segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Hugo Cortez: PSB de Pernambuco sofre surra histórica. E agora?

27.10.2014
Do blog VI O MUNDO

Foto 2 maniefstacao Dilma
aécio em Pernambuco
Atos já prenunciavam vitória de Dilma em Pernambuco. Aécio teve 29,8% dos votos no Estado no segundo turno; no primeiro, apenas 5,9%

por Hugo Cortez, enviado por Urariano Mota

O PSB de PE só tem uma opção honrada quanto a quem apoiar neste segundo turno: Dilma.

Afinal, Eduardo só fez o que fez graças aos governos Lula e Dilma. E seu avô Miguel Arraes sempre defendeu a unidade das forças de esquerda, democráticas e populares. Uma opção por Aécio, que teve apenas 5,9% dos votos do estado no primeiro turno, soará como torpe traição ao espírito progressista do povo pernambucano e custará politicamente caríssimo no futuro.

O PSB pernambucano beneficiou-se amplamente do clima econômico e político favorável que foi criado pelos governos Lula e Dilma no país, em especial no Nordeste, para derrotar em 2006 e 2010 as forças conservadoras locais. Em 2010, sua vitória foi esmagadora, com Eduardo obtendo mais de 80% dos votos válidos.

É no mínimo inusitado, episódio único na política estadual, ver agora o vencido, exangue, prostrado em terra, contaminar, dominar e cooptar o vencedor levando-o a trair as forças que o levaram à vitória!

É verdadeiro non sense ver Paulo Câmara, Fernando Bezerra Coelho, Renata Campos, Tadeu Alencar e cia., saídos de mais uma campanha vitoriosa, arriarem bandeiras históricas do seu partido, esquecerem o legado dos seus antigos líderes – como Pelópidas, Fernando Lyra e Miguel Arraes – e capitularem ideologicamente ante os seus antes adversários renhidos Democratas, PSDB, PPS e, inclusive, Jarbas Vasconcelos!

O PSB pernambucano, caso opte por Aécio, estará traindo as expectativas do seu eleitor do primeiro turno, jogando fora toda sua credibilidade e prestígio político-moral, demonstrando  rarefação ideológica, distanciamento da tradição partidária, um apego leviano e oportunista a vantagens momentâneas, e se credenciando para receber, no tempo devido (que pode já começar neste segundo turno!), o troco cruel do povo pernambucano! O tempo passa mais rápido do que a ingratidão leviana pode conceber.

Hugo Cortez é sociólogo, militante do PCdoB, e um cidadão que une o conhecimento do jazz ao amor pelo Sport Club do Recife.

Leia também:

****
Fonte:http://www.viomundo.com.br/politica/hugo-cortez.html
Postar um comentário