quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dilma e a corrupção: coragem para bater de frente na televisão

10.09.2014
Do blog TIJOLAÇO, 09.10.14
Por Fernando Brito
 
corrupcao
 
Desde que me entendo por gente, nunca vi um programa de propaganda de quem está no governo se dedicar a tratar, sem meias-palavras, o problema da corrupção.
 
Mas foi o que, ousadamente, fez hoje o programa de Dilma Rousseff (se você não viu, assista ao final do post).
 
Didático, com informação mas, sobretudo, com coragem.
 
Sem mi-mi-mi, mostrando que combate à corrupção não é retórico, não é na base da “garantía soy yo” , mas na criação de mecanismos institucionais de contrle.
 
Foi, claro, uma “trava” na exploração do caso da denúncia premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que a mídia explora seletivamente contra a Presidenta, mesmo sabem do que foi ela quem o afastou e que não tergiversa, pessoalmente, com qualquer tipo de desvio.
 
Não tenho, sob o aspecto da efetividade, como avaliar este tipo de mensagem, até porque é raríssima no campo da comunicação.
 
Mas posso afirmar que o programa não passa a ideia de alguém que está encurralada, amedrontada, assustada com a situação criada na mídia.
 
E, ao contrário, fecha o discurso com a denúncia da hipocrisia, da suposta “moralidade” que encobre a maior das imoralidades: a entrega do país ao controle dos que têm dinheiro, muito dinheiro.
 
Não sei se dá certo, mas sei que dá gosto.
 
E quando se vive e se fala as coisas com gosto, em geral se acerta.
 
 

 
PS: No final, você vai ver que, também, o programa toca no principal problema de Dilma: São Paulo
*****
Fonte:http://tijolaco.com.br/blog/?p=21043
Postar um comentário