segunda-feira, 8 de setembro de 2014

UM HOMEM DE BEM, NO STF: Blogueiro levará à posse de Lewandowski mensagens dos leitores

08.09.2014
Do BLOG DA CIDADANIA, 07.09.14
Por Eduardo Guimarães

 
Em novembro de 2012, o julgamento do mensalão chegava ao fim de sua primeira parte, na qual foram condenados expoentes do PT graças à maior farsa jurídica que este país já viu.

O carioca Enrique Ricardo Lewandowski, então com 64 anos, desde o primeiro momento daquele julgamento não se vergou a pressões, a intimidações, a insultos e a chacotas.

Foi atacado, ridicularizado, achincalhado, difamado pela grande imprensa e até por grande parte dos seus pares no STF, sobretudo quando absolveu José Dirceu da condenação por corrupção ativa e rejeitou a tese, jamais provada, de que o PT teria “comprado votos”.

Em 11 de novembro de 2012, o jornal Folha de São Paulo publicou entrevista do teórico alemão Claus Roxin, autor da “Teoria do Domínio do Fato”, na qual repudiou a interpretação que os pares de Lewandoski deram a ela.

Até então, a teoria só havia sido usada para condenar responsáveis hierárquicos por crimes de guerra e o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, contra quem abundavam provas.

Os ministros Carlos Ayres Britto, Cezar Peluzzo, Carmem Lúcia, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Celso de Mello, à diferença de Lewandowski, trocaram o julgamento da história pelo julgamento da mídia.

Não é fácil fazer o que fez o portento de coragem e decência que é Lewandowski. O grupo social que ministros do STF frequentam se pauta exclusivamente pela mídia.

Porém, os aplausos fáceis que Joaquim Barbosa auferiu ao manipular seu relatório sobre a Ação Penal 470 jamais seduziram Lewandowski, que desprezou o ouro dos tolos e ficou ao lado da verdade.

Diante da campanha midiática de demonização de Lewandowski, ele e sua família passaram a sofrer inclusive agressões gratuitas de desconhecidos.

No segundo turno das eleições municipais de 2012, por exemplo, mesário da seção em que Lewandowski foi votar recusou-se a cumprimentá-lo, influenciado pelo linchamento midiático.

No mesmo dia 11 de novembro, este Blog publicou post em que exortou seus leitores a escreverem mensagens de apoio ao ministro do STF. Aquele post recebeu 5.071 comentários nesse sentido.

Em 22 de novembro, o signatário desta página foi à Brasília entregar a Lewandowski, em mãos, o calhamaço de mensagens dos leitores. A família de Lewandowski estava lá me esperando e, emocionado, recebi os agradecimentos de esposa, filhos e assessores do ministro.
 
 
No mesmo dia, o ministro gravou mensagem de agradecimento aos leitores desta página

 


Dali em diante, Lewandowski mostrou do que são feitos os homens decentes. O autor desta página é apenas um cidadão sem maior importância, mas o ministro nunca esqueceu sua iniciativa. Desde então, Lewandowski brinda este blogueiro com telefonemas no fim do ano com votos de boas festas.

Não poderia esperar, no entanto, que aqueles que apoiamos o ministro há quase dois anos fôssemos lembrados por ocasião de sua posse como como presidente do Poder Judiciário.
Na última quinta-feira (4/8), o blogueiro recebeu telefonema do Cerimonial do STF convidando-o para a posse de Lewandowski. Ao lembrar deste que escreve, o novo presidente daquela Corte lembrou, também, dos leitores do Blog

Não poderia deixar de atender a tão honroso convite. Assim, informo que, às minhas próprias expensas, irei à posse de Lewandowski, que ocorrerá em Brasília na quarta-feira (10), no Pleno do STF, e gostaria de levar a ele o apoio dos leitores.

Desse modo, convido você a registrar no Blog da Cidadania seu comentário de apoio a um homem que, ao longo de seu mandato, por certo devolverá a dignidade ao STF.

Esses comentários serão impressos, encadernados e entregues àquele que interromperá a decadência que se abateu sobre o STF após a desastrosa passagem de Joaquim Barbosa pela Presidência daquela Corte

Fica aqui, pois, o convite para que você, leitor, de alguma maneira participe desse grande momento da democracia brasileira.
*****
Fonte:http://www.blogdacidadania.com.br/2014/09/blogueiro-levara-a-posse-de-lewandowski-mensagens-dos-leitores/
Postar um comentário