segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Fique de olho: prestadoras de internet terão de garantir 80% da velocidade contratada pelo usuário

10.11.2014
Do blog MUDA MAIS


Você já testou a velocidade da sua internet hoje? Sabe quanto a sua operadora disponibiliza de velocidade para a sua conexão? É bom ficar de olho porque, desde de 1º de novembro, as prestadoras de internet no Brasil tiveram que aumentar a velocidade mínima da internet e garantir, em média, 80% da velocidade(link is external) mensal contratada pelo usuário. 
A cobrança pela melhoria dos serviços de internet faz parte de um cronograma desenvolvido em 2012 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)(link is external), com regras rigorosas que visam aumentar de forma gradativa os limites mínimos de velocidade de banda larga fixa e móvel no país. 
Entenda como o novo limite mínimo funciona: ao contratar um plano de 10MBps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 8MBps. A velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet, a chamada velocidade instantânea, deve ser, no mínimo, de 40% do contratado, ou seja, 4MBps.
Caso a prestadora entregue apenas 40% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 80%.
O histórico das metas da Anatel é cada vez mais rigoroso e exigente. Desde novembro de 2012, a velocidade média entregue deveria ser de 60%, passando a 70% em 2013 e 80% em novembro deste ano. Já a velocidade instantânea mínima começou com 20% [2012], alcançando 30% em 2013 e agora será de 40%. As regras valem para prestadoras com mais de 50 mil clientes, como as operadoras móveis Oi, TIM, Claro e Vivo, mais as fixas NET, GVT, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel, Cabo Telecom e Live TIM.
Para as medições da banda larga fixa, foram escolhidos, por sorteio, voluntários que se inscreveram por meio do site www.brasilbandalarga.com.br(link is external).
Para o teste da qualidade da banda larga móvel para iPhone (sistema operacional iOS) e Android, já estão disponíveis as versões oficiais dos aplicativos da Anatel. Para iphone, basta procurar por "Brasil Banda Larga" na App Store(link is external). Já os usuários de smartphones com o sistema Android podem baixar diretamente do Google Play(link is external).
Abaixo, alguns sites específicos para testar a velocidade da sua internet:
Teste a sua internet e comprove a qualidade da sua velocidade, é um direito seu!
*****
Fonte:http://mudamais.com/fica-dica/fique-de-olho-prestadoras-de-internet-terao-de-garantir-80-da-velocidade-contratada-pelo
Postar um comentário