quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PESQUISAS MANIPULADAS TENTA SALVAR AÉCIO: BLOG DA CIDADANIA APONTA SUPOSTA FRAUDE DO IBOPE

18.09.2014
Do portal BRASIL247

:
"Só o Ibope viu a reação de Aécio", escreve o blogueiro Eduardo Guimarães, sobre o instituto de Carlos Augusto Montenegro; ele conta ter pesquisado e constatado que as campanhas dos adversários do tucano "não detectaram a reação dele nem nos trackings (por telefone) nem nas pesquisas de campo"; Guimarães acrescenta que, "pelo visto, a eleição em segundo turno precisará de investigação igual" à feita em 2010

Por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania

Serei curto e grosso.

Na última quarta-feira (17/9), este blogueiro se surpreendeu ao ser contatado por fonte que se disse ligada à campanha de Marina Silva. A pessoa afirmou ter "informação quente" sobre a pesquisa Ibope divulgada na noite anterior pelo Jornal Nacional.

Segundo o informante, as pesquisas e os trackings do PSB não haviam detectado a reação de Aécio, quem, segundo o Ibope, teria subido fora da margem de erro nas simulações de primeiro e segundo turnos tanto contra Dilma quanto contra Marina.

Devido aos evidentes interesses que a campanha de Marina tem em vender que Aécio não ameaça a ida dela ao segundo turno, empreendi uma busca frenética de informações mais confiáveis. Resultado: só o Ibope viu a reação de Aécio.

Sim, é isso mesmo: as campanhas dos adversários de Aécio não detectaram a reação dele nem nos trackings (por telefone) nem nas pesquisas de campo. O cenário estaria igual ao da pesquisa Vox Populi, divulgada na segunda-feira (16/9).

Mais especificamente: Aécio continuaria patinando na faixa de 14 a 16 por cento, Marina na faixa de 27 a 30 por cento e Dilma entre 36 e 40 por cento. No segundo turno, Dilma e Marina estariam empatadas tecnicamente e Aécio ainda muito longe de ambas.

Segundo a fonte inicial e outras fontes, PSB e PT vêm detectando que Aécio continua patinando nos mesmos patamares pré-Ibope.

Outra informação: a pesquisa Datafolha que sai nesta sexta-feira tentará dar uma última chance para Aécio reagir. Divulgará pesquisa parecida com a do Ibope, com Aécio reagindo no primeiro e no segundo turnos, Marina estagnada ou caindo pouco e Dilma caindo pouco mais.

Ibope primeiro e Datafolha depois estariam dando a Aécio a última chance. Se nem assim ele reagir, será abandonado e Marina se tornará a candidata oficial da mídia e dos interesses que ela representa. Sem volta.

A volatilidade da campanha eleitoral a presidente da República tem facilitado sobremaneira as manipulações dos institutos de pesquisa. Devido à baixa produção de sondagens do Vox Populi e da adesão do Sensus à campanha de Aécio, em 2014 as pesquisas estão piores que as de 2010.

Em 2010, este Blog conseguiu, através da ONG Movimento dos Sem Mídia, que a Procuradoria Geral Eleitoral determinasse abertura de inquérito na Polícia Federal contra os institutos de pesquisa. Pelo visto, a eleição em segundo turno precisará de investigação igual.
****
Fonte:http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/153943/Blog-da-Cidadania-aponta-suposta-fraude-do-Ibope.htm
Postar um comentário