quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ministra reclama de propaganda que mostra Gisele Bündchen de lingerie

28.09.2011
Da Agência Brasil

Brasília - Desde que foi ao ar pela primeira vez, no dia 20 de setembro, uma propaganda de lingerie estrelada pela modelo brasileira Gisele Bündchen está provocando polêmica. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) já recebeu seis reclamações contra a peça publicitária da empresa Hope. No filme, Gisele ensina como convencer um homem a atender aos desejos da mulher. E os resultados são melhores quando ela aparece vestida apenas de calcinha e sutiã elogiando o "charme da mulher brasileira".
Segundo a secretaria, as queixas são de que a propaganda reforça o estereótipo da mulher como objeto sexual e ignora as conquistas da sociedade contra o sexismo (discriminação baseada no sexo). Por isso, o comercial da Hope estaria infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal que tratam da dignidade da pessoa humana e da igualdade perante a lei, respectivamente.
A ministra-chefe da secretaria, Iriny Lopes, enviou um ofício para a Hope e uma representação ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para que a propaganda seja suspensa.
A Hope informou que a propaganda teve o objetivo de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira pode ser uma arma eficaz na hora de dar uma má notícia. E ressalta que seria absurdo a empresa, que vive da preferência das mulheres, tomar qualquer atitude depreciativa em relação às próprias clientes.
O Conar informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia da secretaria e, por isso, não comentou o assunto.
Edição: Vinicius Doria

****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-09-28/ministra-reclama-de-propaganda-que-mostra-gisele-buendchen-de-lingerie

Rio Capibaribe: governos mostram projetos e sociedade cobra ações

28.09.2011
Do BLOG DE JAMILDO
Postado por Daniel Guedes


Audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa sobre o rio Capibaribe reuniu, na manhã desta quarta-feira (28), parlamentares, representantes do Estado, municípios, entidades civis, pescadores, professores e estudantes. No encontro, solicitado pelo deputado Daniel Coelho, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife apresentaram seus planos e projetos para o rio, enquanto a sociedade civil cobrou a execução urgente de obras de saneamento, fiscalização e educação ambiental.

Entre os projetos, o de navegabilidade do rio foi apresentado como o mais avançado, estando em fase de projeto executivo. Segundo a gerente de captação de recursos da Secretaria das Cidades do Recife, Maria de Lourdes Campos, deverão ser investidos R$ 398,6 milhões na implantação de três corredores fluviais, até maio de 2014, mas ela fez uma ressalva: “No dia 30 é que teremos a certeza de aprovação dos recursos da União”.

O deputado Daniel Coelho salientou a necessi dade de a Alepe acompanhar se o projeto de navegabilidade, bem como os planos Hidroambiental da Bacia do Capibaribe e de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (apresentados na audiência pela Agência Pernambucana de Águas) estarão no orçamento para 2012.

“É papel desta Casa observar o que são boas ideias e o que efetivamente está sendo executado e vamos ver isso em breve, quando recebermos o orçamento”, registrou. “A proposta para navegabilidade do rio é de 1991, portanto, já se passaram vários governos e ela não foi executada, espero que agora seja, pois temos muitos projetos e poucas ações efetivas”, avaliou.

O presidente da ONG Recapibaribe, André Catenhede, lamentou a ausência de projetos para impedir que esgoto e lixo continuem sendo lançados no rio, impunemente. “Sem isso, nenhuma proposta será a ideal”, disse. Já Maria do Socorro, coordenadora do Projeto Capibaribe Melhor, fez um apelo para que as iniciativas públicas tratem com respeito os moradores das áreas ribeirinhas. A pescadora Maria das Águas cobrou a limpeza do rio, cuja poluição tem contaminado pescadores e matado peixes.

A bacia hidrográfica do Capibaribe tem 240 quilômetros de extensão, 74 afluentes e atravessa 42 municípios, todos eles com saneamento incompleto. O Capibaribe nasce na Serra do Passarinho e desagua no oceano ao chegar ao Recife. No percurso, recebe resíduos de indústrias, matadouros e residências, tendo se tornado extremamente poluído e assoreado.

******
Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/09/28/rio_capibaribe_governos_mostram_projetos_e_sociedade_cobra_acoes_114162.php

ASSASSINATO: Jornalista mexicana é decapitada após fazer denúncias no Facebook e Twitter

28.09.2011
Do site OLHAR DIGITAL,24.09.11


Mídias sociais se tornaram válvula de escape da população no norte do México para denunciar violência e corrupção



crime
O corpo da jornalista mexicana Maria Elizabeth Macías Castro foi encontrado sem a cabeça na beira de uma estrada na cidade de Laredo, no México, no último sábado (24/09). Nos últimos dias, ela vinha postando, tanto no Facebook quanto no Twitter, sob o pseudônimo "La NenaDLaredo", algumas mensagens sobre grupos criminosos e denúncias de corrupção dos governos locais. 

Um bilhete deixado junto a seu corpo dizia que ela foi morta por "falar demais nas redes sociais" e atribuía o assassinato a um grupo criminoso local,afirmam jornais da região. Ainda não se sabe qual foi o comentário que mobilizou a tragédia.

Informações de diversos veículos dão conta de que grupos organizados estão aterrorizando a população do norte do México, forçando as pessoas e, principalmente, a imprensa, a ficar em silêncio. Por isso, as mídias sociais acabaram se tornando a válvula de escape: por trás de pseudônimos no Facebook e Twitter, várias denúncias de irregularidades, corrupção e tráfico de drogas começaram a ser feitas.

A jornalista não foi a primeira vítima desses grupos. Há duas semanas, outros dois jovens foram enforcados em uma passarela na mesma cidade, com bilhetes que também citavam comentários em redes sociais.

****
Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/jornalista_mexicana_e_decapitada_apos_fazer_denuncias_no_facebook_e_twitter

Governo lança site e campanha para captura dos 100 criminosos mais procurados

28.09.2011
Do  BLOG DA FOLHA
Postado por José Accioly


O governador Eduardo Campos lança amanhã (29), às 11h30, durante  a reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco – SEPLAG, o site dos 100 acusados de homicídios e latrocínios mais procurados de Pernambuco.

Com o slogan “O crime tem muitas caras e uma mesma solução: a denúncia”, a página Procurados, produto do Sistema de Contenção ao Crime (SCC), funcionará dentro do site da Secretaria de Defesa Social - SDS (www.sds.pe.gov.br) e reunirá fotos e informações dos foragidos, além de telefones de contatos para que a população possa ajudar a polícia a encontrá-los.

A denúncia poderá ser feita pelo telefone 0800 081 50 01- Ouvidoria\SDS, e pelo número do Disque-Denúncia: 3421 9595, parceiro na ação. Em ambos os casos, o anonimato é garantido. Junto com o site, será apresentada a campanha que divulga os foragidos mais procurados do estado, que  envolverá mídia impressa, outbus e monitores eletrônicos.

O site dos 100 criminosos mais procurados é uma parceria do Governo do Estado, com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público. A criação dele vem colaborar com a meta de minimizar o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Pernambuco, foco principal do programa Pacto Pela Vida, lançado em 2007.

Todos os procurados do site são acusados de homicídio e/ou latrocínio com mandados de prisão expedidos, e foram retirados do caderno do SCC, da Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco, lançado este mês. O SCC cruza dados da polícia com a Justiça e distribui informação qualificada de cada acusado e seu grau de periculosidade por toda polícia, que trabalha na captura deles.

De forma inédita, serão disponibilizados mandados de prisão para impressão no site. Desde a distribuição do caderno do SCC entre a polícia pernambucana, 74 alvos dos 493 já foram capturados. Estas prisões estão sendo monitoradas semanalmente nas reuniões do programa Pacto Pela Vida. Com o lançamento do site a idéia é ampliar a rede de informações e contar com a contribuição da população com qualquer informação que ajude na localização e prisão dos acusados.

******
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/25199-governo-lanca-site-e-campanha-para-captura-dos-100-criminosos-mais-procurados

Como Assim? Além da Vida

28.09.2011
Do blog SALA DE CINEMA GOSPEL, 05.09.11
Por Pastor Rodrigo Almeida



Nós cristãos temos um problema quando se fala em pós vida, achamos que tudo que fala de uma vida além é coisa de espiritismo e cristão não pode falar sobre essas coisas, é um engano quando na verdade o que, mas devíamos falar é sobre o além da vida, ao invés de nos preocuparmos tanto com a prosperidade e a vida aqui na terra. Devíamos nos lembrar de refletir mas sobre o porvir.

O filme conta três histórias paralelas, o de uma mulher que tem uma experiência de quase morte em um tsunami e começa a achar que algo após a morte, um garoto gêmeo que perde o irmão em um acidente de carro e começa a querer saber como ele esta e por ultimo um jovem que se diz ter contatos com os mortos. O filme vai contando a história individual de cada um ate que seus caminhos se cruzem.

Mas o que eu quero refletir um pouco é sobre o personagem do jovem vidente estrelado pelo Mat Demon. Nos cristãos precisamos entender que assim uma vida além desta que vivemos hoje. Paulo diz em uma de suas cartas se não crermos nisso não precisaríamos nem pregar sobre Jesus porque é loucura pregar sobre Jesus e não crer numa vida após a morte física. Estaríamos pregando em vão diz o apostolo.

Querido a um destino depois da morte física para todas as pessoas. Uma vida de paz eterna ou uma morte eterna. Não se engane que tudo acaba com um tiro na cabeça ou um acidente de carro há morte não é o fim da vida.

Mas o grande erro do filme e de muitas pessoas que creem no pós vida é achar que os mortos podem se comunicar com os vivos, em uma das passagens mas conhecidas de Jesus ele conta a história de dois homens que morrem e suas almas vão para lugares diferentes um para o tormento e o outro para um lugar de paz. O que esta sofrendo pede para o que esta em paz de água para ele beber, mas é lhe dito que isto não pode. Então ele clama para que deixe seu espirito voltar a terra para avisar seus irmãos para serem homens bons para não ir para o lugar que ele esta de sofrimento. Então é dito a ele que não pode voltar a terra pois já os profetas e muitos dizendo e ensinando um caminho de paz, basta acreditar neles.

Para concluir um assunto que é polémico e muito teológico, vou simplificar dizendo, que existe uma vida além desta que vivemos, mas o destino dela é escolhido agora neste tempo aceitando ou não Jesus em seu coração. Assim você vai traçar sua vida além da vida.

Pastor Rodrigo Almeida







Além da Vida


Sinopse: Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie (Cécile De France) é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mundar para sempre as suas crenças.

Ano: 2010

Nome Original: Hereafter


****
Fonte:http://saladecinemagospel.blogspot.com/2011/09/como-assim-alem-da-vida.html

Marco Maia enquadra Rede Globo: a emissora seria cassada se anulasse sessões da CCJ

28.09.2011
Do blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA


O presidente da Câmara dos deputados, Marco Maia (PT/RS) fez a TV Globo engolir um sapo, e ler uma espécie de direito de resposta no Jornal Nacional de terça-feira.

E emissora havia "denunciado" algo normal e insignificante como se fosse um escândalo, desde a semana passada, em todos os seus telejornais. O tom agressivo do jornalismo da emissora ganhou aparência de intimidação sobre deputados através de noticiário negativo.

A Globo disse que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) havia aprovado "118 projetos com apenas 2 deputados presentes". A Globo não disse, mas os 118 projetos dispensam debate sobre constitucionalidade, por isso 35 deputados assinaram presença e não ficaram para votar pessoalmente, como se deixassem uma procuração para votar pela aprovação. A maioria dos "118 projetos" não passava de concessão de rádios com parecer pela aprovação (leia aqui os detalhes).

Maia explicou porque essa sessão não será anulada, como cobrava a Globo:

“Não houve, em nenhum momento, qualquer tipo de infração em relação ao Regimento Interno da Câmara, que permite a realização de sessões mesmo sem o quórum presencial. Basta que haja quórum de deputados presentes na Casa....

... se essa sessão da CCJ fosse anulada, teriam que ser anuladas as votações das sessões que aconteceram nos últimos dez anos, com votação em bloco, o que acarretaria a suspensão da concessão das rádios e televisões praticamente de todo o Brasil, inclusive da Globo".
As renovações das concessões de vários veículos da Rede Globo foram feitas no dia 5 de maio de 2009, numa sessão também com votação simbólica em bloco.

Na terça-feira, o apresentador Heraldo Pereira do Jornal Nacional, leu a notícia com semblante de quem estava literalmente engolindo o sapo, e teve que pagar o mico de dizer :"Maia disse que decisões têm sido tomadas da mesma forma nos últimos dez anos, e citou a concessão de rádios e televisões de todo o Brasil, inclusiveda Globo".

Leia também:

- Globo quer decretar o AI-5 em editorial e fechar a Câmara

****
Fonte:http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/09/marco-maia-enquadra-rede-globo-emissora.html

SIM, NÓS PODEMOS... LAMBER OS PÉS DOS PIORES BRANCOS

28.09.2011
Do blog NÁUFRAGO DA UTOPIA,22.09.11
Por Celso Lungaretti

Barack Obama vive semana das mais desmoralizantes.

Deixou de intervir para salvar a vida de um negro que, tudo indica, foi sentenciado à morte tão somente por ser negro, pois o que constava do processo seria insuficiente para condenar Hitler.

E acaba de antecipar o que tudo mundo já adivinhava: vai vetar o reconhecimento do Estado palestino como membro pleno da ONU.

Sim, nós podemos... continuar estuprando os valores civilizados para favorecer um dos piores estados transgressores da atualidade.

Sim, nós podemos... esquecer o ideal da justiça entre as nações e alinharmo-nos invariavelmente com quempode ser  um grande filho da puta, mas é nosso  filho da puta (*).

Sim, nós podemos... dar a Israel uma licença para matar, qual seja a certeza de que vetaremos no Conselho de Segurança da ONU todas e quaisquer resoluções que visem coibir seus massacres.

Sim, nós podemos... frustrar os negros que pensavam estar elegendo um irmão, ao comportarmo-nos na Casa Branca como o mais dócil  negro dos brancos.


* frase célebre atribuída ao secretário de Estado norte-americano Cordell Hull, referindo-se ao ditador panamenho Rafael Trujilo.


****
Fonte:http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2011/09/sim-nos-podemos-lamber-os-pes-dos.html

Taxar as grandes fortunas para viabilizar a EC 29

28.09.2011
Do site da CNTSS/CUT, 26.09.11
Por Artur Henrique, Presidente da CUT



Crédito:  
Em artigo publicado pela Folha de S. Paulo neste sábado, presidente da CUT defende cobrança sobre fortunas e heranças para financiar a saúde pública

A discussão em torno da emenda constitucional 29 e da necessidade de ampliar as verbas para a saúde pública traz mais uma boa oportunidade de reapresentarmos a proposta de uma reforma tributária digna do nome, que torne progressiva a estrutura dos impostos no país.

Para tal desafio, precisaremos implementar alguns instrumentos, dentre os quais vale destacar aqui a criação de um imposto sobre grandes fortunas, heranças e propriedades.

Existem no Brasil, segundo dados de consultorias privadas, 155 mil pessoas com pelo menos R$ 1 milhão prontos para serem investidos no mercado financeiro. Elas compõem a face mais visível de uma riqueza que provavelmente é muito maior do que essa e, portanto, ainda mais concentrada do que os números fazem parecer.

Muito desse dinheiro não paga imposto, ao contrário do salário. Distribuição de lucros e dividendos, por exemplo, são dedutíveis de tributação no Brasil desde 1995. Enquanto isso, o trabalhador que conquista participação nos lucros e resultados da companhia paga IR sobre essa parcela. Está evidente a diferença de critério.

A remessa de dinheiro para o exterior sem tributação -essa faceta misteriosa, mas da qual ninguém duvida, de nossa injustiça fiscal- impede a sociedade brasileira de dimensionar quantos recursos produzidos aqui poderiam melhorar a oferta de serviços públicos e políticas sociais.

Esqueçamos por ora que parte desse cenário deveria compor a crônica policial, se não fosse a existência da lei 9.249/1995, que extingue a punibilidade de crime contra a ordem tributária. É preciso deixar claro que não se trata aqui de perseguir ricos, mas sim de cobrar que façam parte do jogo.

Se os ricos, como se convencionou dizer, de fato não deveriam sentir vergonha de sua condição, então que se apresentem sem os benefícios fiscais de que dispõem, em nome de um país socialmente justo.

É preciso também diferenciar os impostos sobre as atividades produtivas de suas empresas -sim, eles existem- de suas fortunas pessoais. Os primeiros, além de serem distribuídos por toda a sociedade na forma de preços, não são moral e civicamente o sacrifício máximo a perdoar a ausência dos demais.

A saúde pública brasileira precisará, segundo o governo, de R$ 30 bilhões adicionais por ano para viabilizar a EC 29. Uma das fórmulas mais modestas de imposto sobre grandes fortunas, entre tantas já propostas, daria conta do recado: 1,5% de alíquota média anual sobre patrimônios que ultrapassassem 8.000 salários mínimos. Assim, já teríamos o dinheiro necessário.

A recente recusa da Câmara em aprovar a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) mostra que a tarefa não é simples. A CSS iria incidir apenas sobre cidadãos que ganham mais do que o equivalente ao teto da Previdência Social (R$ 3.691). Isso representa aproximadamente 5% dos que trabalham.

Embora parte desse público não deva ser considerado rico, a proposta da CSS, de autoria do deputado Pepe Vargas (PT-RS), aponta para o conceito de progressividade tributária. Esse detalhe, nada desprezível, foi ocultado pela imprensa.

Sabe-se que, recentemente, um grupo de milionários franceses e o bilionário investidor norte-americano Warren Buffett vieram a público pedir que seus governos aumentem a taxação sobre eles.

Bondade, espírito cívico? Talvez. Mas a iniciativa sem dúvida mostra que eles sabem ser mais vantajoso ter uma parcela um pouco menor numa sociedade de economia mais dinâmica e com melhores condições de vida.
 
Publicado originalmente na Folha de S. Paulo, 24.09.2011

****
Fonte:http://www.cntsscut.org.br/pagina.asp?pagina=noticia&acao=lerNoticia&id=4002

SÁTIRA POLÍTICA: Prefeito renuncia e convida internautas para administrarem a cidade no lugar dele

28.09.2011
Do site da Revista Superinteressante, 26.09.11
Por Redação Super



O prefeito Jânio Smart da cidade de Quiz City renunciou. Depois de uma série de escândalos que deixaram evidentes a má gestão urbana e ambiental da cidade, o político assinou a carta de renúncia, entregando o cargo de prefeito que ocupava desde 2004. No entanto, no lugar de passar o cargo para seu vice, Jânio lançou um desafio diferente: “Quem vai governar Quiz City é o povo.” É, isso mesmo internauta, você quem vai assumir a responsabilidade de governar Quiz City.
De cidade modelo para catástrofe ambiental
Quiz City era uma cidade  modelo nos anos 90, liderando rankings de melhor qualidade de vida no Brasil. A história mudou com os últimos três prefeitos. Os habitantes da “cidade game”, testemunharam a decadência com crescimento populacional desenfreado, excesso de desmatamento e altos índices de poluição. A situação chegou a níveis extremos na última semana,  quando uma infestação de baratas e ratos tomou conta da cidade. Em seguida, caiu a tempestade mais forte dos últimos 30 anos.
Jânio Smart renunciou cedendo às pressões do Escritório de Análise de Impacto Ambiental de Quiz City. A analista ambiental Marina Pau Brasil atacou publicamente o prefeito em sua conta do Twitter. “Vocês já se esqueceram do envolvimento de Smart com a Arkhos Biotech?”, disse a ambientalista no microblog, referindo-se ao escândalo ambiental na Amazônia, há cerca de 4 anos atrás. Mas Jânio Smart, que também é usuário da rede social, pareceu não se importar muito com os ataques e completou: “Fi-lo porque quiz”.
Chegou a sua vez de consertar o estrago feito pelo prefeito Smart. Aceite agora o desafio.Quiz City espera por você.

*****
Fonte:http://super.abril.com.br/blogs/superblog/prefeito-renuncia-e-convida-internautas-para-administrarem-a-cidade-no-lugar-dele/

Google libera Manuscritos do Mar Morto para consultas online

28.09.2011
Do blog ROCHA FERIDA


Os documentos foram digitalizados e podem ser lidos em grego, aramaico e hebraico com um deles em tradução para o inglês. Os Manuscritos do Mar Morto já estão liberados para consulta pública na internet, segundo anunciou a empresa Google. Os cinco pergaminhos escritos entre os séculos III e I foram digitalizados e agora podem ser consultados.

Os arquivos têm resolução altíssima de 1.200 megapixels (200 vezes a resolução de uma câmera comum), permitindo que o usuário visualize todos os detalhes dos documentos que estão disponíveis nas línguas originais – hebraico, aramaico e grego.
Somente o manuscrito principal, atribuído a Isaias, possui tradução para o inglês. Mas o projeto do Google é traduzir os textos para outros idiomas.
Em 68 a.C. os textos foram escondidos em 11 cavernas às margens do Mar Morto para serem protegidos durante a invasão do exercito romano. Em 1947 um pastor beduíno jogou uma pedra em uma caverna e percebeu que havia algo lá dentro e assim descobriu esses documentos.
Desde 1965, os Manuscritos são mantidos no escuro, em salas climatizadas do Museu de Israel, em Jerusalém, onde somente quatro funcionários especialmente treinados têm autorização para manusear os pergaminhos e papiros. O museu possui oito dos manuscritos, que estão divididos em 30 mil fragmentos, mas ainda existem outros em poder da Autoridade de Antiguidades de Israel e colecionadores particulares.
Clique no link e assista: http:/www.youtube.com/embed/rYj 0foJYA
Fonte: Gospel Prime
****

Estudo: 59% das viúvas do Iraque perderam os maridos durante a ocupação dos EUA

28.09.2011
Do blog O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BLOGLEONE
PorJason Ditz

Fonte: Uruknet | Tradução de F.Macias




É do senso comum que a taxa de mortalidade maciça, ao longo dos oito anos de ocupação no Iraque geraria mais viúvas. No entanto, um novo estudo realizado pela organização de ajuda humanitária Relief International encontrou um problema muito maior do que alguém provavelmente imaginaria.


O estudo constatou que cerca de 10% das mulheres do Iraque, quase 1 milhão e meio, são viúvas. Destas, 59% perderam os maridos desde que a ocupação dos EUA começou em 2003.

Basta um pouco de matemática para mostrar que, para haver cerca de 900.000 mulheres que perderam os maridos desde 2003, esse número, mais uma vez, aponta para que a quantidade de mortos civis desde 2003 seja muito maior do que os EUA alguma vez quiseram admitir.

Mas enquanto isso mostra a enormidade da violência do passado, o relatório não é sobre isso, mas sim apontar para o principal problema actual. Ser viúva num Iraque dilacerado pela guerra é difícil, e é provável que essas viúvas em desespero sejam vulneráveis ao recrutamento para ataques terroristas. Mais 900.000 iraquianas desesperadas apontam de novo para uma guerra que está longe de acabar.

Vejam em TRIBUNALIRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

****
Fonte:http://blogoleone.blogspot.com/2011/09/estudo-59-das-viuvas-do-iraque-perderam.html

MOBILIDADE/TRANSPORTE PÚBLICO: Viabilidade de trem-bala entre Rio e São Paulo divide opiniões

28.09.2011
Do site da Rede Brasil Atual, 27.09.11
Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual


Orçado em R$ 55 bilhões, projeto deve voltar a leilão de licitação em 2012. Na primeira tentativa não houve interessados. Dúvida maior é sobre sua real necessidade 


São Paulo – A construção do trem-bala para ligar as cidades do Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo deve voltar a leilão de licitação em fevereiro de 2012, mas a polêmica segue. Em debate sobre a viabilidade da iniciativa, realizado nesta terça-feira (27), na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sobraram dúvidas entre especialistas sobre a necessidade do projeto, orçado em R$ 55 bilhões, e sobre a segurança desse modal.
O governo federal chegou a realizar, em julho deste ano, um leilão para a concessão do trem-bala, projeto conhecido como Trem de Alta Velocidade (TAV), mas a iniciativa fracassou por falta de propostas. Como o governo não desistiu da ideia, passou a rever aspectos do projeto.
O próximo edital irá adotar um novo modelo de licitação, em duas etapas: uma para selecionar a tecnologia a ser usada e quem cuidará da operação do trem, outra para escolher o responsável pela construção da ferrovia. De acordo com Hélio Mauro França, superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão é que o edital do TAV seja levado a audiência pública em outubro. No mês seguinte, espera-se que seja publicado o edital e, em fevereiro do próximo ano, deve ser feitor o leilão.
Na avaliação do presidente da Associação de Engenheiros do Metrô, José Geraldo Baião, o TAV é justificável no eixo Rio-São Paulo, devido ao "saturamento" dos principais eixos de trânsito em São Paulo. Além do trecho previsto, do Rio a Campinas, ele já vê futuras extensões para Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) e, mais tarde, para Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), além do Triângulo Mineiro e Brasília (DF). Outro forte motivo para a implantação do TAV é o fato de ser “indutor de desenvolvimento regional”, explica.
Mas há controvérsias. Para o professor universitário Roberto Macedo, da Faap, o percurso não reúne densidade populacional suficiente para justificar a construção e os valores previstos para investimento. “Não vejo necessidade no Brasil." Outros modais poderiam atender à região com mais eficiência e a custos mais baixos, aponta. Ele analisa que o TAV vai atender a um público específico, a classe média alta.
Macedo também alertou para o impacto socioambiental da obra. “Vai destruir muita casa e vegetação que estiver no caminho.” Apesar da oposição ao trem-bala, Macedo é a favor do investimento na “cultura dos trens” no país, como forma de criar alternativas de transportes.

Insegurança

O ex-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) Plínio Assmann é favorável ao trem-bala, mas tem ressalvas sobre a  forma de execução e a segurança do projeto. A implantação será realizada por duas concessionárias diferentes, o que pode causar problemas, acredita. “Duas concessões é muito complicado porque tem de ter boa convivência. Um pode deixar (responsabilidades) para o outro”, avalia. Os interesses da população teriam de ser acompanhados e arbitrados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), segundo ele.
Em entrevista à Rede Brasil Atual após o evento, Assmann mostrou-se preocupado com a segurança do modelo. “É a melhor alternativa, mas nunca se teve experiência no Brasil”, diz. Por sua atuação no metrô na capital paulista, ele insiste que é preciso rigor na implantação e nos testes de segurança.
Assmann também suscita a possibilidade de "surpresas" no andamento do projeto, o que pode majorar ainda mais os investimentos no trem-bala. Contratos desse porte contam com cláusula de proteção para as empresas com previsão de reajustes em condições específicas. “Se houver algum imprevisto no projeto, a concessionária tem o direito de pedir reequilíbrio e pode ser muito alto”, cita.
***
Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2011/09/viabilidade-do-trem-bala-divide-opinioes-de-especialistas

MANIPULAÇÃO DA MÍDIA: Bolsas passam trator por cima da Urubologia

28.09.2011
Do blog CONVERSA AFIADA, 27.09.11
Por Paulo Henrique Amorim

Na foto, o trator que passou por cima da Urubologia há muito tempo

A Bovespa fechou em alta

O índice Dow Jones de Nova York também

As bolsas euforia subiram uma barbaridade:

Índice europeu tem maior alta em 16 meses com rumor sobre novas medidas para crise
O principal índice das ações europeias registrou nesta terça-feira o maior ganho porcentual diário em 16 meses, a caminho da maior alta semanal desde julho de 2010, por esperanças de que formuladores de política monetária estejam discutindo medidas para ajudar a amenizar a crise de dívida da região. O índice FTSEurofirst 300 subiu 4,3%, para 936 pontos, na terceira alta consecutiva.

Londres fechou em alta de 4,02%, enquanto Frankfurt subiu 5,29% e Paris ganhou 5,74%. Já Milão teve valorização de 4,9% e Madri avançou 4,03%. Lisboa, por sua vez, teve alta de 2,99%.

Os papéis de bancos figuraram entre os de melhor desempenho, com o índice STOXX Europe 600 para bancos em alta de 6,5%, na terceira valorização consecutiva devido ao otimismo com um plano de ação coordenada. No entanto, o índice ainda acumula queda de 30% neste ano.

No mercado local, a Bovespa opera em alta de 1,93%, aos 54.785 pontos. Já o dólar cai 1,47%, cotado a R$ 1,8060. Em Nova York, Dow Jones sobe 2,42%, S&P 500 ganha 2,26% e Nasdaq tem alta de 2,17%.

“Estamos tendo um rali amparado pelo plano, sugerindo que os políticos estão começando a encarar as coisas de forma séria”, disse o gestor de fundo da Rathbone Brothers, David Coombs, que tem US$ 23,6 bilhões sob gestão.

“Mas é um plano que ainda não foi acertado e não tenho certeza de que é totalmente factível. Não estou aumentando minhas posições com essas notícias, ainda há muita incerteza e de alguma forma o mercado refletirá isso.”

(Joanne Frearson, da Reuters)

Navalha
A Urubologia tem pernas curtas.
Clique aqui para ler o que Delfim diz no Valor sobre os Neolibelês (*)
Paulo Henrique Amorim

(*) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.

****
Fonte:http://www.conversaafiada.com.br/economia/2011/09/27/bolsas-passam-trator-por-cima-da-urubologia/