostrar como somos preconceituosos mesmo sem perceber. “As pessoas não se enxergam mais no outro e é aí que o problema começa”, avalia.
 
Confira alguns dos tuítes:
 
z
z2
z3
z4
z5
z7
z8
z9
*****
Fonte:http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/05/preconceito-com-empregadas-domesticas-na-internet.html