segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Brasil Debate: o mito do aparelhamento do estado no Brasil

15.09.2014
Do blog MUDA MAIS, 14.09.14
 

Em alguma mesa de bar ou discussão política qualquer você já ouviu a acusação de que o PT estaria promovendo o inchaço da máquina pública, fazendo uso da máquina estatal para seu próprio proveito. Mas, afinal de contas, o que essa expressão significa? E – mais importante – ela é verdadeira? Artigo do Brasil Debate (link is external) discorre sobre o mito do aparelhamento do estado no Brasil  

Proporcionalmente, menos pessoas eram funcionárias públicas em 2010 (5,09 por mil habitantes) que em 1991 (6,76 por mil habitantes). Comparações com outros países também apontam que o Brasil, na verdade, possui um quadro de empregados pequeno: segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), por exemplo, a Finlândia tem quatro vezes mais funcionários públicos que o Brasil. Existem mais funcionários por mil habitante também no Reino Unido, na Alemanha e na Austrália que aqui. O Brasil Debate (link is external) sublinha que “No fundo, a crítica ao ‘aparelhamento’ do Estado nada mais é do que um retorno à velha defesa de um estado mínimo”, afirma o texto, que vai além: 
A própria noção de que o aparelhamento do Estado é ruim é uma herança do período em que o seu desaparelhamento estava acontecendo. A palavra tomou uma acepção negativa, associado à utilização da máquina pública em benefício próprio, que não necessariamente lhe corresponde.
De fato, aparelhar o estado não é algo ruim, apesar de o termo ser pejorativo: para prestar serviços públicos adequados, fiscalizar a atuação política e o gasto público, para investigar crimes e planejar o desenvolvimento da nação, é necessário que o setor público possua um quadro mínimo de funcionários.

Na década de 90 e início dos anos 2000, com FHC no governo, o que se viu foi uma forte redução no quadro do funcionalismo, o tal do “enxugamento” da máquina pública. O resultado? Precarização absoluta dos serviços públicos. O pior é que em pleno 2014 ainda tem gente defendendo menos estado para o povo.
****
Fonte: http://mudamais.com/divulgue-verdade/brasil-debate-o-mito-do-aparelhamento-do-estado-no-brasil
Postar um comentário