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quinta-feira, 25 de abril de 2013

RODÍZIO DE CARROS: Câmara analisa restrição

25.04.2013
Do portal DIARIO DE PERNAMBUCO
Por Vida Urbana

Comissão discutirá hoje o projeto de lei que limita a circulação de automóveis particulares no Recife

A restrição à circulação de veículos particulares no Recife está cada vez mais próxima de virar realidade. A partir das 10h de hoje, o relator da Comissão de Meio Ambiente e Transporte da Câmara de Vereadores, Jurandir Liberal (PT), se reunirá com os outros integrantes do grupo para apresentar um projeto de lei substitutivo tratando do assunto, baseado em duas propostas elaboradas em 2008 e 2010. Caso todos os membros da comissão concordem com o substitutivo, será marcada a data de votação em plenário, o que deve acontecer após o feriado de 1ª de maio, na semana que vem. Se houver rejeição, será aberta automaticamente uma nova discussão.
Indagado pelo Diario, o parlamentar não quis especificar se o projeto substitutivo prevê o formato de restrição que está em estudo pela prefeitura. Esse sistema prevê que nos dias ímpares só carros com placas terminadas em números ímpares estariam livres para circular em alguns corredores, nos horários das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h30. A mesma lógica valeria para os dias pares. Liberal informou que dará detalhes da proposta hoje, após a reunião. Ele adiantou apenas que aproveitou “pontos positivos” dos projetos de 2008 e 2010.

O primeiro, apresentado por Liberato Costa Júnior (PMDB), limita a circulação entre fevereiro e junho e agosto e dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. O outro, de Gilberto Alves (PTN), restringe de segunda a sexta, em horários e locais estipulados pelo Poder Executivo. Ambos estavam fora do prazo para receber emendas de outros vereadores, cabendo apenas ao relator fazê-las. “Como alterei muito os dois, preparei um substitutivo”, explicou Liberal.

Estudos

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano faz estudos para implantar a restrição, que devem ficar prontos até o fim do mês. Alguns semáforos foram testados com tecnologia de identificação de placas pares e ímpares. Com base na análise poderão ser definidos roteiros onde não será permitido o tráfego de determinados automóveis em horários de pico.


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