Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

'Se eu der feriado no dia do jogo, a cidade vai estar em condições para a Copa', diz Miriam Belchior

19.09.2011
Do BLOG DA FOLHA
Postado Valdecarlos Alves
Da Folha.com


A ministra Miriam Belchior (Planejamento) sugeriu hoje que eventuais problemas de mobilidade nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 sejam resolvidos com feriados."O funcionamento da Copa do Mundo, se eu der feriado no dia do jogo, a cidade vai estar em condições de não ter trânsito para a locomoção dos torcedores", disse.

A ministra argumentou que a prioridade do governo é construir os estádios, a infraestrutura para receber navios de passageiros em portos, aumentar a capacidade de aeroportos e na rede hoteleira."Mobilidade urbana é um legado para as cidades, mas não são essenciais para a operacionalização da Copa do Mundo."

Belchior afirmou que o cronograma do governo para as obras da Copa do Mundo começou a ser contado em maio de 2009, quando foram escolhidas as cidades-sede."Sem saber em quais cidades seria, não poderíamos nos preparar."

Segundo ela, as obras de Natal e São Paulo são as únicas atrasadas, mas São Paulo dá sinais de que conseguirá recuperar o tempo perdido. Em resposta aos aumentos de previsão de gastos para o evento, a ministra afirmou que a Fifa fez exigências novas, como a cobertura em estádios, que não estavam no plano original. Isso, segundo explicou, implica gastos adicionais. Ainda assim, ela afirmou que o governo federal desconhece o quanto custará o evento Copa do Mundo aos cofres brasileiros.

"Eu desconheço qual é o valor que vai custar a Copa do Mundo no Brasil. Não há nenhum estudo que diga isso", disse. Belchior afirmou que os investimentos estão sendo feitos em etapas, de acordo com as decisões dos organizadores do evento. A próxima etapa serão os investimentos em segurança e telecomunicações nas cidades-sede. A última etapa deste ciclo, afirmou, será a definição da malha aeroviária."Só poderemos fazer isso depois que soubermos a tabela dos jogos, em quais lugares as seleções irão jogar."

*****
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/24837-se-eu-der-feriado-no-dia-do-jogo-a-cidade-vai-estar-em-condicoes-para-a-copa-diz-miriam-belchior

Satélite do tamanho de um ônibus cairá na Terra; Nasa minimiza risco de acidentes

19.09.2011
Do portal OPERA MUNDI
Por  Agência Efe | Washington



Um satélite do tamanho de um ônibus impactará sobre a Terra na próxima sexta-feira (23/09), segundo informou a Nasa (agência espacial americana), que acompanha atentamente sua trajetória e garante que o risco para a população é muito pequeno.

A probabilidade de que algum dos restos do satélite UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), que pesa 5,6 toneladas, atinja uma pessoa é de uma em 3,2 mil, informou a Nasa nesta segunda-feira (19). Por enquanto, só se sabe que ele cairá entre o norte do Canadá e o sul da América do Sul.


É muito difícil calcular com precisão quando chegará à Terra um satélite fora de controle. Qualquer pequena mudança na hora de sua volta na atmosfera é traduzida em milhares de quilômetros de diferença sobre o lugar no qual impactará.

A chegada do UARS estava prevista para final de setembro ou início de outubro, mas sua queda será antecipada devido ao forte aumento da atividade solar na última semana.

Dessa maneira a data prevista é para a próxima sexta-feira, embora exista uma margem para um dia antes ou depois. Os cientistas calculam que o satélite se despedace em pelo menos 26 grandes pedaços que sobreviverão as altas temperaturas ao passar pela atmosfera.

Mesmo a Nasa tendo explicado que não se conhece nenhum caso de pessoas feridas por objetos espaciais, as Forças Armadas dos Estados Unidos advertem os cidadãos que, caso os restos do satélite caiam em uma área povoada, que avisem as autoridades e que não toquem estas peças.

O motivo do aviso não é apenas por questões de segurança, mas também porque todos os restos do satélite são propriedade do Governo americano, de modo que, insistem as autoridades, "não se pode vender para colecionadores, nem através do site eBay".

Em 1991, a nave Discovery transportou um satélite de seis toneladas projetado para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição, que fez o caminho de volta para a terra há seis anos.

A Nasa acompanha a trajetória do UARS junto com outras agências espaciais estrangeiras e informará sobre o movimento do objeto espacial à medida que este se aproxime da Terra.

*****
Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/SATELITE+DO+TAMANHO+DE+UM+ONIBUS+CAIRA+NA+TERRA+NASA+MINIMIZA+RISCO+DE+ACIDENTES_15324.shtml

Wikileaks: soldados da ONU ofereceram comida em troca de sexo na Costa do Marfim

19.09.2011
Do portal OPERA MUNDI
Por  | Paulo Pastor Monteiro | São Paulo


Oito em cada 10 meninas da cidade de Toulepleu, na Costa do Marfim, entrevistadas por funcionários da ONU (Organização das Nações Unidas), revelaram ter feito sexo em troca de comida com soldados do Benin ligados à missão de paz no país. A preocupante revelação aparece em um despacho de janeiro de 2010 divulgado pelo Wikileaks
 
Toulepelu é palco de conflitos étnicos há mais de dez anos. Segundo dados da Cruz Vermelha, a população na cidade teria diminuído de cerca de 40 mil habitantes para três mil após o início dos conflitos.
 
De acordo com o documento da diplomacia norte-americana, as menores faziam sexo com soldados da força de paz em troca de alimentação ou hospedagem e incentivam outras a fazer o mesmo. “Quando voltavam para suas aldeias, elas contavam sobre seus 'namorados' e incentivavam os pais a levarem suas filhas para receber os 'benefícios”.

Leia mais:
ONG pede que Wikileaks não divulgue nomes de jornalistas por segurança
Wikileaks: Comando militar de Israel diz não ter paciência com "Gandhis palestinos"
Wikileaks admite perda de controle sobre arquivos e responsabiliza o Guardian
Wikileaks: Para EUA, conservadorismo religioso aumentaria rejeição a Kadafi no leste 


Michel Bonnardeaux, porta-voz da ONU, em declaração dado ao The Huffington Post, confirmou que 16 soldados que atuavam na região de Toulepleu foram afastados após denúncias de abuso sexual. Bonnardeauz afirmou que há um problema de controle e que os comandantes das tropas não conseguiram “manter um ambiente que impedisse a exploração e o abuso sexual”
 
O documento trata dos repetidos casos de denúncias de exploração sexual e tráfico de pessoas envolvendo pessoas ligadas à ONU. De acordo com os números citados no despacho em 2008, foram feitas 13 denúncias e em 2009 o número teria diminuído para cinco casos.
 
Nesbitt relata que, em conversa com Maria Rocheteau, integrante do Comitê de Conduta e Disciplina da ONU, foi informado que a entidade reconhece a exploração sexual como um problema e que entre as medidas para combatê-la está a visita periódica aos locais onde estão as forças de paz.
 
No entanto, Rocheteau lamenta a existência de “lacunas graves” devido à falta de funcionários e que os poucos recursos financeiros prejudicam a adoção de medidas que poderiam diminuir ou acabar com o problema. Outro trecho do despacho alerta que o problema pode ser  “mais extenso do que se imagina” .
 
A mensagem revela também a falta de acompanhamento para as meninas que engravidavam após as relações com os soldados. 

*****
Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/WIKILEAKS+SOLDADOS+DA+ONU+OFERECERAM+COMIDA+EM+TROCA+DE+SEXO+NA+COSTA+DO+MARFIM_15322.shtml

Cansei…

19.09.2011
Do blog de Rodrigo Vianna
Por Izaías Almada


Cansei.
Cansei dos hipócritas, dos falsos moralistas, dos “espertos”.
Cansei dos que entendem de tudo,

Dos que dão palpites sobre tudo,
Dos que não concluem nada.
Cansei da direita burra
E dos esquerdistas de ocasião.
Dos que não pensam o futuro.
Dos que cultuam o passado.
Cansei da liberdade de opinião
Que esconde a opinião contra a liberdade.
Cansei do fingimento, das mentiras da imprensa,
Dos analistas de fundo de quintal.
Dos que combatem a corrupção nas ruas
E a praticam em casa ou nos escritórios.
Cansei da religião mercantilizada,
Da fé a serviço do dinheiro.
Cansei dos “machões” da Avenida Paulista,
Das feministas da boca para fora,
Dos líderes do mundo ocidental e cristão,
Das celebridades de televisão.
Cansei do “glamour” dos idiotas,
Da sociedade de classes e seus defensores sem classe,
De certos acadêmicos,
Do Salgueiro ou das universidades.
Cansei do culto à boçalidade,
Da falsa ciência,
Da falsa antropologia,
Da falsa filosofia,
E do falso saber.
Cansei dos economistas de botequim,
Dos especialistas em coisa nenhuma…
Cansei dos pênaltis não marcados
Dos resultados arranjados
Dos crimes organizados
Dos telejornais ensebados
Dos âncoras bem maquiados
Dos galãs embolorados
Dos modernismos forçados
Do charlatanismo rebuscado.
Dos supremos tribunais
E seus ínclitos togados
Acima do bem e do mal.
Cansei do Congresso
E de muitos congressistas
Verdadeiros malabaristas,
Equilibristas e ilusionistas
Do tesouro nacional.
Cansei dos juros bancários,
Indecentes, extraordinários,
Dos impostos sonegados,
Dos dinheiros lavados.
Cansei dos ‘reality shows’
Da miséria cultural
Vestida com arrogância
Vendendo gato por lebre
Transformando o cidadão
Num idiota normal
Inoculando o medíocre
Como coisa natural.
Cansei das ‘famiglias’,
Dos lobbies dos bancos,
Dos lamentos inúteis.

Cansei, sobretudo,
Da turma do CANSEI!


*****
Fonte:http://www.rodrigovianna.com.br/colunas/reflexoes/cansei.html

BLOG MOBILIDADE URBANA: Plano de educação para o trânsito

19.09.2011
Do blog MOBILIDADE URBANA
Por Tânia Passos



Um plano municipal de educação para o trânsito. A Semana Nacional do Trânsito no Recife, que terá sua programação lançada nesta terça-feira, 20, será voltada para a educação. A proposta do município é focar em campanhas junto às escolas municipais, comércio e apostar em uma ferramenta que tem se tornado decisiva na multiplicação de formadores de opinião: as redes sociais.
A ideia é oferecer a um universo de 18 mil seguidores orientações e curiosidade sobre o trânsito nos perfis da Prefeitura do Recife (@recifeweb )e da CTTU (@cttu_recife). O plano terá suas metas definidas em um decreto municipal, que será assinado na terça pelo prefeito João da Costa.
Dentro das ações do município será criado um corpo técnico da Vigilância Sanitária com 120 servidores do órgão. Eles  irão receber uma capacitação nos dias 27 e 29 deste mês com noções sobre os equipamentos e segurança para os ciclistas. O objetivo é orientar os estabelecimentos que têm funcionários que utilizam bicicleta em serviços de entrega.

*****
Fonte:http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/index.php/2011/09/plano-de-educacao-para-o-transito/

ONU acusa indústria alimentícia de colocar saúde pública em risco

19.09.2011
Do portal R7 Notícias
Por Agência AFP 


Dilma pediu à ONU um aumento nos esforços para prevenir doenças não-transmissíveis

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acusou nesta segunda-feira (19) algumas indústrias agroalimentícias de colocar a saúde pública em situação de risco para proteger seus interesses, em uma reunião de cúpula sobre doenças não-transmissíveis realizada à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas que contou com a participação da presidente brasileira Dilma Rousseff.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 36 dos 57 milhões de mortes registradas no mundo anualmente se devem a doenças não transmissíveis como o câncer, diabetes, problemas respiratórios crônicos e hipertensão.
As estimativas da OMS assinalam que o número de mortos provocadas por estas doenças aumentará 17% no mundo na próxima década, com uma alta de 24% apenas para a África.
Ao referir-se a estas doenças, Ban Ki-moon recordou que existe "uma história vergonhosa e bem documentada de certos atores na indústria que ignoram a ciência e, inclusive, sua própria pesquisa".
– Deste modo, colocam a saúde pública em situação de risco para proteger seus interesses.
Neste sentido, Dilma Rousseff pediu à ONU um aumento nos esforços para prevenir e tratar as doenças não-transmissíveis, recordando o enorme custo humano e material que representam, ou seja, 1% do PIB no caso do Brasil.
– Em meu país, 72% das mortes não violentas entre as pessoas com menos de 70 anos estão vinculadas a estas doenças. Atingem também os mais pobres e os mais vulneráveis.

Dilma declarou isso em uma reunião de alto nível sobre este tema organizada em Nova York à margem da Assembleia Geral anual das Nações Unidas.
– As perdas em produtividade e os custos ocasionados nas famílias e no sistema unificado de saúde equivalem a 1% de nosso PIB.
A presidente ressaltou que "a desproporcional incidência entre os mais pobres prova a necessidade de uma resposta global a este problema", e lembrou que, para o Brasil, "o acesso a medicamentos faz parte do direito humano à saúde".
Ela enumerou algumas das iniciativas lançadas por seu governo, como, por exemplo, a favor de quem sofre de hipertensão e diabetes, através da distribuição gratuita de medicamentos em 20.000 farmácias públicas e particulares.
– Nos primeiros sete meses de meu governo, este esforço alcançou 5,4 milhões de brasileiro, triplicando o número de pacientes beneficiados.
De fato, 80% das mortes por doenças não-transmissíveis acontecem por doenças não-transmissíveis ocorrem em países em desenvolvimento.
A diretora da OMS, Margaret Chan, denunciou, por sua vez, os problemas ocasionados pelo cigarro, o sal, as gorduras não saturadas e o açúcar.
– Nós nos manifestamos por mudanças no modo de vida e as regras rígidas para o uso do tabaco.

Para Margaret, a reunião desta segunda "deve ser um chamado para despertar os governos no mais alto nível, levando em conta que o aumento mundial destas doenças é um desastre anunciado".
– Os alimentos preparados ricos em sal, gorduras saturadas e açúcar se converteram nos novos alimentos de primeira necessidade em quase todos os cantos do mudo. Para um número crescente de pessoas são a forma mais barata para encher o estômago que tem fome.
Uma declaração política adotada pelos chefes de Estado e de Governo dos 13 países membros da ONU se refere de forma explícita ao efeito prejudicial do sal, açúcar e gorduras saturadas nos regimes alimentares.
Uma fonte da ONU, que não quis revelar sua identidade, enfatizou que esta menção sofreu a resistência por parte de lobbies vinculados a esses produtos.
Esta reunião sobre doenças não-transmissíveis é a primeira de importância na agenda da Assembleia Geral anual da ONU em Nova York. 

******
Fonte:http://noticias.r7.com/saude/noticias/onu-acusa-industria-agroalimenticia-de-colocar-saude-publica-em-risco-20110919.html

Maria Frô: Professora denuncia pichação com suásticas e frase racista

18.10.2011
Do blog de Luiz Carlos Azenha,
Por Conceição Oliveira, no Maria Frô

Recebi a denúncia abaixo, via mail. A autora, a professora Ana Carolina,  comprometeu-se a fotografar o muro pichado.
Muro pichado com as suásticas e frase racista
Leia também:

*****
Fonte::http://www.viomundo.com.br/denuncias/maria-fro-professora-denuncia-pichacao-com-suasticas-e-frase-racista.html

Uma charge e duas sentenças: Gusmão é censurado de novo

19.09.2011
Do blog de Luiz Carlos Azenha, 14.09.11
Por Charles Carmo, em O Recôncavo

É no mínimo curiosa a situação do blogueiro Emílio Gusmão, em Ilhéus (BA). Por ter publicado a charge acima, uma montagem com personagens da vida política da cidade, o blogueiro sofreu, novamente, um processo lamentável de censura.
Jorge Luiz Dias Ferreira, Juiz de Direito em Ilhéus (BA), determinou que a postagem da charge eletrônica fosse retirada do “Blog do Gusmão, de responsabilidade de Emílio Gusmão. A decisão do juiz, atentemo-nos, foi assinada no dia 05 de agosto de 2011 e só recentemente notificada ao blogueiro que a cumpriu, retirando a charge de seu site. Este pedido tem como autor da ação o  Secretário de Serviços Urbanos do Município de Ilhéus, o senhor Carlos Manuel Freitas Costa.
Ocorre que Maria Helena Peixoto Mega, também é Juíza de Direito na mesmíssima cidade. Exatos dois dias antes da decisão de seu colega, no dia 03 de agosto de 2011, a juíza  Maria Helena Peixoto Mega negou o pedido de retirada da charge/montagem do Blog do Gusmão. O curioso é que este pedido tem como autor, por sua vez, o prefeito da cidade, Newton Lima, e teve o seu recurso indeferido pela desembargadora Ilza Maria  Anunciação, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia.
Como assim? Não entendeu? O prefeito de Ilhéus pediu na justiça a retirada da charge/montagem e a justiça indeferiu. Ao mesmo tempo, o secretário do prefeito faz o mesmo pedido e outro juiz, da mesma cidade, defere o pedido.
É legítimo que tanto o secretário quanto o prefeito sintam-se ofendidos com a charge. O fato deles quererem processar o blogueiro por supostos danos morais, é parte da democracia, e um direito deles.
Entretanto, na minha livre opinião, censurar o blog e obrigá-lo a retirar a postagem é uma violência contra o direito de livre comunicação.
O espectro da censura ronda a cidade de Ilhéus.
A charge é a mesma. As sentenças é que são diferentes, como permite a legislação brasileira.
Que prevaleça o entendimento do Tribunal de Justiça da Bahia que já se manifestou contrariamente à censura do blog.
Para ler a decisão que negou a censura, aperte aqui.
Para ler a decisão que aprovou a retirada da postagem, clique aqui.
Leia também:

*****
Fonte:http://www.viomundo.com.br/denuncias/uma-charge-e-duas-sentencas-blog-do-gusmao-e-censurado-de-novo.html