quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Arlindo dos 8 Baixos será sepultado em Santo Amaro

23.10.2103
Do portal DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Antes disso, sanfoneiro será homenageado na Câmara dos Vereadores do Recife. Governo e prefeitura emitiram nota de pesar 


A primeira homenagem ao sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos já foi marcada: será nesta-quinta-feira pela manhã. O corpo do artista deixará a capela do Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), às 8h, quando será transferido em carro do Corpo de Bombeiros. O destino será a Câmara dos Vereadores do Recife, onde será recebido por um grupo de sanfoneiros.

Roberto Andrade era produtor de Arlindo desde 1998. Crédito: Pedro da Hora/DP/D.A Press
Roberto Andrade era produtor de Arlindo desde 1998.
Segundo o produtor Roberto Andrade, que trabalhou com Arlindo nos últimos anos, o velório continua até às 16h. O sepultamento está marcado para as 17h, no cemitério de Santo Amaro.

Ainda de acordo com o produtor, o Forró de Arlindo, que funciona há mais de uma década em Dois Unidos, ficará fechado até depois do carnaval. "Talvez a família decida diferente depois, por razões financeiras, mas, em princípio, vamos antecipar o recesso de dezembro para agora", explica. "Como amigo, ainda não senti que ele morreu, não assimilei".

Muito abalada, a eposa do sanfoneiro, Odete Regina de Macedo, 65 anos, falou um pouco sobre os 45 anos de casamento com Arlindo: "na saúde e no final da vida dele, sempre estive junto em tudo. Sempre acompanhei ele como músico e ela muito bom, como músico e pessoa".

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, lamentou o falecimento do sanfoneiro: "É mais uma grande perda que temos, de um mestre da cultura pernambucana. Arlindo vai ficar nas nossas memórias, ao lado de Dominguinhos e Luiz Gonzaga, como guardiões da música nordestina e do que a sanfona representa para o nosso povo. Aos familiares, amigos e admiradores, uno a minha solidariedade neste momento doloroso".

O governador Eduardo Campos também manifestou apoio:"Perdemos hoje mais um grande expoente da cultura popular pernambucana. Arlindo dos 8 Baixos deixa uma lacuna irreparável, mas também um legado musical que permanecerá vivo em nossas memórias. Gostaria de expressar minha solidariedade e de minha família para todos os familiares e amigos de Arlindo, esse grande músico e símbolo da cultura nordestina".

Patrimônio 
 
O músico, considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde o ano passado, deixa esposa e quatro filhos. Arlindo era diabético e hipertenso há 40 anos. Por causa da doença, que piorou nos últimos cinco anos, o artista já havia perdido a visão e amputou as duas pernas. Arlindo também sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). O São João de 2012 foi o primeiro, em 50 anos, que o sanfoneiro não se apresentou, por motivos de saúde.

Filho mais velho de Arlindo, Raminho da Zabumba, disse que o pai sempre demonstrou muita vontade de viver, “mas já aparentava cansaço. Hoje, durante o café-da-manhã, ele reclamava de dores no braço”, contou o músico, informando que o pai faleceu de parada cardíaca enquanto fazia uma sessão de hemodiálise. Raminho lembrou ainda que uma a última apresentação do pai foi na Caminhada do Forró, em junho deste ano. "Ele conseguiu tocar duas músicas, uma delas o Hino de Pernambuco que ele gostava muito", lembrou. (Com informações do repórter Pedro da Hora)
******
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/10/23/internas_viver,469794/arlindo-dos-8-baixos-sera-sepultado-em-santo-amaro.shtml