domingo, 21 de setembro de 2014

Atenção motoristas: dias de caos na Avenida Cruz Cabugá

21.09.2014
Do portal DIARIO DE PERNAMBUCO, 20.09.14
Por Tânia Passos
Carros e ônibus disputam espaço na única faixa que ficou livre. Foto: Teresa Maia/DP/D.A. Press
Carros e ônibus disputam espaço na única faixa que ficou livre. Foto: Teresa Maia/DP/D.A. Press

Um trecho de 2,2 km percorrido em quase uma hora. A Cruz Cabugá travou, ontem, de ponta a ponta, no sentido Centro, em razão das obras das estações do corredor Norte/Sul. A agonia deve continuar pelo menos até quarta-feira. A via recebe fluxo diário de 22 mil veículos e desses 469 são ônibus, que transportam por dia 240 mil pessoas em 58 linhas.

De acordo com a Secretaria das Cidades, estão sendo instaladas placas de concreto na faixa ao lado de duas estações por onde vai passar o BRT. Máquinas escavadeiras foram colocadas no local e sobrou menos de uma faixa para o tráfego passar, causando efeito de um funil.

Nessa etapa, a concretagem ocorre nas imediações dos cruzamentos com a Avenida Mário Melo e a Rua Araripina. A expectativa é que na quinta-feira o trânsito se normaliza. “A concretagem será feita no fim de semana e segunda-feira e até a quarta o concreto deve secar”, disse o secretário-executivo de mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel.

As retenções tiveram início nas primeiras horas da manhã e se estenderam por todo o dia. De acordo a CTTU, houve ainda um serviço na rede de fiação perto do Ginásio Pernambucano e no cruzamento com a Mário Melo. A orientação é que os motoristas evitem a Cabugá.

A alternativa para quem vem de Olinda é seguir pela Agamenon Magalhães. Para os que já estão na via, é melhor evitar os trechos próximo à Mario Melo e entre a Avenida Norte e a Rua Araripina. Uma das alternativas é acessar o Centro fazendo o giro à esquerda na altura do cruzamento com a Norte, sentido Ponte do Limoeiro.

As obras do corredor tiveram início em 2012. Das 33 estações previstas inicialmente serão construídas 27. A Cabugá terá cinco. Duas estão em operação: Tacaruna e Parque 13 de Maio. “Até o fim do ano esperamos concluir todas”, afirmou Gurgel. A segregação da faixa para o BRT, segundo ele, dependerá da solicitação do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, responsável pela operação do sistema.

*****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/09/20/interna_vidaurbana,530765/atencao-motoristas-dias-de-caos-na-avenida-cruz-cabuga.shtml
Postar um comentário