quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vladimir Safatle: “Manifestações contra Lula são da direita ressentida.”

03.11.2011
Do blog LIMPINHO E CHEIROSO




Vladimir Safatle, professor de Filosofia da USP entende que ex-presidente é capaz de despertar reações de amor e ódio e vê crescimento da internet como fórum para injúrias, embora ressalte caráter minoritário de intolerância explícita.

João Peres, Rede Brasil Atual

Bastaram poucas horas após a divulgação de que Luiz Inácio Lula da Silva teria de se tratar de um tumor na laringe para que aflorassem nas redes sociais e em comentários de leitores em páginas da internet manifestações contra o ex-presidente da República. Alguns usuários passaram a promover uma campanha para que o petista fosse buscar tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A internet entrou em um processo de radicalização de opiniões. Muitas vezes ela não serve como um fórum de debates, ela serve como um caso de injúrias”, afirma Vladimir Safatle, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Em breve entrevista por telefone, ele aponta que Lula é uma figura capaz de despertar amor e ódio por conta do papel inegavelmente importante que tem na história brasileira.

Sem entrar no mérito dos comentários específicos contra o ex-presidente, Safatle lembra que há um histórico de violência na direita brasileira, “que é muito ressentida com a presença da esquerda na vida política nacional”.

No sábado, dia 29/10, em conversa na rádio CBN, a colunista de política Lucia Hippolito culpou Lula pela doença. “Não é surpresa tendo em vista o abuso da fala do presidente, que jamais teve um exercício de fonoaudiologia, e estava no palanque todo santo dia, tabagismo, alcoolismo”.

Em um vídeo colocado no YouTube, o usuário identificado como Daniel Fraga afirmou: “Desejo o mal. Espero que continue fumando suas cigarrilhas, seus charutos cubanos, que esse câncer volte com força total e que ele morra”. O presidente da Juventude do PSDB de Santo André, no ABC paulista, João Antônio Cardoso, discordou dos que propagaram esta visão: “Não tô feliz nada. Se essa porra morrer vai virar mártir e brasileiro idiota vai votar no PT por causa dele.” [Ver nota abaixo]

O episódio contra Lula ocorreu um ano após as manifestações, também nas redes sociais, de intolerância contra nordestinos. Após a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais contra o tucano José Serra, floresceram em comentários as visões de que os eleitores do Nordeste haviam votado de maneira clientelista. A declaração postada pela estudante de Direito Mayara Peluso acabou por sintetizar o teor das mensagens. ““Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”.

Para Safatle, nada que surpreenda. “Existe um setor da vida nacional que se aproveita dos sentimentos mais arcaicos para expressar sua incompreensão completa com o que está em jogo na sociedade brasileira.”

Confira a seguir trechos da entrevista concedida à Rede Brasil Atual.

Quais as motivações para os comentários contra o ex-presidente Lula?

Tem duas coisas interessantes para se pensar. Com o advento da internet, o que aconteceu em larga medida foi que o conjunto de opiniões que são extremamente preconceituosas, que muitas vezes beiram o racismo, a xenofobia e coisas da mesma natureza, foram tendo o direito de cidadania. Porque a internet garante o anonimato das opiniões. Pode-se fazer uma apologia do nazismo em um comentário que isso não vai redundar em nada porque você tem várias maneiras de aparecer como anônimo. Claro que tem sempre esse tipo de mediação feito pelos servidores, mas a internet entrou em um processo de radicalização de opiniões. 

Muitas vezes ela não serve como um fórum de debates, ela serve como um caso de injúrias. Nesse caso, além disso, o ex-presidente Lula é uma personalidade que desperta amor e ódio. Fenômenos dessa natureza acabam permitindo que esses sentimentos contrários aflorem.

Por que Lula desperta essa relação de amor e ódio?

Queira ou não, é uma das figuras mais importantes da história brasileira desde 1945. 

Independente do julgamento que se possa faz do presidente Lula, esse aspecto é inegável. Foi o único presidente eleito na história do Brasil que conseguiu eleger seu sucessor de maneira democrática. Isso demonstra, entre outras coisas, uma posição muito privilegiada dele no cenário político brasileiro. Daqui para a frente, muito do que acontece vai ser em função dele. 

De como se posicionar frente a Lula, do pós-Lula, questões dessa natureza. Não me parece estranho que seja um personagem que desperta tanta controvérsia de opiniões.

A origem humilde e a vida sindical alimentam essa parcela do ódio?

É difícil dizer porque não vi o perfil desses tipos de comentários. O que se sabe é que há um histórico de violência não só em relação a ele, mas à esquerda em geral, por parte de setores da vida nacional que colocam todos no mesmo balaio e fazem afirmações das mais radicais. 

Basta ver os posts sobre questões ligadas à ditadura militar, que são da ordem do medonho, dizendo que eram bandidos, que tinham de ser torturados. Me parece que é mais uma das manifestações muito recorrentes, cada vez mais por conta da internet, de uma certa parcela da direita brasileira que é muito ressentida com a presença da esquerda na vida política nacional.

Coincidentemente, isso ocorreu um ano após as manifestações contra nordestinos nas redes sociais.

É a vida política nacional em seu nível mais raso. Acredito que esse tipo de opinião, pelo menos de maneira explícita, é veiculada por uma minoria, que grita muito, mas pelo menos não é muito grande – isso de maneira explícita. Aquilo decorreu da visão de que o Brasil havia sido dividido eleitoralmente, o que era uma meia verdade porque as votações do PT foram expressivas em todos os estados. Existe um setor da vida nacional que se aproveita dos sentimentos mais arcaicos para expressar sua incompreensão completa com o que está em jogo na sociedade brasileira.

Qual o papel da imprensa na formação do imaginário sobre Lula nestes setores da sociedade?

Uma questão da democracia é que sempre será preciso tolerar um pouco isso. Tem um setor da imprensa nacional extremamente agressivo no que diz a respeito de seus oponentes porque se vê como perseguido, que gosta de se utilizar dessa figura, e que no fundo usa dos expedientes retóricos mais crassos possíveis. Nesse sentido, nada disso me impressiona muito. Até porque uma doença de um ex-presidente é tratada em qualquer lugar do mundo da maneira mais serena possível. Existe todo um imaginário em torno das doenças dos políticos, sempre há muita especulação porque se for alguma coisa grave o político sai de cena. Uma figura como o Lula, se sai da vida política, traz uma série de consequências muito importantes. Desde a época da finada União Soviética que não se sabia nada sobre a saúde dos políticos. Faz parte da esfera política essa questão sobre a saúde.

***
Petistas repudiam fala do presidente da JPSDB por declarações sobre Lula na internet



Via Macro ABC

À medida que as manifestações de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após diagnóstico de tumor na laringe, ganharam as redes sociais n0 sábado, dia 30/10, a direita jovem da cidade de Santo André representada pelo João Antônio Cardoso (foto), presidente da Juventude do PSDB de Santo André, fez declarações em seu Twitter nada acolhedoras no momento que vive o ex-presidente Lula.

Em várias referências sobre o assunto ele destila seu ódio:

Clique na imagem para ampliá-la.

****
Fonte:http://limpinhocheiroso.blogspot.com/2011/11/vladimir-safatle-manifestacoes-contra.html

Jogadores brasileiros homenageiam Lula na Europa

 03.11.2011
Do blog ESQUERDOPATA, 02.11.11



O volante Ramires e o zagueiro David Luiz do Chelsea, da Inglaterra prestaram uma homenagem ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que luta contra um câncer na laringe. Os jogadores fizeram a letra “L” com uma das mãos na partida desta terça-feira, pela Liga dos Campeões.


Jogadores mostraram um 'L' para lembrar Lula - Foto AFP


- Eu e o David Luiz combinamos no caminho para o jogo de prestar essa homenagem ao Lula, caso algum de nós fizesse um gol. Graças a Deus pude marcar e fizemos a comemoração. Foi uma maneira que encontramos de dar o nosso apoio e mostrar que estamos na torcida por ele. 


Lula tem uma história de vida que serve de exemplo para muitos brasileiros. Tenho certeza de que conseguirá vencer essa luta contra o câncer. Estamos todos orando para que isso aconteça - comentou o volante por meio de sua assessoria de imprensa.


Fonte: GloboEsporte.com

****
Fonte:http://esquerdopata.blogspot.com/2011/11/jogadores-brasileiros-homenageiam-lula.html

QUILOMBOLAS: Impacto da barragem do cajueiro

03.11.2011
Do blog NOTICIAS DOS QUILOMBOLAS, 02.11.11


Mario Santos e o Gerente Regional da Compesa, Sr. Gilvandro Barbosa Tito

Sr.Gilvandro Barbosa e Cicero Andrade
No dia 31 Outubro, na ultima segunda feira o Sr. Cicero Andrade e Mário dos Santos, ambos representantes da comissão quilombola do Estado de PE, estiveram  na sede da Compesa Garanhuns.


A referida reunião foi com o Sr.Gilvandro Barbosa Tito, Gerente de Negócio do Agreste Meridional, sobre a ponte que dar  acesso á comunidade quilombola de Estrela, e vários outros sítio daquela região.


As comunidades quilombolas de Garanhuns já haviam tido várias reuniões com o Governador sobre esse assunto, e ele tinha assegurado mais ou menos 1 milhão de reais para a obra da ponte.


O Sr. Gilvandro Barbosa Tito,  confirmou que os recursos foram  liberados pelo Governo do Estado, e que  a obra já se encontra em processo licitatório com uma expectativa de até dezembro deste ano aconteça o início dela. 
*****
Fonte:http://quilombos2012.blogspot.com/2011/11/impaquito-da-barragem-do-cajueiro.html

Nota do Blog: Foram feitos alguns ajustes no texto original, sem alterar o seu conteúdo.

Trecho da Estrada da Batalha liberado em mão dupla

03.11.2011
Do blog ESTRADAS DE PERNAMBUCO, 31.10.11



A Operação foi acompanhada pelo secretário Isaltino Nascimento, que estará vistoriando a área mais uma vez na tarde desta segunda-feira (31)
 
 
Fotos: Paulo Amâncio
O secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, acompanhou na manhã desta segunda-feira (31) a liberação do tráfego de uma das faixas da Estrada da Batalha (PE-08) que estava interditada desde a última quinta-feira (27) quando houve afundamento do asfalto. A faixa, antes utilizada no sentido Prazeres-Recife, passou a ser usada em mão dupla: Recife-Prazeres e Prazeres-Recife. A operação, iniciada às 5h, contou com o apoio de educadores de trânsito do DER, policiais do BPRv, e agentes da CTTU (Recife), SETT (Jaboatão) e Detran. O fluxo de veículos transcorreu sem problemas. Às 17h desta segunda (31), Isaltino Nascimento estará novamente na área verificando as condições de trafegabilidade da rodovia.

Para orientar os condutores, estão sendo distribuídos 200 mil panfletos contendo informações sobre rotas alternativas. A área foi sinalizada e feita a melhoria do piso dos trechos que estão sendo usados como desvios. Além disso, a Polícia Militar está intensificando o trabalho de apoio de segurança na região.

O secretário de Tranportes, Isaltino Nascimento, visitou a área no sábado (29) e também no domingo (30), junto com técnicos do DER, Construtora Camargo Corrêa e representantes do BPRv, CTTU e SETT, para  definir os procedimentos necessários à liberação do tráfego. 

Desde a quinta-feira (27), o secretário vem coordenando as ações – em reuniões diárias – visando à recuperação do trecho e restabelecimento do tráfego.

Em uma semana a Construtora Camargo Corrêa deve ter traçado o roteiro de intervenções e definido o prazo para os reparos necessários na outra faixa da rodovia, que permanece interditada.

Para quem prefere evitar o trecho há rotas alternativas já divulgadas pela CTTU e SETT:
Quem estiver vindo dos bairros de Piedade ou Candeias, deve utilizar a Avenida Boa Viagem e a Avenida Conselheiro Aguiar. Outra opção é sair por Prazeres e pegar a BR-101. Já os motoristas que estiverem vindo de Boa Viagem deverão optar pelo seguinte caminho: Av. Domingos Ferreira e Av. Visconde de Jequitinhonha.

Aqueles que estiverem na Avenida Recife com destino a Piedade, Candeias e Cabo podem pegar a Av. Dois Rios e na sequência a BR-101. Já quem estiver na Mascarenhas de Morais e quiser acessar Boa Viagem para também chegar a Piedade e Candeias, deve utilizar a Rua Joaquim Bandeira, que faz binário com a Rua Antônio Falcão, logo depois pegar a Rua Felix de Brito e Melo e girar à direita na Av. Desembargador José Neves (canal do Jordão) ou seguir em frente e pegar a Av. Fernando Simões Barbosa (canal do Setúbal).
Os condutores que seguem de Jaboatão para o Recife utilizarem as seguintes alternativas: Para quem for para zona norte do Recife seguir pela Estrada da Batalha e pegar a rodovia de contorno (BR-101). Quem for para a zona sul da RMR segue pela Estrada da Batalha até a Rua Armindo Moura.

REQUALIFICAÇÃO - O Projeto de Requalificação da PE-08 – que faz parte das obras de mobilidade do Governo do Estado para a Copa de 2014 – beneficia toda via com a construção da terceira faixa das duas pistas, que passarão a ter dez metros e meio de largura cada, nos dois sentidos, utilizando pavimento em concreto, além de um túnel, dois viadutos (já inaugurados), uma praça monumental, um centro cultural (pronto), obras de arte, paisagismo e iluminação.

O valor estimado total da obra é de R$ 169,1 milhões, recursos oriundos do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, através do Programa de Desenvolvimento Turístico – Prodetur 2. A PE-08 foi implantada no início de 1930 e começou a ser duplicada por etapas a partir da década de 80.

*****
Fonte:http://estradasdepernambuco.blogspot.com/2011_10_01_archive.html

GARANHUNS: Marlos Duarte defende nome de Dr. Nivaldo Azevedo para prefeito

03.11.2011
Do blog do RONALDO CESAR, 31.10.11
Postado por Ronaldo Cesar



Parece que o processo está zerado no PSB realmente. O socialista Marlos Duarte, ex-vereador, utilizou o facebook para defender o nome do Dr. Nivaldo Azevedo, da Clínica de Bovinos da UFRPE, para prefeito de Garanhuns.

O PSB tem vários nomes que podem liderar um grupo de partidos aliados ao governador Eduardo Campos, alguns deles se filiaram nos últimos dias, porém Dr. Nivaldo já faz parte do partido há vários anos.

Vejam a defesa de Marlos Duarte.

"Meu candidato a Prefeito de Garanhuns no PSB é o Dr. Nivaldo Azevedo, diretor da Clinica de Bovinos de Garanhuns. Nossa cidade é o polo da bacia leiteira do Estado e vem se transformando no Polo Educacional de Pernambuco. Por confiar na capacidade administrativa do Dr. Nivaldo acredito ser ele um ótimo nome para administrar nossa Garanhuns."
.
AGORA COMIGO: Resta saber se de fato existirá uma escolha partidária ou se o projeto de Antônio João continua em voga, apenas guardado, para colocar na mesa no próximo ano.

Caso o debate retorne, sendo Dr. Nivaldo um nome muito prestigiado em diversos segmentos, é claro que se torna um prefeiturável dentro do PSB.

A defesa do nome de Dr. Nivaldo, vindo de um filiado ou simpatizante seria normal, mas vale ressaltar que Marlos é um dos mais influentes componentes do PSB em Garanhuns. 

****
Fonte:http://blogdoronaldocesar.blogspot.com/2011/11/marlos-duarte-defende-nome-de-dr.html

EPTI – Mobilidade para o interior de Pernambuco

03.11.2011
Do blog ROTA PERNAMBUCANA, 24.10.11
Por Dílson Peixoto*

Transporte do interior irá passar por uma ampla reformulação - Foto: Valdir Lima
Transporte do interior irá passar por uma ampla reformulação - Foto: Valdir Lima
Com a missão de planejar, gerir e organizar o sistema de transporte coletivo Intermunicipal de passageiros, o governador Eduardo Campos criou a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), através da Lei Nº 13.254, de 21 de junho de 2007. Neste seu segundo governo, me foram dadas duas incumbências: concluir a implantação e presidir a referida empresa. A missão, que teve início logo nos primeiros meses do ano, ganhou um importante capítulo no último mês de julho, quando a instituição começou o processo de sucessão das atividades e ações – relativas ao sistema de transporte de passageiros intermunicipal – junto a Departamento de Estrada de Rodagem de Pernambuco (DER/PE).
No decurso dos últimos cinco messes, estivemos mergulhados nessa empreitada. Não faltaram reuniões e articulações sempre com o apoio irrestrito, do governador Eduardo Campos, do vice-governador João Lyra, dos secretários, Isaltino Nascimento (Transportes), Tadeu Alencar (Casa Civil), Ricardo Dantas (Administração), Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Paulo Câmara (Fazenda), Djalmo Leão (Controladoria Geral) e suas equipes; além da Assembléia Legislativa, na qual destacamos o trabalho desenvolvido pelo líder do Governo, o deputado Waldemar Borges.
Agora, estabelecida a EPTI, os desafios são imensos e diretamente proporcionais às necessidades da população pernambucana, que assiste a consolidação de um novo modelo de desenvolvimento descentralizado e regionalmente capilarizado. Milhares de oportunidades de negócios e empregos estão sendo gerados fora do eixo metropolitano, mudando completamente a feição do interior.
Projetos estruturadores como a Transposição do São Francisco, a Transnordestina, o Polo Fármaco-químico, associado à política industrial levada a cabo pelo Governador Eduardo Campos, estão mudando o nosso Estado.
Consequentemente, a mobilidade surge como uma necessidade imperiosa e essencial, daí a importância da implantação de um novo sistema de transporte, capaz de conectar a Capital ao Interior e dentro das diversas microrregiões, ligar uma cidade às outras, ou ainda entre as chamadas cidades polos (Petrolina, Salgueiro, Caruaru, Palmares, Goiana, entre outras).
Nossa intenção é formatar um sistema de transporte coletivo intermunicipal moderno, que utilize tecnologia de bilhetagem eletrônica, GPS, e que incorpore vários tipos de veículos, ônibus, micro-ônibus ou vans, eliminando a concorrência predatória.
Tudo isso através de licitação pública, com a oferta de novas rotas e linhas obedecendo a uma lógica de transporte público que garanta aos usuários acessibilidade, segurança, conforto, rapidez e tarifa socialmente justa. Para isso, estamos ultimando um termo de referência que nos permita a contratação de uma consultoria que nos auxilie nessa tarefa.
Durante estes últimos meses, recebemos do DER um minucioso relatório onde é evidenciado o precário estado em que se encontram os terminais de passageiros, espalhados no Interior. Tendo já o governador autorizado as necessárias reformas, inclusive com a implantação dos mecanismos de acessibilidade previstos na nossa legislação.

Enfim, em breve, nosso Estado terá um novo serviço de transporte coletivo Intermunicipal de passageiros, moderno, integrado e verdadeiramente a altura do momento especial vivenciado pela nação pernambucana.
______________________________
*Presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, presidente da União Internacional de Transporte Público/Divisão da América Latina, ex-secretário das Cidades, ex-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte e ex-vereador do Recife.

****
Fonte:http://rotapernambucana.wordpress.com/2011/10/24/epti-%E2%80%93-mobilidade-para-o-interior-de-pernambuco/

Corais “Novos Caminhos” e “Vozes de Pernambuco” embalam solenidade de 65 anos do DER-PE

03.11.2011
Do blog ESTRADAS DE PERNAMBUCO



A solenidade em comemoração aos 65 anos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), ocorrida em 1º de novembro, no auditório da instituição, foi embalada pelas músicas entoadas pelos participantes dos corais “Vozes de Pernambuco”, da Assembleia Legislativa, e “Novos Caminhos”, composto por servidores da autarquia. O grupo animou a platéia que acompanhou a celebração, pontuada pelas falas do secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, e da diretora-presidente do DER-PE, Eryka Luna, e dos oradores do culto inter-religioso sob o tema “Quais os caminhos seguir na estrada da vida?”.

A celebração foi iniciada com a formação da mesa, que além do secretário Isaltino Nascimento e da diretora-presidente do DER-PE, Eryka Luna, foi composta pelo secretário executivo de Transportes, Carlos Júnior, o diretor-e executivo do DER-PE, o diretor-presidente da EPTI, Dilson Peixoto, o vereador do Recife e líder do governo na Câmara Municipal,Luiz Eustáquio, e o presidente do Sindserpe-PE, Renilson Oliveira.


Eryka Luna foi a primeira a discursar, ressaltando a importância do trabalho da autarquia para o desenvolvimento do Estado e para a vida da população que trafega pelas estradas. E destacou o desafio que se coloca diante de todos da instituição frente à execução do plano “Caminhos da Integração”, que disponibiliza R$ 2 bilhões para a melhoria da malha viária do Estado. Ela também agradeceu pela confiança depositada em seu trabalho pelo secretário Isaltino Nascimento e o governador Eduardo Campos, destacando o papel das mulheres na sociedade e lembrando que é a primeira mulher a dirigir o DER-PE em 65 anos.

Isaltino Nascimento falou sobre a função estratégica do DER-PE e da necessidade de prestar um bom serviço à população, especialmente no momento econômico vivido por Pernambuco. “O futuro é construído no trabalho que se faz no dia a dia e todos que estão aqui são peças fundamentais neste processo”, enfatizou. Ele também destacou a importância do trabalho que vem sendo executado dentro do plano “Caminhos da Integração”, cuja meta é colocar Pernambuco entre os estados com a melhor malha viária do país. O secretário apresentou a releitura da marca do DER-PE, bem como o selo comemorativo aos 65 anos.

A solenidade seguiu com a apresentação dos corais, que foram intercaladas pelas falas dos participantes do culto inter-religioso: Alexandre L’Omi L’Odo (Matriz Africana), Tereza Julieta Catão (Evangélica), Francisca Marilac (Espírita Kardecista) e Frei Tito (Católica).

A apresentação dos corais, regidos pelo maestro Josias Gouveia, foi um dos pontos altos da solenidade, animando os participantes, que pediram “bis” ao final da apresentação. O coral “Novos Camihos”, do DER-PE, foi reativado recentemente e está ensaiando semanalmente.


A cerimônia foi encerrada com o corte do bolo – com 65 quilos – e o anúncio da programação festiva do aniversário do DER-PE, que se estenderá pelos meses de novembro e dezembro com a realização de palestras técnicas, mostra artística, aposição de placas, escolha do nome biblioteca e confraternização


****
Fonte:http://estradasdepernambuco.blogspot.com/2011/11/corais-novos-caminhos-e-vozes-de.html

José Pimentel destaca papel de Lula na conquista pelo país de reconhecimento internacional

03.11.2011
Do BLOG DA DILMA,02.11.11
Editado por Andrea Wiegmann - Alemanha
Da Redação / Agência Senado


[senador José Pimentel (PT-CE)]


Ao expressar seu desejo de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupere rapidamente do câncer de laringe, diagnosticado neste final de semana, o senador José Pimentel (PT-CE) ressaltou a importância de decisões tomadas por Lula, ao longo de seus dois mandatos presidenciais, as quais permitiram ao Brasil conquistar "grande respeito internacional".


 - O Brasil, sob a liderança do nosso presidente Lula e, agora sob o comando da nossa presidenta Dilma, tornou-se referência positiva para o mundo - afirmou o senador em pronunciamento nesta segunda-feira (31).


Na avaliação de José Pimentel, as boas perspectivas de crescimento da economia brasileira nos próximos anos, sobretudo no setor de produção de alimentos, foram previstas corretamente por Lula. Citando dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Pimentel observou que nos próximos dez anos o Brasil deverá disputar a liderança com os Estados Unidos no setor do agronegócio. Este setor, segundo ele, será um dos pilares que permitirá ao Brasil alcançar em breve a posição de quinta economia mundial.


 De acordo com José Pimentel, as estimativas indicam que a produção brasileira de grãos deverá aumentar 23% até 2021, tendo o café e a soja, por exemplo, aumentos previstos de 24% e de 36%.


 Além disso, assinalou o senador, o crescimento das exportações será acompanhado da expansão do consumo interno, que continuará sendo o primeiro destino da produção: 85,4% do milho; 83% da carne bovina; 81% da carne suína; 67% da carne de frango; e 64,7% da soja.


José Pimentel ressaltou que o consumo interno brasileiro foi um fator fundamental para que o país passasse ao largo da crise econômica mundial de 2008.


- A liderança do presidente Lula naquele momento, associada à força do nosso consumo interno, foram fundamentais para que pudéssemos enfrentar aqueles dias de forma segura - disse.
 ****
Fonte:http://dilma13.blogspot.com/2011/11/jose-pimentel-destaca-papel-de-lula-na.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook&utm_campaign=%23LULA++%23DILMA+%23SERRA

Marcos Coimbra: 2012 e 2014

03.11.2011
Do blog TIJOLAÇO, 02.11.11
Por Brizola Neto



O sociólogo Marcos Coimbra, em sua coluna no Correio Braziliense, dá uma “esfriada” nos que pensam que um eventual – e improvável – afastamento de Lula das eleições municipais do ano que vem vá ter grande influência sobre as eleições de 2014.

Sempre ressalvando que não é provável que Lula esteja fora desta disputa, Coimbra não vê, ainda assim, bons horizontes para a tucanada:
“E a eleição presidencial?
Hoje, o PT tem dois nomes. Lula, não se precisa demonstrar, seria dificílimo de bater. 
Dilma, mantida a avaliação atual, uma candidata muito forte (especialmente se lembrarmos que sua principal limitação em 2010, o desconhecimento, não será problema em 2014).

O PT teria, portanto, duas opções de candidatura, eleitoralmente equivalentes: ambas com alta probabilidade de vencer. Ainda mais pelo desgaste dos nomes nacionais da oposição (FHC e Serra) e o baixo conhecimento popular de suas novas lideranças (Aécio).
Se Lula se aposentasse, o PT ficaria com Dilma. O que só seria um problema se o governo estivesse muito mal (muito mal, mesmo!). Nada indica que esse seja o quadro mais provável.
Para o PT, é evidentemente melhor que Lula não se aposente. E o Brasil não ganharia nada se ele deixasse a política. Ao contrário, perderia muito.
Ainda bem que, pelo que sabemos, isso não vai ocorrer tão cedo.”

****
Fonte:http://www.tijolaco.com/marcos-coimbra-2012-e-2014/

O saldo do encontro de blogueiros

03.11.2011
Do blog de Altamiro Borges, 31.10.11
Por Mariana Serafini, no sítioClickfoz:



O primeiro Encontro Mundial de Blogueiros que aconteceu entre os dias 27, 28 e 29 de outubro no CineTeatro Barrageiro nas dependências de Itaipu Binacional termina com um saldo positivo. A Carta de Foz do Iguaçu foi aprovada por aclamação. Os debates foram ricos em participação dos inscritos, e os palestrantes também se mostraram satisfeitos com o resultado.


O Encontro trouxe gente de 23 países e 17 estados brasileiros. Mais de 650 pessoas se inscreveram, e 464 participaram efetivamente das atividades, 250 de Foz do Iguaçu e 214 de outros lugares. “Nós tivemos êxito na representatividade do Encontro”, afirmou Altamiro Borges, diretor de Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé.

Desde a abertura oficial no Mirante Central de Itaipu até a última mesa sobre “A luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação” o público interagiu muito pelo Twitter, pelo Facebook e, claro, através de seus blogs. “Lutemos sempre por uma imprensa livre e por uma informação sem censura e sem fronteiras”, finalizou Gilmar Piolla, superintendente de comunicação de Itaipu Binacional.


****
Fonte:http://altamiroborges.blogspot.com/2011/10/o-saldo-do-encontro-de-blogueiros.html