Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

5 MOTIVOS PARA SUA EMPRESA “ABANDONAR” O FACEBOOK

17.01.2014
Do portal MELHOR DO MARKETING, 02.01.14
Por André Damasceno

Ei, eu tenho 5 motivos para sua empresa “abandonar” o Facebook. Calma, eu só queria chamar a sua atenção. E pelo visto consegui.
Assim que publiquei esse post em minha timeline no Facebook e também no Twitter, tinha certeza que chamaria atenção de algumas pessoas. E não demorou muito para que o primeiro objetivo do mesmo fosse alcançado. INCRÍVEL como essa técnica funciona e faz toda diferença. 
5-motivos-abandonar-facebook
Não estou matando o Facebook como muitos fizeram com o Orkut em 2009 e 2010. O título desse post poderia muito bem ser: 5 REDES SOCIAIS ONLINE QUE A SUA EMPRESA DEVE PRESTAR ATENÇÃO EM 2014, mas não geraria a discussão que desejava e também não chamaria a sua atenção. Se você chegou até aqui, provavelmente o título foi um grande convite. Acertei?
Viu como a escolha do título interfere e muito? Seja criativo. #ficadica
Existem várias maneiras de se contar uma história. Escolha aquela que o seu público/cliente quer ouvir. Isso é NEUROMARKETING. Foi justamente o que fiz ao criar o post com esse título.
Antes de mais nada, quero dizer que nós usamos o Facebook em nossas estratégias. Aproveite e clique aqui para conhecer a nossa página fã. A rede social só perde para o Twitter e Linkedin em nossas ações.
Em nosso Twitter, por exemplo, procuramos ter um relacionamento diário e bem pessoal com os nossos seguidores. A conversa é o ponto forte. Se você ainda não nos segue, deixo o convite para começar 2014 recebendo dicas IRADAS e SENSACIONAIS sobre marketing e também de como podemos mudar o mundo >> @omelhordomkt <<.
Temos um grupo com mais de 5.500 membros em nosso Linkedin. São profissionais de todo Brasil contribuindo com discussões para ajudar você e a sua empresa. É algo realmente muito fantástico. Ainda não faz parte? Clique aqui.
>> Ok, mas onde estão os 5 motivos para minha empresa abandonar o Facebook? <<
Se você tem um negócio e o mesmo é focado em B2C (Business to Consumer), preste muita atenção no que vou lhe dizer: “Esqueça” o Facebook e foque nas redes sociais online abaixo:

1 – USE O FOURSQUARE.

O 4square para empresas é incrível. Restaurantes, bares, salão de beleza, lojas de roupas, barraca de cachorro quente… não importa, se você tem um pequeno negócio você precisa cadastrá-lo no Foursquare for Business.

foursquare-para-empresas-painel
O analytics que o 4square para empresas oferece também é excelente. Veja uma das telas de relatório para um dos clientes do Melhor do Marketing. É possível comparar o crescimento de público, gênero, idade e os dias de maior tráfego. Com essas informações posso criar ofertas especiais em dias alternados. Tudo é muito simples. Veja abaixo:
foursquare-para-empresas

2 – CRIE SUA CONTA AGORA MESMO NO GOOGLE PLACES.

Sabe aquela hora que bate a fome e você vai olhar a geladeira e não tem nada fácil de fazer? É nessa hora que você vai no google buscar uma opção rápida e de preferência próxima a sua casa. Se tiver delivery é ainda melhor. Acertei? 
google places para empresas B2C
Usar o Google Places é criar muitas oportunidades de AUMENTAR as receita$ do seu negócio. Sugira aos seus clientes uma avaliação do estabelecimento. Outra forma interessante é publicar fotos com um forte apelo (tá vendo a saborosa Nutella caindo sobre a esfiha?) Nada é por acaso, se é que você me entende. Isso é NEUROMARKETING.
Muitas vezes o cliente não sabe o que quer até que você o mostre. Seja encontrável.

3 – WAZE. SIM, EU DISSE WAZE.

Ultimamente tenho visto muitas empresas utilizando o Waze. UFA, elas acordaram. Utilizamos a rede social para um de nossos clientes desde o início de 2013. Já no primeiro mês de investimento o cliente estava completamente feliz com os números gerados.
O valor do investimento é muito baixo. Com apenas $50,00 mensais você coloca sua marca e começa a criar suas campanhas. É tudo muito simples e prático. Com uma estratégia inteligente é possível recuperar o investimento em apenas 24 horas. Sim, nós recuperamos para esse cliente. Veja o relatório abaixo e tire suas próprias conclusões:
waze-relatório

4 – INSTAGRAM E PINTEREST

Algumas semanas atrás aconteceu algo muito legal aqui no Melhor do Marketing. Em janeiro nós daremos um curso em Recife, então utilizamos de maneira integrada todos os nossos canais de relacionamento para divulgar a informação. A partir de uma divulgação no instagram do Melhor do Marketing, nós iniciamos uma conversa com um dos nossos seguidores, o Fábricio Santos. Após algumas trocas de e-mails e conversas pelo Whats, fechamos o nosso primeiro curso em Belém. Estou ansioso para conhecer o povo e a cidade. Tenho certeza que será FANTÁSTICO.
Não acredita? Veja o print abaixo:
instagram-oportunidade-negócio
Gostou do que fizemos com o instagram? Então veja o que o nosso amigo e parceiro, Guilherme Machado, faz com o seu Pinterest. É algo de doido :)
Pintrest-guilherme-machado

5 – TWITTER

Todos os cases citados acima nós ajudamos a construir. Tenho muito orgulho em dizer isso. E como você pode observar, nenhum deles foi construído no Facebook. #chupaFacebook rs
Porém, também fico feliz em ver uma empresa no qual eu admiro usando o Twitter de maneira inteligente e digamos um tanto quanto saborosa. Se você é do Espírito Santo e ainda não segue o perfil da @Kaffacafeteria, saiba que você é um maluco. Todos os dias eles postam diversas delícias que deixam qualquer pessoa de água na boca. Eu mesmo ao sair de uma reunião passei para degustar pelo simples fato de ter visto no Twitter.
kaffa-case
————-
Em 2014 experimente coisas diferentes. Fuja do óbvio e arrisque quantas vezes for preciso. Redes sociais são canais de relacionamento. Relacionamentos são negócios disfarçados.
Existe vida fora do Facebook, assim como sempre existiu fora do Orkut.
Feliz 2014!
****
Fonte:http://www.omelhordomarketing.com.br/5-motivos-para-sua-empresa-abandonar-o-facebook/