Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Polícia da Itália encontra 25 cadáveres de imigrantes em barco vindo da Líbia

01.08.2011
Do portal OPERA MUNDI
Por Agência Brasil,Brasília


A polícia da Itália descobriu 25 cadáveres a bordo de um barco na Ilha de Lampedusa, no Sul do país. A embarcação transportava 271 imigrantes, entre eles 36 mulheres e 21 crianças. Não há informações oficiais sobre as causas das mortes.


Desde o início dos confrontos na Líbia, no começo do ano, milhares de pessoas tentam escapar do país. Os imigrantes reclamam da insegurança causada pelos conflitos entre as forças da oposição e os aliados do presidente líbio, Muamar Kadafi.


Leia mais:
Barcos com 1.356 imigrantes chegam à ilha italiana de Lampedusa
Seis embarcações com 1.241 imigrantes líbios chegam a Lampedusa
Cerca de 60 imigrantes da Tunísia desaparecem no Mediterrâneo
Entidades resgatam 150 corpos de refugiados no mar Mediterrâneo


A maioria dos líbios tenta chegar à Itália por meio do Porto de Lampedusa. Os esforços envolvem  uma viagem de cerca de dois dias e centenas de pessoas morrem afogadas. As autoridades italianas tentam limitar a entrada dos imigrantes no país. 


****
Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/POLICIA+DA+ITALIA+ENCONTRA+25+CADAVERES+DE+IMIGRANTES+EM+BARCO+VINDO+DA+LIBIA_13973.shtml

Cris Rodrigues: A hipocrisia da RBS no caso Murdoch

01.08.2011
Do blog de Luiz Carlos Azenha,31.07.11
Por Cris Rodrigues, no Somos Andandovia Google+

Com telhado de vidro, não se deve jogar pedra
Fazia tempo que não me divertia tanto com alguma coisa encontrada num jornal. Juro, estou #rindolitros em casa. Eu já nem chamaria de hipocrisia, uma palavra quase simpática, o que li no editorial da Zero Hora de hoje, intitulado “O limite da notícia”; na verdade, é uma demonstração de absoluta e enorme cara-de-pau.
É esse jornal que, com total desfaçatez, critica hoje não apenas a postura do cidadão que operou as escutas ilegais do News of the World (NoW) de Rupert Murdoch na Inglaterra, mas “a empresa de comunicação que explorava e estimulava a conduta antiética, caracterizada pelo desrespeito e pelo desrespeito à privacidade das pessoas”. É quase um pecado usar a famosa parábola sobre a ética do jornalista de Cláudio Abramo para sustentar esta posição.
A empresa jornalística ora em questão, a gaúcha RBS, é aquela que em 2010 tinha cerca de dez profissionais (não se sabe quais e nem se teve notícia de demissões na empresa por causa disso) vinculados a ela com acesso a um sistema sigiloso e ilegal do governo do estado de obtenção de informações sobre determinadas pessoas sem mandado judicial ou investigação oficial em curso. Marco Weissheimer era um dos jornalistas investigados, por exemplo. Curiosamente, ele fazia oposição ao governo Yeda, aquele que forneceu as senhas aos jornalistas. O filho pequeno da então deputada estadual e hoje secretária de Administração do governo Tarso teve suas fotos vistas por toda essa galera. Mas gente de dentro do governo e da grande imprensa também estava na lista, já que era possível descobrir se corria algum tipo de investigação sobre elas.
Está dando pra pegar a ironia da coisa? O jornal Zero Hora quase se diz ofendido com a atitude de seus pares europeus no que tange a privacidade, justamente o quesito desrespeitado em outubro do ano passado.
Para ler todo o texto, vá ao Somos Andando.
 

*****
Fonte:http://www.viomundo.com.br/politica/cris-rodrigues-a-hipocrisia-da-rbs-no-caso-murdoch.html

A ‘Disneylandia’ do filho de FHC

01.08.2011
Do BLOG DA CIDADANIA,31.07.2011
Por Eduardo Guimarães

A perseguição da mídia a Lula e à sua família não terminou depois que ele deixou o poder. Desde a semana seguinte à posse de Dilma Rousseff, em janeiro, que os ataques ao ex-presidente miram todo e qualquer aspecto de sua vida particular – desde os valores que cobra para dar conferências (como faz seu antecessor Fernando Henrique Cardoso desde que deixou o poder) até as atividades privadas de seus familiares.
Essa perseguição obstinada, irrefreável e interminável acaba de ganhar mais um capítulo. Neste domingo, o jornal Folha de São Paulo expõe uma neta do ex-presidente-operário, Bia Lula, de 16 anos, que integra o elenco de uma peça de teatro que recebeu financiamento de 300 mil reais da operadora de telefonia OI. A matéria insinua que o financiamento só ocorreu devido à influência de Lula.
Este post, porém, não pretende questionar a função fiscalizadora da imprensa nas democracias e, sim, a seletividade nessa fiscalização. Não é ruim que a imprensa fiscalize a vida privada dos políticos desde que não faça isso em benefício de outros políticos, tornando-se partícipe do jogo político-partidário, o que lhe retira a credibilidade, razão pela qual esses conglomerados de mídia negam até a morte que têm qualquer preferência política.
Mas o que explica, então, que as atividades privadas dos filhos de um ex-presidente de determinado partido sejam devassadas dessa forma – não poupando nem uma garota de 16 anos ao lhe reproduzir a foto em uma matéria em que, ao fim e ao cabo, chama seu avô de ladrão (nas entrelinhas) – enquanto não acontece o mesmo com os negócios para lá de esquisitos do filho de FHC Paulo Henrique Cardoso, por exemplo?
Fico imaginando o que teria acontecido se Lula tivesse feito em relação ao seu filho o que fez o antecessor em relação ao dele, enquanto ambos  governavam…
Em 1996, Paulo Henrique Cardoso era casado com a filha do dono do Banco Nacional, cuja falência foi evitada por medida provisória editada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Aquela medida tornou possível a venda de parte boa do Banco Nacional para o Unibanco. A parte podre — de seis bilhões de dólares — ficou para o governo pagar. Este blogueiro se cansou de ler editoriais do Estadão defendendo a negociata.
Em 2000, dois anos antes de deixar o poder, FHC autorizou financiamento do seu governo à empresa do próprio filho, Paulo Henrique Cardoso, para montar o pavilhão brasileiro na Expo 2000 na Alemanha, na cidade de Hannover. Foram doados pelo governo federal, então, 14 milhões de reais. O Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal chiaram, inclusive. A imprensa, porém, deu algumas raras reportagens sobre o caso e nunca mais tocou no assunto, sobretudo depois que FHC deixou o poder.
A boa e velha hipocrisia da mídia dirá que tudo isso aconteceu faz tempo e tentará convencer os incautos de que naquela época foi feito um barulho sequer parecido com o que se faz hoje sob meras especulações e não sob fatos concretos como aqueles que pesavam sobre o filho do ex-presidente tucano. Contra Fábio Luís Lula da Silva, por exemplo, afirmam que financiamento da OI à empresa dele seria escandaloso. Mas alguém viu algum jornalista chamar de escandalosos os fatos sobre o filho de FHC?
E o pior é que PHC continua se metendo em negócios estranhos, para dizer o mínimo. A mídia deveria ter curiosidade sobre seus negócios porque seu pai é o líder máximo do maior partido de oposição, partido que controla governos estaduais poderosos como os de São Paulo (o mais rico do país) e Minas Gerais, sem falar da ascendência do ex-presidente sobre a grande mídia, o que faz dele político a ser agradado por empresas privadas.
Veja só, leitor, o negócio fechado no fim do ano passado pelo filho de um dos políticos mais poderosos e influentes do Brasil, um negócio sobre o qual a grande mídia não especulou nada, não quis saber nada e não publicou nada. Em 29 de novembro do ano passado a Rádio Disney estreou oficialmente no Brasil na frequência FM 91,3 MHz de São Paulo. A emissora foi negociada no começo do ano, quando a Walt Disney Company se uniu à Rádio Holding Ltda. e comprou a concessão. A Holding pertence a Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e detém 71% do negócio.
Walt Disney Company é um dos maiores grupos de mídia dos Estados Unidos e esse será o seu maior investimento no Brasil. Teve que se associar minoritariamente ao filho de FHC porque a legislação brasileira não permite que empresas estrangeiras controlem veículos de comunicação. Por isso precisa de um brasileiro…
O filho de Lula, dito “Lulinha” pela mídia, recebeu acusações explícitas e incessantes por receber financiamento de uma grande empresa. Por que foi diferente com o filho de FHC? O caso deles é bastante parecido, ora. Ambos têm sócios poderosos em empresas de comunicação – “Lulinha” produz conteúdo para uma televisão UHF e Paulo Henrique é sócio de um tubarão internacional numa rádio.
É injusto dizer que há irregularidades nesses negócios de familiares dos ex-presidentes. Para expor as famílias da forma como a Folha fez com a neta de Lula, deveria haver mais do que especulações. Tanto para a família do ex-presidente petista quanto para a do tucano. Os valores que eles cobram pelas palestras, idem. Mas se a mídia quer investigar, que faça com todos os políticos e não só com aqueles dos quais não gosta.

*****
Fonte:http://www.blogcidadania.com.br/2011/07/a-%E2%80%98disneylandia%E2%80%99-do-filho-de-fhc-2/

Ultra-capitalismo: do terrorismo ao calote


01.08.2011
Do blog de Rodrigo Vianna
Por Marcelo Salles*


Por que não podemos classificar o terrorista norueguês como ultra-capitalista? Por que temos que nos conformar com o rótulo na capa da revista Veja, que o chama de ultra-nacionalista, ou com as variantes usadas no restante das corporações de mídia (atirador, terrorista, extremista e outros tantos, que confundem muito mais do que explicam)? São confiáveis esses veículos de comunicação que imediatamente após o tiroteio sopravam que se tratava de um “extremista islâmico”? A versão amplamente divulgada não resistiu a 24 horas.

Mas estaria eu sendo radical? O capitalismo não prega genocídios? O capitalismo tem um lado humano? Vejamos:

Quando digo que o marginal norueguês é ultra-capitalista não estou pensando nos postulados de Adam S mith ou naquilo que é permitido que se publique a respeito do sistema que domina o mundo. Estou me referindo ao que é escondido (o trabalho escravo ou semi-escravo e a máquina de moer essa gente que trabalha por um salário mínimo de fome) e ao que está implícito, às sutis formas de produção e reprodução de subjetividades, que interferem nas formas de sentir, pensar e agir dos cidadãos e, conseqüentemente, da própria sociedade em que estes estão inseridos.

O assassino em massa que chocou o mundo agiu influenciado por doutrinas que pregam a concorrência violenta, o ódio ao próximo. Essa teoria que joga a culpa de tudo em estrangeiros, negros, gays, ou em qualquer um que seja diferente. É reducionista, mas funciona. Em vez de reconhecer os próprios defeitos, o que demanda tempo, reflexão e análise, basta jogar a culpa em alguém com quem a pessoa não se reconhece: o outro.

Não me parece casual que o alvo do assassino tenha sido um acampamento da juventude socialista, que reuniu centenas de jovens de todos os cantos do mundo – inclusive do Brasil. O bandido criticava o multiculturalismo e chegou a dizer que esse era o grande problema do nosso país. Essa seria a razão para sermos uma sociedade “disfuncional”, de segunda classe.

É evidente que o genocida norueguês nunca viu um Neymar da vida jogando. Muito menos teve a oportunidade de apreciar uma partida como a de quarta-feira, entre Flamengo e Santos. Ali, na Vila Belmiro, quando todos os deuses do futebol (que não são nórdicos, por suposto) baixaram simultaneamente em campo, ficou provada a existência de milagres. Esses milagres que permitem uma jogada como a do terceiro gol do Santos, quando o miscigenado Neymar fez com a bola algo que desafia a compreensão até mesmo dos deuses. Esses milagres que fizeram com que o Flamengo virasse uma partida após estar perdendo por três gols de diferença, sendo que o miscigenado Ronald inho fez três e foi chamado de “gênio” pelo melhor jogador do mundo na atualidade. Foi um jogo que será lembrado daqui a cem anos. Deve ser duro para os racistas ouvirem isso, mas a verdade é que esses milagres nascem justamente com a miscigenação que as teorias nazistas repudiam. Futebol e música soam melhor quando tem mistura, é assim em qualquer lugar do mundo.

A propósito: o nazismo não era capitalista? Se não, o que era?

A dificuldade de se entender o discurso do premiê da Noruega é compreensível. Todos ficaram chocados quando ele afirmou que discursos de ultra-direita são legítimos. Isso porque as corporações de mídia não conseguiram traduzir para o bom português; preferiram fingir que ele não estava se referindo à ultra-direita, ou seja, a versão mais descarada do capitalismo. Para as corporações de mídia é melhor apostar na confusão do que mostrar ao povo brasileiro que seus sócios e amigos defendem, por exemplo , o cercamento de favelas. Ou o abandono da gente pobre. A tortura de traficantes varejistas.

Os tiros disparados na Noruega também ecoam nos Estados Unidos. O extremismo do assassino nórdico tem tudo a ver com o fundamentalismo neoliberal de mercado. Ambos reivindicam para si a verdade, como se existisse apenas uma, a deles. Ambos consideram-se pertencentes a uma casta superior. E ambos agiram com planejamento, método e frieza.

Agora a maior economia do mundo anuncia tranqüilamente que pode dar um calote amplo, geral e irrestrito, mas não aparece um economista para entoar os cânticos de “irresponsável”. Onde estão os fiscais dos fundamentos da economia? Onde os que diziam que Lula quebraria o Brasil? Cadê a turma que defendia o modelo estadunidense como digno de ser seguido? Estão todos quietinhos, debaixo da cama, morrendo de medo das conseqüências, imprevisíveis, de uma moratória dos Estados Unidos.
O mundo não está nessa situação porque de vez em quando aparece um lunático disposto a tudo para fazer valer sua irracionalidade. Chegamos a este ponto porque o modelo de sociedade adotado pela maior parte do mundo não presta. Quem sabe a União de Nações Sul-Americanas – Unasul – aponte uma nova direção.


*Marcelo Salles, jornalista, atuou como correspondente da revista Caros Amigos no Rio de Janeiro (2004 a 2008), e em La Paz (2008 a 2009).

Leia outros textos de Marcelo Salles

Leia outros textos de Até a Vitória, Sempre!
******
http://www.rodrigovianna.com.br/colunas/ate-a-vitoria-sempre/ultra-capitalismo-do-terrorismo-ao-calote.html#more-8982Fonte:


João da Costa destaca parceria com Eduardo para receber turistas em 2014

01.08.2011
Do BLOG DA FOLHA
Postado por Valdecarlos Alves  



alt
                     Petista foi a evento acompanhado do governador e da primeira dama do Recife
  
O prefeito João da Costa disse que a definição das chaves com 824 jogos ao longo de 888 dias inicia uma contagem regressiva para o mundial de futebol. “Esse é o primeiro evento que mostra a responsabilidade que tem o Brasil, mas como falou a presidenta Dilma, estamos preparados para mostrar ao mundo em 2014 o novo Brasil e o Recife vai estar preparado também para mostrar a capacidade de receber bem aqueles que vão nos visitar. A parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado está preparando a cidade para receber bem os turistas, mas como a gente tem dito sempre, o que é bom para o turista tem que ser bom primeiro para quem mora na cidade do Recife”, disse o petista, ao participar so sorteio no Rio de Janeiro.

O prefeito disse ainda que a Copa deixará um importante legado para a cidade. “Vemos como aquilo que pode ficar de bom para a cidade na área do trânsito, do transporte, da melhoria da infraestrutura do turismo e dos serviços que a gente está preparando para colocar o Recife no mapa do turismo internacional”, avisou João da Costa.

Divulgação/PCR
ialt



A cerimônia foi aberta oficialmente pela presidenta Dilma que ressaltou em seu discurso como o fato de o Brasil sediar a Copa envaidece os brasileiros. “Nós brasileiras e brasileiros, amamos o futebol. Ganhamos cinco Copas do Mundo e aqui nasceram vários craques ao longo do tempo. Temos uma economia estável de crescimento. Em oito anos, elevamos para classe média 40 milhões de brasileiros. Somos um País que tem na diversidade ética, cultural e religiosa uma das suas maiores riquezas e que convive bem com o meio ambiente. O Brasil inteiro está jogando junto para fazer uma Copa do Mundo inesquecível e estaremos de braços abertos para receber todos com muito carinho na melhor e maior festa do esporte mais popular do mundo", disse.

Durante 107 minutos, craques de várias épocas do futebol Zico, Cafu, Neymar, Ganso, Ronaldo, Bebeto, Lucas Piazón, Zagallo, Felipe Bastos, ajudaram o mestre de cerimônias a determinar os encontros nas cinco zonas de qualificação a serem sorteadas. Os resultados completos estão disponíveis em www.FIFA.com/Brazil2014. 

*****
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/23004-joao-da-costa-destaca-parceria-com-eduardo-para-receber-turistas-em-2014

Homem jogou ácido no rosto da jovem que rejeitou pedido de casamento

01.08.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO


Homem jogou ácido no rosto da jovem que rejeitou pedido de casamento



AMENEH, de 32 anos, ficou desfigurada e perdeu a visão de um dos olhos
AMENEH, de 32 anos, ficou desfigurada e perdeu a visão de um dos olhos
TEERÃ (EFE) - Ameneh Bahrami, a mulher iraniana de 32 anos que ficou desfigurada e cega depois de um homem jogar ácido contra o seu rosto há sete anos por ela ter dito não ao seu pedido de casamento, o perdoou ontem, minutos antes de ele perder a visão com áci­do de acordo com a chamada Lei de Talião. Pelas leis islâmicas iranianas, a sentença seria administrada em um hospital de Teerã quando, minutos antes, Ameneh perdoou Majid Mohavedi, de 29 anos, indicou a agência de notícias “Fars”.

Com base nas informações da agência, agora, Movahedi voltará à prisão para cumprir a pena de detenção por tem­po indeterminado. Já a agência estudantil “Isna” citou declarações de Bahrami: “Lutei sete anos para conseguir esta condenação e ver a pessoa que me jogou ácido ser punida com o ‘olho por olho’”. À televisão iraniana “IRIB”, ela declarou que o havia perdoado porque “nunca buscou a vingança, mas uma compensação”, que pe­la imprensa local será de 150 mil euros, para cobrir as despesas médicas, e não os  dois milhões de euros que havia solicitado.

Em 23 de maio, o procurador-geral do Irã e porta-voz do Poder Judiciário, Gholam Hossein Mohseni-Ejei, informou que a pena contra Movahedi, condenado a perder a visão com ácido sulfúrico, era firme e inapelável. O fato remonta a 2004, quando Movahedi, um pretendente rejeitado, jogou ácido sulfúrico no rosto de sua colega, Ameneh, porque ela não havia aceitado as suas insistentes propostas de casamento.

Em 2008, um tribunal condenou o agressor a receber dez gotas da mesma substância em cada olho. A lei permite a vítima obter a vingança ou perdoar o agressor. A pena deveria ser aplicada pela própria Ameneh, que havia declarado ao jornal local “Armam” que estava disposta a ceder em troca de compensação de dois milhões de euros.

O condenado reconheceu ter sido o autor da agressão e disse que cometeu o ato insano por amor. “Quando pedi a sua mão e ela me disse que iria casar-se com outra pessoa, eu pensei em jogar ácido no rosto dela para que o namorado a abandonasse”, confessou Mohavedi. Ameneh morou no ano de 2009 em Barcelona, onde foi submetida a diferentes cirurgias nos olhos e no rosto, mas os médicos não conseguiram salvar a visão de um de seus olhos.

****
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-planeta/654789-mulher-perdoa-agressor-no-ira

Megapacote de obras para a Copa

01.08.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO,30.07.11
Vida Urbana


Apesar do prazo apertado para a dimensão dos projetos, governo garante que tudo ficará pronto



A Copa do Mundo de 2014 começa, oficialmente, hoje no Brasil. Torcedores de 200 países estarão atentos ao Sorteio dos Grupos das Eliminatórias, que será realizado num megaevento no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todas as nações. Mas, até que a bola entre em campo, o país tem que vencer, primeiro, o desafio de preparar as cidades-sede para receber um torneio desse porte. Em Pernambuco, 16 projetos e ações de mobilidade e infraestrutura estão em andamento com a promessa de mudar o cenário urbano da RMR. 


Nosso pacote impressiona: são cerca de R$ 2 bilhões em obras que devem ser executadas até dezembro de 2013 - seis meses antes do início da Copa. O valor é praticamente o mesmo que será empenhado na construção da Cidade da Copa, incluindo o estádio. Apesar do prazo apertado, o governo do estado garante que não haverá atrasos. “Temos certeza que as obras serão concluídas até a Copa”, afirmou o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

Saiba mais

l Corredor Caxangá (Leste/Oeste)



Vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a Avenida Caxangá, onde todas as paradas serão substituídas por estações de BRT. Serão 22 estações e três terminais de integração no percurso.
O corredor terá 12,5 km de extensão
e 3 elevados
Investimento: R$ 164 milhões – PAC da Copa

l Corredor Norte-Sul



A primeira etapa do Corredor Norte-Sul vai do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. O percurso de 33,2 km vai ter 20 estações de BRT interligadas e quatro terminais integrados
Investimento: R$ 155 milhões – PAC da Copa

l BRT Leste/Oeste / Ramal 

l Via Mangue


Cidade da Copa
O corredor de acesso à Copa vai da Avenida Belmino Correia, próximo à Estação de Metrô de Camaragibe até a Cidade da Copa e a BR-408, que está sendo duplicada. Será uma pista exclusiva de ônibus e duas de carros em cada sentido, com 3 km de extensão, passando pela Estação de Metrô Cosme e Damião e pelo Terminal Integrado Cosme e Damião
Investimento: R$ 138 milhões – PAC da Copa

l Terminal Integrado 


Cosme Damião
Será construído ao lado da Estação do Metrô. Na área de 7.625.74 metros quadrados, serão construídas duas plataformas de embarque e desembarque, uma para o modal BRT e outra para o modelo de transporte convencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. Além disso, todo o TI será construído com pisos táteis, facilitando a acessibilidade
Investimento: R$ 19 milhões – PAC da Copa



Complexo viário que vai ligar a região central do Recife à Zona Sul da cidade. Serão 4,5 km de extensão, com 2 faixas no sentido Boa Viagem e 3 no sentido Cidade, ciclovia e passeios dos dois lados, além de uma alça na Ponte Paulo Guerra e um elevado na Antônio Falcão. O projeto será crucial para os turistas que estiverem hospedados na Zona Sul
Investimento:
 R$ 320 milhões (obras viárias)

Andamento: 



Obra teve início em abril deste ano e deve ser concluída em setembro de 2013. Atualmente, estão sendo feitas as fundações da alça no viaduto Capitão Temudo e, posteriormente, deve iniciar a execução do complexo de elevados na Antônio Falcão

Andamento das 4 obras


Os projetos estão em fase final de análise no Tribunal de Contas do Estado. O edital para execução das obras deve ser publicado até a primeira quinzena de agosto. A ordem de serviço deve ser dada entre novembro e dezembro deste ano. Depois disso, elas têm 18 meses para serem concluídas, devendo ficar prontas até meados de 2013

Requalificação da BR-101



O governo do estado pretende implantar um corredor exclusivo para BRT entre Abreu e Lima e Cajueiro Seco, no trecho urbano da BR-101, facilitando o acesso à Arena da Copa
Investimento: R$ 450 milhões
Andamento: O projeto está pronto e foi entregue ao Dnit para aprovação. O Dnit também vai dizer se autoriza o governo do estado a ficar responsável pela via

Estação de Metrô Cosme Damião



Estação que está sendo construída entre as de Camaragibe e Rodoviária, na Linha Centro, a cerca de 1 km da Arena da Copa, no limite dos municípios do Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata
Investimento: R$ 6,7 milhões – PAC
Andamento: As obras foram 75% concluídas e estão em fase terminal. A previsão é que a estação comece a operar em janeiro de 2012

Novos trens



Estão sendo adquiridos 15 novos trens para serem incorporados às linhas Sul e Centro. A expectativa é que, com as novas locomotivas, o sistema passe a atender cerca de 400 mil usuários por dia. Hoje, são 250 mil
Investimento: R$ 220 milhões
Andamento: Os trens já foram comprados. O primeiro deve deverá chegar ao Recife para testes em agosto de 2012. Todos devem ser entregues até dezembro de 2013

VLT



As locomotivas a diesel entre as estações Cajueiro Seco e Cabo serão trocadas por 7 VLTs. Cada um terá 3 carros e capacidade para 600 passageiros. Como o sistema é integrado, vai facilitar o acesso à Arena da Copa para quem estiver na Região Metropolitana Sul
Investimento:  R$ 56 milhões.
Andamento: Os 7 VLTs já foram comprados. O primeiro já foi entregue, está em fase de teste e deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2012. Os demais deverão ser implantados até o final de 2012

Triplicação da BR-232



Adequação da capacidade da via, com a implantação de novas faixas de tráfego, vias locais, restauração de pavimentos, drenagem, pontes, viadutos e passarelas, além de iluminação pública especial e paisagismo. A obra será do km 4,70, na entrada da BR-101, perto da Ceasa, ao km 11,5, na entrada da BR-408, perto do Curado, totalizando 6,8 km de extensão
Investimento: R$ 40 milhões
Andamento: Foi lançado o projeto licitatório em 20 de julho e a abertura está programada para o dia 14 de setembro

Duplicação da BR-408 Lote 2



Contempla a execução de uma nova pista pelo lado direito da rodovia no sentido Carpina-Recife, com restauração da pista antiga, duplicação da ponte sobre o rio Goitá, duplicação da ponte sobre o rio Tapacurá, dentre outras intervenções. A obra será do km 86,1, na entrada da PE-05, até o km 105,8, na entrada da BR-232, totalizando 19,7 km de extensão
Investimento: R$ 115.485.525,36
Andamento: A obra já começou e está 60% concluída

Acesso à Arena da Copa



Construção de dois viadutos e das alças da interconexão, com 2 km de extensão, entre Jaboatão e São Lourenço da Mata, no trecho entre a BR-408 e o acesso à arena
Investimento:  R$ 22 milhões
Andamento: A abertura do processo licitatório está prevista para o dia 10 de agosto. O prazo de execução é de 10 meses a partir da ordem de serviço

Requalificação da PE-08



A obra inclui a construção de 2 viadutos (já prontos e liberados), um túnel, um centro cultural (que já está pronto) e uma grande área de urbanização, que inclui Academia das Cidades, área de lazer, posto de saúde e posto policial. Também a duplicação no trecho de 5,09 km. Contempla o entroncamento com a Avenida Mascarenhas de Moraes (Jordão, Recife) ao da BR-101 (Prazeres, Jaboatão).
Investimento: R$ 169,1 milhões.
Andamento:  A obra está 72% concluída e deve ser entregue até dezembro de 2012

Viaduto da PE-15



Construção dos viadutos da Panordestina, que faz a interconexão da PE-01 com a PE-15, no giradouro do Complexo de Salgadinho, em Olinda
Investimento: R$ 33,5 milhões
Andamento: Os viadutos já foram liberados. Falta concluir as vias marginais 3 e 4 e o projeto de urbanização do entorno, previsto para outubro de 2011

Melhorias no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre



Em janeiro de 2007, foi entregue a obra de construção da 2ª etapa do conector do terminal de passageiros, com a instalação de mais quatro pontes de embarque, ampliando a capacidade de operação do terminal que passou a contar com 11 pontes. A obra foi orçada em R$ 12 milhões (PAC). Agora, será construída a nova torre de controle do aeroporto
Investimento: R$ 19,8 milhões.
Andamento: O processo está em fase de adequação do projeto para a realização da licitação. A conclusão está prevista para 2013

Terminal Marítimo de Passageiros



Equipamentos para o receptivo de turistas que chegam ao Porto do Recife por navios de cruzeiros.
Investimento: R$ 26,3 milhões (PAC e Governo do Estado)
Andamento: A previsão é que as obras comecem no final deste ano e que o equipamento seja entregue à população em fevereiro de 2013.

****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/07/30/vidaurbana8_0.asp

Assalto, reação e morte em Itamaracá

01.08.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Vida Urbana



O suspeito Wilke Ferreira de Souza foi ferido na perna.
Imagem: ALCIONE FERREIRA/DP/D.A PRESS
Na madrugada de ontem, depois de chegarem de uma festa, nove pessoas, entre elas duas mulheres grávidas, foram rendidas por cinco jovens, sendo dois adolescentes, dentro de uma casa de veraneio em Itamaracá. Os assaltantes só não esperavam que, entre as vítimas estivesse um soldado da Polícia Militar, que, aproveitando um deslize de dois dos suspeitos, reagiu com tiros ao assalto. Um bandido morreu, três ficaram feridos e outro, que também foi baleado, conseguiu fugir.

A ação aconteceu por volta de 1h30, na Rua Beira Mar, bairro de Jaguaribe. O grupo de amigos jogava dominó quando quatro suspeitos pularam o muro e entraram facilmente na casa, anunciando o assalto. Depois de render as vítimas, três bandidos subiram para o primeiro andar da residência, na tentativa de roubar dinheiro e pertences de valor. Outro ficou na porta monitorando a movimentação das pessoas. Um quinto suspeito aguardava do lado de fora. Segundo a polícia, um barulho de fogos de artifício chamou a atenção do bandido que estava na porta. O PM, que preferiu não revelar o nome, aproveitou, sacou um revólver e atirou contra ele, que morreu no local. Em seguida, o policial efetuou outro disparo contra o suspeito que dava cobertura fora da casa. Atingido, ele conseguiu fugir. Por último, o PM subiu para o 1º andar, onde atirou contra os três suspeitos, que logo se renderam.

Wilke César Ferreira de Souza, 18, sofreu ferimento na perna esquerda. Após ser atendido no Hospital Miguel Arraes, foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi autuado por tentativa de roubo. “Em depoimento, ele disse que foi convidado pelo suspeito que foi morto para roubarem uma casa, que foi escolhida aleatoriamente”, disse o delegado Igor Leite, plantonista da Força-Tarefa Norte. Wilke Souza foi recolhido ao Cotel, em Abreu e Lima.

Um adolescente de 17 anos, que levou um tiro no braço esquerdo, foi levado à mesma emergência. Outro, de 15 anos, atingido nas costas, foi encaminhado ao HR. Os dois seguem internados. Já o corpo do suspeito morto, identificado apenas por Igú, está no IML) e deve ser liberado hoje. (Raphael Guerra) 

****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/08/01/vidaurbana3_0.asp

LDO vai priorizar as obras da Copa de 2014

01.08.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 30.07.11
Por Júlia Schiaffarino
Política


Projeto que orienta a Lei Orçamentária chega na segunda-feira à Assembleia Legislativa



Deputados estaduais vão analisar as propostas remetidas pelo governo. Imagem: RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS






































Os preparativos para sediar a Copa do Mundo em 2014 e a sustentabilidade do mundo rural foram incluídos pelo governo de Pernambuco entre os destinos prioritários de verbas e ações, durante o ano de 2012. A medida está expressa em meio às 22 páginas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que chega na próxima segunda-feira à Assembleia Legislativa, no primeiro dia de atividades após o recesso. O documento orienta a execução do orçamento do próximo ano.

No caso da Copa do Mundo, os projetos serão supervisionados pela secretaria Especial da Copa. Os recursos, entretanto, estão concentrados principalmente nas secretarias estaduais de Cidades e de Transportes. Apenas neste ano, a expectativa é de que elas recebam R$ 437 milhões. A previsão é que até o fim o mundial a cifra aplicada pelas duas seja quase que triplicada. A projeção é de que a Secretaria das Cidades concentre R$ 821,8 milhões e a de Transportes R$ 374,78 milhões, conforme dados do governo divulgados em janeiro.

O valor previsto para a “sustentabiliade do mundo rural” deve ser mais modesto. Este item está inserido no Programa Pernambuco Rural Sustentável, que prevê a aplicação de US$ 135 milhões, distribuídos em seis anos. Ele será executado pelo ProRural e, portanto, administrado pela secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco.

“Nos quatro anos anteriores o mapa estratégico (onde são elencadas as áreas prioritárias para investimentos) possuía 10 pontos e agora serão 12”, comentou o secretário executivo de planejamento, orçamento e captação, Eriberto Xavier sobre o que essa LDO traria de diferente. As linhas foram elaboradas com base no Programa de Governo e nos seminários regionais Todos por Pernambuco.

 Ainda de acordo com Xavier, haverá um aumento significativo na receita do governo. O montante, porém, não foi revelado. A publicação de entrega da LDO à Assembleia deve sair no Diario Oficial da terça-feira e os deputados têm até o dia 31 de agosto para votá-la.

Saiba mais

Outros objetivos estratégicos da LDO para 2012

–  Acesso à água e esgotamento sanitário
– Cidadania
– Desenvolvimento econômico
– Educação
– Eficácia de gestão pública
– Saúde
– Segurança
– Sustentabilidade ambiental
– Habitabilidade e mobilidade
– Infraestrutura

*****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/07/30/politica7_0.asp

Dirceu diz que loteamento de cargos deve ser reduzido

01.08.2011
Do BLOG DE JAMILDO
Postado por Daniel Guedes
Da Folha.com


Idealizador da política de alianças do PT, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) defendeu ontem, em seminário do PT na capital paulista, a redução "ao mínimo" de nomeações por indicação política na cúpula do governo federal. 

Em artigo elaborado antes do início da crise em ministérios comandados por siglas da base aliada, como o PR e o PMDB, Dirceu havia defendido as nomeações políticas. Ontem, mudou o discurso.

Ele pregou que "os partidos indiquem os ministros e o seu entorno. O resto deve ser da burocracia, servidores concursados".

"Os partidos têm direito de participar do governo, mas não de lotear, fazer fisiologismo e muito menos corrupção", afirmou. 

Dirceu minimizou o descontentamento de aliados que perderam cargos com a faxina da presidente Dilma Rousseff, e usou sua queda no governo Lula, em 2005, como exemplo.

"O PMDB não está amuado e nem o PR está dizendo que vai sair do governo. Até porque não é porque eu fui afastado do governo que o [ex-presidente] Lula estava contra mim e o PT estava contra mim", afirmou.

*****
Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/08/01/dirceu_diz_que_loteamento_de_cargos_deve_ser_reduzido_108390.php

Secretário Isaltino Nascimento, será homenageado em Vitória de Santo Antão

01.08.2011
Do blog de João Alberto
www.joaoalberto.com
e-mail : jadiario@terra.com.br



Secretário de Transportes, Isaltino Nascimento será um dos homenageados hoje, em Vitória de Santo Antão.


O diretor Marcelo Mesquita comanda nesta noite no Maçã Verde Recepções, em Vitória de Santo Antão,a festa de entrega do Prêmio Destaque Prefeito Gabriel Mesquita da revista Total. Entre os agraciados, nosso presidente Joezil Barros e mais Armando Monteiro Filho, José Janguiê Diniz, Jô Mazarollo, Jota Fereira, Roberto Nascimento, Gustavo Krause, Tadeu Alencar, Josias Albuquerque, Geraldo Júlio, Danilo Cabral e Isaltino Nascimento.




*****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/08/01/viver4_0.asp

GGU descobre fraude em 10 cidades do Nordeste após tragédia das chuvas

01.08.2011
Do BLOG DA FOLHA
Postado por Valdecarlos Alves
Do G1


A Controladoria Geral da União (CGU) constatou superfaturamento e sobrepreço em obras públicas de pelo menos dez cidades do Nordeste que, entre 2008 e 2010, receberam verbas da União para reconstrução após tragédias, segundo relatório do órgão obtido pelo G1.


As dez cidades suspeitas de fraudes na aplicação dos recursos são de cinco estados: Piauí (Castelo do Piauí, Prata do Piauí e São Miguel da Baixa Grande); Ceará (Coreaú, Groaíras e Massapê); Maranhão (Dom Pedro e Grajaú); Rio Grande do Norte (Assú); e Sergipe (Maruim).


As prefeituras negam a prática de superfaturamento e sobrepreço - clique aqui para ver o que dizem os municípios sobre as constatações da CGU. Veja na imagem ao lado as suspeitas da Controladoria a respeito dos repasses para os dez municípios. São cidades pequenas - a mais populosa tem 62 mil habitantes - e a maioria delas foi atingida por enchentes no primeiro semestre de 2008. Na ocasião, o governo federal liberou dinheiro para várias cidades e estados para obras de reconstrução e atendimento da população local. Neste ano, o Nordeste sofre novamente com as fortes chuvas.


Após a divulgação de indícios de irregularidades no uso do dinheiro destinado pelo Ministério da Integração Nacional no começo deste ano à reconstrução de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, o G1 solicitou à CGU dados de todo o país sobre constatação de irregularidades na aplicação de recursos recebidos em razão de tragédias. Leia mais aqui.
****
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/23025-ggu-descobre-fraude-em-10-cidades-do-nordeste-apos-tragedia-das-chuvas

Gestão do governador Eduardo Campos é aprovada por 83%

01.08.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO

article thumbnailNa primeira pesquisa de opinião, promovida pelo Instituto Exatta para a Folha de Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) manteve o percentual da eleição de outubro do ano passado.



Na primeira pesquisa de opinião, promovida pelo Instituto Exatta para a Folha de Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) manteve o percentual da eleição de outubro, na qual conquistou a reeleição para o cargo. O levantamento, que ouviu 2.500 pessoas acima de 16 anos, revelou que o socialista possui uma aprovação de 83% no Estado. Ano passado, ele foi reeleito com 82,84% dos votos válidos. Por outro lado, a desaprovação a Campos foi de 13% - inferior aos 14,06% obtidos pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) no pleito passado. Apenas 4% não opinaram na sondagem, que foi realizada em 80 municípios, entre os dias 21 e 26 de julho. A margem de erro é de 1,96%.

A consulta ouviu 456 eleitores do Recife e 596 dos demais municípios da Região Metropolitana. No Interior, a Zona da Mata teve 380 consultas, enquanto outras 633 ocorreram no Agreste. No Sertão do São Francisco, ocorreram 149 entrevistas, além de 286 nos outros cinco Sertões (Moxotó, Araripe, Central, Pajeú e Itaparica). O Instituto Exatta ouviu 53% de mulheres e 47% de homens. No universo de entrevistados, 36% tem idade superior a 45 anos. Também foram consultadas pessoas entre 16 e 24 anos (18%), 25 e 34 anos (25%) e 35 e 44 anos (20%).

A maior parcela (35%) dos entrevistados possui o primeiro grau, seja completo ou não. Outros 31% são analfabetos ou leem e escrevem, enquanto 29% têm segundo grau completo ou incompleto. Apenas 5% concluíram ou não o nível superior. No tocante à renda familiar, 56% ganham até um salário mínimo; 30% recebem entre um e dois salários; 13% ficam na faixa de dois a cinco salários; e somente 1% têm ganhos acima dos cinco salários mínimos. Com esses números, a maioria dos entrevistados pertencem às classes C (43%) e D (46%). Outros 4% são da classe E, enquanto 7% estão na classe B. Os consultados da classe A não somaram 1% no levantamento

A coleta de dados foi realizada através de questionário elaborado de acordo com o objetivo da pesquisa. “O modelo da amostra tem três estágios. No primeiro, os municípios são selecionados através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), com base na população de 16 anos ou mais de cada município. No segundo, são selecionados os setores censitários. Por fim, é selecionado em cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis. Com isso, a pesquisa tem um grau de confiança de 95,5%”, explica o gerente de pesquisa de opinião João Matos.

****
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/654815-governo-eduardo-tem-83-de-aprovacao