Pesquisar este blog

sábado, 23 de julho de 2011

Estados Unidos fazem mutirão para conceder vistos de entrada a brasileiros

23.07.2011
Da Agência Brasil
Por Marcos Chagas e Marli Moreira
Repórteres da Agência Brasil
Brasília e São Paulo - A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e os consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro realizaram hoje (23), até o meio-dia, mutirões para brasileiros que desejam obter visto de entrada naquele país. Em São Paulo, compareceram ao consulado 2 mil pessoas que fizeram agendamento prévio.
Em Brasília, dos 409 inscritos, 400 fizeram entrevistas na embaixada para a concessão do visto. Segundo a embaixada, não há conhecimento de qualquer reclamação de brasileiros que tenham tido vistos negados.
O Consulado dos EUA em São Paulo, por sua vez, tem a maior procura em todo o mundo de pessoas que querem garantir a entrada naquele país. Por isso, o objetivo do consulado é contratar em agosto de cinco funcionários americanos para atender os brasileiros. A expectativa é que, até setembro, o consulado tenha capacidade para entrevistar 2,8 mil pessoas por dia.
Edição: João Carlos Rodrigues

******
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-23/estados-unidos-fazem-mutirao-para-conceder-vistos-de-entrada-brasileiros

Sobe para 92 número de mortos em ataques na Noruega

23/07/2011
Internacional
Da BBC Brasil


Brasília - O número de mortos nos ataques na Noruega na sexta-feira subiu para 92 informou hoje (23) a polícia do país. O norueguês Anders Behring Breivik de 32 anos está sendo interrogado sobre a explosão da bomba na capital, Oslo, que matou sete pessoas e o tiroteio na ilha de Utoeya no qual pelo menos 85 pessoas morreram.


Vestido de policial, Breivik teria chegado à ilha perto de Oslo e disparado contra jovens que participavam de um acampamento do Partido Trabalhista (do governo) no local. Havia cerca de 600 jovens no encontro.


Este foi considerado o pior ataque ocorrido na Noruega desde a Segunda Guerra Mundial. Breivik também é suspeito de relação com o atentado à bomba ocorrido em Oslo um pouco antes.


O ministro da Justiça do país, Knut Storberget, e o premiê norueguês, Jens Stoltenberg, disseram em entrevista coletiva que é cedo para especular os motivos da tragédia e que não se sabe se o atirador agiu sozinho.


A jovem Emma Christiansen, 16 anos, que participava do acampamento, disse à BBC ter visto o homem vestido de policial sendo abordado por um jovem e atirando contra ele. "Então, corri para dentro de casa. Foi assustador".


A polícia acredita que o mesmo homem esteja relacionado com o ataque a bomba no centro de Oslo, atingindo vários prédios do quartel-general do governo da Noruega. Ao menos sete pessoas morreram.


Há relatos de que o homem tenha sido visto em Oslo antes de seguir à ilha de Utoeya, onde explosivos não detonados foram encontrados pela polícia.


O chanceler da Noruega, Jonas Gahr Store, confirmou, em entrevista à BBC, que suspeita-se que o detido tenha ido ao acampamento depois de participar do atentado à capital norueguesa.
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-23/sobe-para-92-numero-de-mortos-em-ataques-na-noruega

Diretor da TV-PE, Roger de Renor, assume que é maloqueiro e agride Imprensa

23.07.2011
Do BLOG DA FOLHA
Postado por José Accioly


A temperatura esquentou após as declarações polêmicas do atual diretor-presidente da TV Pernambuco, Roger de Renor, durante uma palestra sobre a “Democratização da Comunicação em Pernambuco” no 21° Festival de Inverno de Garanhuns. Roger, que foi indicado pelo governador Eduardo Campos para ficar à frente da TV Pernambuco, acusou a antiga gestão da emissora, presidida pelo ex-deputado estadual André Luiz Farias (ALF), de desviar recursos.


“A antiga administração foi um gestão criminosa, havia lá uma verdadeira quadrilha”. Renor também chegou a dizer que, hoje, nem a Secretaria de Imprensa, nem SECTMA, tampouco o governador do Estado não mandam na TV e, sim, a sociedade civil.


Ele ainda teceu duras críticas à Rede Globo pelo excessivo repasse de recursos por parte do governo e também afirmou que concessões dadas a algumas emissoras de TV em Pernambuco como a Rede Estação (canal 14) e a TV Nova Nordeste (canal 22) deveriam ser revistas por destinarem espaço para programas religiosos. A Rádio Folha também foi alvo das críticas de Roger:


“Não sei por que grupos sociais batem na porta da Rádio Folha. Lá, só são entrevistados quem paga alguma coisa”, afirmou. Roger ainda criticou a TV Universitária por ter uma gestão local indefinida. Durante a palestra, uma representante dos pontos de cultura pediu espaço para um programa na grade da TV Pernambuco. Após ouvi-la, Roger desconversou e sugeriu que ela apresentasse uma proposição para ser avaliada em assembleia geral em 2012.


O presidente da TV Nova Nordeste, Pedro Paulo, que estava presente como ouvinte rebateu as críticas afirmando que a TV Nova, diferentemente da TV Pernambuco, presta um serviço à sociedade levando com esforço programas locais e transmissão de eventos como o Festival de Inverno e convidou a representante dos pontos de cultura para exibir o programa na grade da TV Nova.


Roger, ao se intitular de maloqueiro, afirmou – enfurecido – que continuaria criticando essas emissoras e, caso o comunicador Pedro Paulo discordasse da sua opinião, a única solução era resolver no tapa no meio da rua. O comunicador Pedro Paulo rebateu afirmando que não era maloqueiro e lamentou que o governador do Estado permitisse uma pessoa com esse tipo de qualificação à frente da TV estatal. Em relação à provocação de Roger, Pedro Paulo disparou: “Eu estou à disposição para resolver do jeito e da forma que você quiser”.


Atualmente, a TV Pernambuco retirou da sua grade todos os programas locais, passando a retransmitir apenas o sinal da TV Brasil e alguns eventos de interesse dos 70 segmentos sociais que o atual presidente da emissora diz representar. Ouvido pelo blog, o jornalista Henrique Barbosa, diretor de redação da Folha de Pernambuco e também da Rádio Folha, afirmou que o grupo tomará as devidas providências contra o diretor da TV-PE no campo jurídico.


Com informações do Blog do Magno


*****
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/22724-diretor-da-tv-pe-roger-de-renor-assume-que-e-maloqueiro-e-agride-imprensa

Em vídeo, João da Costa explica que mudanças na Agamenon visa dar mais velocidade ao tráfego

23.07.2011
Do BLOG DA FOLHA
Postado por José Accioly




O prefeito do Recife, João da Costa (PT), acompanhou de perto, na manhã deste sábado (23), as mudanças na circulação dos veículos no principal corredor viário do Recife, a Avenida Agamenon Magalhães. As modificações fazem parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, lançado pelo gestor no último mês de maio, e que institui uma série de medidas para melhorar os padrões de mobilidade urbana da Cidade. Também estiveram presentes na ocasião, o secretário de Serviços Públicos do Recife, Eduardo Vital; a presidente da CTTU, Maria de Pompéia; e o Coordenador do Instituto Pelópidas Silveira,Milton Botler.

"Nós estamos fazendo várias mudanças no trânsito do Recife. Começamos com a modernização dos semáforos e agora a gente está fechando vários giros à esquerda. Semana passada na Avenida Norte, e agora aqui na Agamenon Magalhães. O objetivo é a gente dar mais fluidez e volocidade nos principais corredores de trânsito da Cidade. Na Avenida Norte, na Agamenon, na Abdias de Carvalho e na Imbiribeira. Esta é uma solução de engenharia de trânsito que não precisa de grandes obras, mas que permite a gente melhorar a velocidade no principal corredor da Cidade", afirmou o prefeito.

*****
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/22736-em-video-joao-da-costa-explica-que-mudancas-na-agamenon-visa-dar-mais-velocidade-ao-trafego

Garota cai de ônibus e morre atropelada

23.07.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Vida Urbana


Menina teria ficado assustada com os gritos e pulou da janela. O veículo passou sobre ela

A Polícia Civil começa a ouvir, na próxima segunda-feira, as testemunhas do acidente com a adolescente Abenilda Maria dos Santos Melo, 12 anos. Ela morreu, na noite da última quinta-feira, depois de pular do transporte coletivo que seguia para a zona rural do município de Altinho, no Agreste do estado, a 168 quilômetros do Recife. 


Segundo a polícia, após o término das aulas, cerca de 20 estudantes voltavam para casa quando viram fumaça supostamente saindo do motor do ônibus. Em pânico, todos começaram a gritar e pedir socorro. 


A menina abriu a janela que estava ao seu lado e pulou. A bolsa ficou presa a uma das rodas traseiras, o que fez a garota ser puxada para debaixo do veículo. Ela teve a cabeça esmagada e morreu na hora. O transporte coletivo está apreendido na Delegacia de Altinho. Só será liberado após a perícia do Instituto de Criminalística (IC), que deve acontecer até a próxima terça-feira. O motorista e dono do ônibus, José Abílio dos Santos, 58, fugiu. A polícia vai apurar se houve negligência do condutor. O delegado Alexandre Veras assumiu as investigações. “Vamos ouvir as testemunhas e aguardar o laudo do IC, que só será divulgado em até 15 dias. 

Depois disso, o delegado vai decidir de quem é a culpa pelo acidente. Por enquanto, o que aconteceu foi uma fatalidade”, disse o comissário da delegacia, Osvaldo Martins. O inquérito policial deve ser concluído em 30 dias. 


“Pelo que observamos, o ônibus não apresentava irregularidades. Mas, só a perícia poderá definir o que realmente aconteceu e se houve o princípio de incêndio”, afirmou o comissário. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, responsável pelo repasse da verba federal usada pelos municípios para a contratação dos transportes coletivos destinados aos estudantes da rede pública, também vai apurar o caso. 


Ontem, o corpo de Abenilda foi liberado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. O enterro está previsto para hoje. A adolescente morava com os pais no Sítio Jabuticaba, na zona rural de Altinho. Segundo colegas de classe, ela era uma estudante dedicada.


Saiba mais 


Cerca de 20 estudantes de uma escola pública do município de Altinho, no Agreste do estado, voltavam para casa, na noite da última quinta-feira, quando se assustaram com a fumaça que supostamente saía do transporte coletivoEm pânico, os estudantes começaram a gritar por socorro. Abenilda Maria dos Santos Melo, 12 anos, abriu a janela que ficava ao seu lado e pulou. A bolsa da menina enganchou na roda traseira, puxando a vítima, que teve a cabeça esmagada  O motorista e dono do ônibus contratado pela prefeitura, José Abílio dos Santos, 58, fugiu do local. O corpo da adolescente foi encaminhado ao IML e, na tarde de ontem, liberado para o enterro. A polícia abriu inquérito para investigar o caso
*****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/07/23/vidaurbana6_0.asp

LULA COBRA BOM SENSO AOS JOÕES

23.07.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO


Segundo dia da visita do ex-presidente Lula (PT) a Pernambuco. O que chamou a atenção foi a presença do prefeito João da Costa (PT) e do ex-prefeito e atual deputado federal João Paulo (PT). Os dois ficaram frente a frente no encontro, que ainda contou com as presenças do governador Eduardo Campos (PSB), do vice-governador João Lyra Neto (PDT), do senador Humberto Costa (PT) e do vice-prefeito Milton Coelho (PSB), além do escritor e assessor especial do Governo, Ariano Suassuna. Ao sair do Palácio, Lula cobrou bom senso dos Joões para chegarem a um entendimento em nome do clima da aliança governista.


“Acho que em política, tudo pode acontecer. Só sei que têm que ser razoáveis, ter bom senso, saber se as razões para divergências são maiores que as razões para convergências. É uma questão, eu diria, de muito tato político. Espero (que se resolva), mas ainda tá longe (da eleição), tem muita conversa pela frente”, ponderou o ex-presidente. Ele garantiu que, na conversa a portas fechadas, não houve tempo para tratar do assunto. “Não conversamos nada. O Suassuna não deixou. Só ele falou. Nos deu uma aula-espetáculo. E quando Ariano está falando, a gente fica mudo, só quer ouvir. É muita sabedoria”, disse.


De acordo com o ex-presidente, a questão tem que ser observada por outros pontos, como a manutenção da base aliada. “O problema não é só o PT. Temos que levar em conta todos os aliados aqui em Pernambuco, o nosso governador, o PCdoB... tudo. A gente não pode fazer nada precipitado. Desentendimento não é bom nem em time de futebol, nem entre Brasil e Argentina, quanto mais entre dois companheiros de partido”, ressaltou Lula.


O senador Humberto Costa também negou que a briga entre João da Costa e João Paulo tenha sido abordada na conversa no Palácio. “Lula estava no Palácio falando amenidades com muitos convidados, entre eles Ariano Suassuna. João Paulo e João da Costa também estavam lá, mas ninguém falou de eleição, tampouco de unidade no Recife”, ressaltou. Entretanto, durante a cerimônia em homenagem a Lula, a reportagem flagrou que João Paulo aplaudiu a todos os integrantes da mesa, exceto o prefeito quando teve o nome citado.


DESENCARNAÇÃO


Em entrevista à Rádio Jornal, o ex-presidente reconheceu que não consegue viver longe da política, o que vai de encontro a seu discurso de querer “desencarnar” do cargo. ‘’Sei que preciso me cuidar, viajar, dar mais atenção a Marisa (Letícia, sua esposa) e à família, cumprir o que venho prometendo há 40 anos, e cada vez aparece mais trabalho. Mas não sei viver sem fazer política, sem andar pelo País, sem conversar com o povo’’, afirmou.


Já no Teatro Santa Isabel, onde foi homenageado, ao ser questionado se poderia passar por um processo de “reencarnação”, em alusão aos interesses de disputar novamente a Presidência, Lula despistou: “Aí deve ser um processo bem mais difícil”.
****
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/653052-lula-cobra-bom-senso-aos-jooes

Ministro admite liberar bebidas nos estádios na Copa

23.07.2011
Do BLOG DA FOLH
Postado por José Accioly 


alt


Do Congresso em Foco


O ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), admitiu a possibilidade de liberar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa de 2014, o que hoje é proibido pelo Estatuto do Torcedor. Como antecipou o Congresso em Foco na sexta-feira (22) pela manhã, o governo quer rever os termos do estatuto na discussão da futura Lei Geral da Copa, ao mesmo tempo em que os organizadores do Mundial discutem a liberação do álcool nas arenas. A assessoria do ministro chgeou a dizer ao site que o assunto não é de competência de leis federais.


Mas, ontem à tarde, Orlando Silva disse que o ministério está, sim, atento a eventuais mudanças na proibição. “Estamos avaliando a conveniência e a oportunidade de manter ou suspender a regra de consumo de bebida alcoólica”, disse ele, segundo a Agência Estado, após assinar acordo com torcidas organizadas no Ministério Público de São Paulo.


O governo recebeu pedido da Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa) e vai procurar o Ministério Público para discutir a liberação das bebidas. “Não vamos decidir sobre esse tema sem ouvir o Ministério Público, que propôs a lei que restringe o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios”, disse o Silva.


A cerveja Budweiser, da multinacional Inbev, é uma das patrocinadoras da Copa do Mundo de 2014. “A Fifa pautou este tema e estamos avaliando a conveniência e a oportunidade de manter ou suspender a regra de consumo de bebida alcoólica”, contou Orlando Silva.


Ontem, Orlando Silva falou em fazer um meio-termo entre a proibição atual e os pedidos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL). “A Fifa levantou uma série de demandas. Acredito que vamos encontrar um ponto de equilíbrio.”


Na terra da cerveja


Pelos termos da Lei Geral da Copa, ainda em discussão, a federação terá exclusividade na venda de produtos dentro dos estádios. Na Alemanha, em 2010, e na África, em 2010, só se encontrava cerveja Budweiser dentro das arenas. Tradicionais produtores de cerveja, os alemães reclamaram que seus produtos não podiam ser comprados dentro dos estádios em seu próprio país. Mas nada adiantou.


No Brasil, leis estaduais e municipais, além de acordos com o Ministério Público, se somam ao Estatuto do Torcedor na proibição de venda e porte de bebidas alcoólicas nos estádios. O argumento do promotores e procuradores é reduzir a violência. No Rio Grande do Sul, a criminalidade nas partidas e ao redor do local onde se realizam os jogos caiu de 70% a 90% em dois anos, segundo gabinete do deputado estadual Miki Breiner (PSB).


A assessoria de imprensa do COL disse que assunto ainda será discutido. Os assessores da Fifa para o Brasil não retornaram nenhum pedido de esclarecimentos feito pelo Congresso em Foco desde o último dia 13.
*****
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/22739-ministro-admite-liberar-bebidas-nos-estadios-na-copa

Análise: a ameaça da direita extremista na Noruega

23.07.2011
Do BBC BRASIL
Por Jorn Madslien
BBC News


O suspeito é considerado um simpatizante da extrema direita


O homem preso por causa dos ataques na Noruega, Anders Behring Breivik, se descreve como um "nacionalista", segundo a polícia.


No sentido mais puro da palavra, ele não está sozinho. Neste dia de luto, os noruegueses estão unidos sob a bandeira nacional, jurando permanecer firmes contra o terror.


Entretanto, o suspeito não parece ser um simples nacionalista, mas sim um extremista de direita do tipo que as polícias do Ocidente vem temendo há tempos.


Segundo o jornal norueguês Aftenposten o medo é aumentado pela mistura potencialmente explosiva de recessão econômica, aumento do racismo e um sentimento anti-islâmico ainda mais forte.


A polícia norueguesa notou um leve aumento da atividade de grupos extremistas de direita no ano passado e previu que ela continuaria a crescer este ano.


Mas sugeriu também que o movimento seria fraco, sem um líder e tinha pouco potencial de crescimento.


Embora membros do movimento de extrema direita norueguês tenham cometido ataques no passado, eles são historicamente uma comunidade pequena, segundo grupos que monitoram a atuação de neonazistas.


O escritor sueco falecido Stieg Larsson era um destes especialistas. Na década de 1990 ele criou a publicação anti-racista Expo, após o aumento da violência causada por tais grupos.


Entrevistado para um documentário que eu fazia à época, ele me disse que a Suécia era o maior produtor da chamada música White Power e outros instrumentos de propaganda racial, com um movimento neonazista crescente e violento.


Por outro lado, os neonazistas noruegueses eram desorganizados e caóticos, disse ele, citando o exemplo de encontros organizados pela extrema direita sueca, que contaram com uma pequena presença de visitantes noruegueses.


Os suecos eram articulados, organizados e bem vestidos, disse ele. Já os noruegueses vinham de ônibus, bebendo e chegavam incoerentes e mal-vestidos.


Desde então, grupos de extremistas de direita noruegueses parecem ter criado laços com a comunidade de criminosos, assim como grupos similares no exterior, na Europa, Rússia e EUA.


A Suécia, ao contrário, viu uma grande diminuição da atividade extremista desde seu auge em meados dos anos 90, quando seus jornais publicaram fotos de todos os neonazistas conhecidos do país.


Mas, ao mesmo tempo, a Expo relata como a repulsa mostrada pelos suecos nos anos 90 vem se transformando cada vez mais em curiosidade sobre a suavizada retórica da extrema direita.


Sentimentos parecidos tem aflorado na Noruega, onde políticos discutem abertamente preocupações sobre como a cultura do país seria diluída pela imigração vinda de países com valores e religiões diferentes.


Mas após os ataques em Oslo e Utoeya, será interessante observar se muitos no país vão desenvolver uma visão mais sofisticada a respeito de onde vêm as maiores ameaças, em meio ao entendimento de que o extremismo pode ser mortal, independente de nacionalidade, etnia ou religião.
*******
Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110723_noruega_analise_rc.shtml

Relação entre jornais de Murdoch e polícia começou com caso Ronald Biggs

23.07.2011
Do site da BBC BRASIL 22, 07.11
Por Sanchia Berg


Biggs em 2001, quando desembarcou em Londres, vindo do Brasil


A relação estreita entre jornais do magnata Rupert Murdoch e a polícia britânica não começou com o escândalo do News of the World, tem um histórico de pelo menos 30 anos.


Documentos recém-divulgados pelo Arquivo Nacional britânico mostram como, em 1970, meses após Murdoch ter comprado o tabloide The Sun, o então editor convenceu a Scotland Yard a fazer um grande favor ao jornal.


Meses antes, famoso “assaltante do trem pagador” Ronald Biggs foi visto na Austrália, após fugir da prisão. A polícia local fez uma grande operação para prendê-lo, mas ele conseguiu escapar.


Em abril de 1970, o The Sun obteve um documento de 77 páginas que seria a autobiografia de Biggs. Um advogado de Melbourne teria tentado vendê-lo e um outro jornal de Murdoch, na Austrália, iria publicar a história também.


Cada página estava marcada com a impressão digital de Biggs e sua assinatura. Mas como verificar se eram genuínas?


Scotland Yard


O tabloide britânico enviou uma cópia do documento ao comandante da polícia britânica Wallace Virgo, para que a Scotland Yard pudesse autentificar as assinaturas e digitais.


Rapidamente, a polícia checou os dados e confirmou que as digitais batiam com os registros policiais de Biggs, mas que poderia ter sido usado um carimbo para replicá-las. Já as assinaturas seriam falsificadas, provavelmente por uma mulher, já que as letras tinham “características femininas”.


Após dois dias, Virgo passou as conclusões para o editor Larry Lamb – e o jornal passou a ter um furo de reportagem autenticado por ninguém menos que a Scotland Yard.


Quando a notícia foi publicada também no jornal australiano de Murdoch, a polícia local ficou chocada pelo fato de seus colegas britânicos terem “apoiado essa empreitada do jornal e, ajudando um criminoso, terem exposto as duas corporações ao ridículo”.


Em seguida, o arquivo registra apenas mais algumas ações da polícia australiana e chega ao fim.


‘Amizade’


Na época, houve crítica ao The Sun já que Biggs era o homem mais procurado da Grã-Bretanha. Houve ainda alguns questionamentos por palamentares. Mas além disso, nenhuma ação real foi tomada.


O jornalista Duncan Campbell, que pesquisa corrupção policial nos anos 70 e 80, vê alguns paralelos entre o escândalo do News of the World e essa “amizade” entre editores e comandantes da polícia.


Mas ele afirma que há diferenças importantes entre os dois casos, principalmente no que diz respeito à escala e à natureza da relação.


Virgo, o chefe da polícia que ajudou o jornal na época, se tornou mais tarde o oficial de mais alta hierarquia da Scotland Yard a ser processado por corrupção, após ser revelado que ele recebia propina de um homem envolvido com pornografia.


Já Biggs vive atualmente na Grã-Bretanha e, aos 81, enfrenta um precário estado de saúde. Em 2001, depois de viver por 35 anos no Brasil, Biggs decidiu voltar para Londes, onde foi preso para cumprir o restante de sua sentença. Ele foi solto oito anos depois, após sofrer uma série de derrames.
****
Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110721_murdoch_biggs_mdb.shtml

DIÁRIO URBANO: Agamenon, mais rápida? Por Tânia Passos

23.07.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Diário Urbano 
Por Tânia Passos


Diario UrbanoAgamenon, mais rápida?

A Avenida Agamenon Magalhães inaugura hoje uma nova etapa dentro do Plano de Ação do Trânsito 2011 e 2012. A eliminação dos giros nos pontilhões e o fechamento dos acessos para as duas pistas locais têm como principal objetivo aumentar em dois minutos a velocidade de quem trafega pela via. Mas ainda não é possivel medir a que custo. A partir de agora, os motoristas terão que fazer retorno em giros de quadra. O problema é que as ruas do entorno, da principal avenida da cidade, já estão bastante saturadas e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) não fez nenhuma simulação do aumento da demanda nessas áreas. Já há quem tema que essas vias tenham o mesmo fim do que acontece hoje nos retornos existentes na Avenida Conde da Boa Vista. Alguém tem ideia do tempo que se perde para fazer a travessia da avenida pela Gervásio Pires? Outra via, que hoje já bastante congestionada é a Fernandes Vieira, que passa a ser estratégica nos retornos da Agamenon e para piorar os estacionamentos irregulares nela é uma cena recorrente, que torna o tráfego ainda mais lento. O mínimo que a CTTU terá que fazer é garantir que essas ruas que vão servir para contornar a Agamenon estejam livres dos estacionamentos e paradas de carga e descarga, do contrário a perimetral que liga os quatro cantos da cidade passará a ser uma dor de cabeça ainda maior. Ganhar dois minutos na avenida e perder outros tantos em um retorno pode não ser exatamente uma vantagem.

Haja mototáxi!

Transitar pelo centro de Jaboatão não tem sido tarefa fácil. Além dos vários vendedores ambulantes, os pedestres têm que disputar os espaços livres com as centenas de motoqueiros que insistem em bagunçar o trânsito. Tem mototáxi ao gosto do freguês. Moto grande, pequena, nova e muito velha. E salve-se quem puder.

Lombada falsa

Na Estrada de Passarinho, em Olinda, uma placa de sinalização chama atenção dos motoristas para uma lombada que não existe. Na via também não há pavimentação e segundo os moradores ela consta como pavimentada. Mesmo sem lombada, a velocidade é reduzida em função da buraqueira.

Fiteiros

As paradas de ônibus do canteiro central da Avenida Caxangá são o mais novo endereço do comércio informal. Na parada próxima ao HSBC funciona um fiteiro com bombons e pipoca, passo mais rápido para a sugeira no local. Já em frente a parada da Exposição de Animais, funciona o comércio de DVDs piratas em plena parada com tabuleiro e tudo que(não)tem direito.

Sem condições

Na Avenida Beberibe, Zona Norte do Recife, um festival de buracos em um importante corredor de tráfego , deixou o trânsito na via lento. Para evitar acidentes, os moradores sinalizaram os buracos por conta própria e isolaram as crateras como se fosse uma cena de crime. E é.

Horas impróprias

Vencer a buraqueira nas ruas do Recife tem sido uma tarefa ingrata para a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O esforço para deixar a cidade sem buracos acaba provocando outro tipo de problema: os engarrafamentos. Nas horas mais impróprias e em vias de trânsito intenso, lá está a operação tapa-buraco. Não poderia ser à noite? 

Novos cursos

Para reduzir o déficit de profissionais de engenharia no estado estão surgindo novos cursos na área. A faculdade particular Maurício de Nassau vai oferecer, a partir deste semestre, os cursos das engenharias mecânica, química, civil e elétrica. Nos bastidores, fala-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também ampliará os cursos de engenharia. Não deve faltar demanda.


****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/07/23/vidaurbana5_0.asp

Propriedade cruzada: lá e cá

23.07.2011
Do OPERA MUNDI, 12.07.11
Por Venício Lima*, Brasília


Embora a decisão não tenha considerado o mérito, mas o procedimento que excluiu as audiências públicas determinadas por lei, um Tribunal Federal de Apelações (The United States Court of Appeals for the Third Circuit , na Filadélfia, derrubou, no último dia 7 de julho, a decisão da FCC (Federal Communications Commission) – a agência reguladora das comunicações nos Estados Unidos – que permitia a um mesmo grupo de mídia aumentar o número de jornais e emissoras de radiodifusão sob seu controle, em uma mesma cidade.

Além de decidir que devem ser mantidos as limitações à propriedade cruzada, o Tribunal determinou que a FCC encontre formas de garantir o controle da mídia por mulheres e grupos étnicos.

Leia mais:
'Fizemos nosso melhor até o fim', diz ex-repórter do News of the World, demitido por email
Após grampos e prisão de jornalistas, Cameron promete regras para imprensa britânica 
Duzentos jornalistas são demitidos com o fim de tablóide britânico e ex-editor deverá ser preso 
Tablóide inglês acusado de escutas ilegais é fechado 

Propriedade cruzada nos EUA

As regras que restringem a propriedade cruzada no setor de comunicações nos EUA estão em vigor desde o Radio Act de 1934. A norma original proibia que nenhum grupo que controlasse emissora de rádio e/ou televisão poderia também ser dono de um jornal no mesmo mercado.

A mais recente "flexibilização" dessas regras havia sido estabelecida pela FCC em 2008 e considerava os índices de audiência das emissoras e o número de veículos independentes [que não faziam parte de uma rede/network] já existentes no mercado. Essa flexibilização só era válida para as vinte maiores áreas de mercado dos EUA (210 no total) e apenas, no caso de canal de televisão, se a emissora não estivesse entre as quatro de maior audiência e, ainda, se restassem, pelo menos, outros oito veículos independentes.

Após protestos generalizados de organizações da sociedade civil, a flexibilização foi derrubada pelo Congresso norte-americano e, agora, também pela Justiça.

E no Brasil?

Na Terra de Santa Cruz não existe agência reguladora para a radiodifusão (nada sequer parecido com a FCC). Nem qualquer controle sobre a propriedade cruzada da mídia. Decisão judicial que determinasse à autoridade competente outorgar concessões de rádio e televisão para "mulheres e grupos étnicos", por óbvio, seria considerada "censura judicial" e/ou uma interferência indevida no mercado.

Leia mais: 
Huffington Post, comprado pela AOL, planeja expandir-se no Brasil 
É jornalismo, internauta! 
New York Times deixará de ser impresso "algum dia", admite executivo do jornal

Em fevereiro comentei nesta Carta Maior (clique aqui aqui para ler os outros artigos citados) a posição do Grupo RBS que considera o controle da propriedade cruzada superado pela "convergência de mídias", além de "ranço ideológico", "discurso radical que flertava com o autoritarismo", "impasse ultrapassado" e "visão retrógrada".  

Diante da decisão do Tribunal Federal de Apelações da Filadélfia, nos EUA – referência de liberdade e democracia – seria interessante saber se um dos grupos de mídia que mais se beneficia com a total ausência de controle à propriedade cruzada no Brasil mantém sua posição.

A ver.

* Venício Lima é professor Titular de Ciência Política e Comunicação da UnB. Artigo publicado originalmente no siteCarta Maior

****
Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/PROPRIEDADE+CRUZADA+LA+E+CA_1557.shtml

A cantora Amy Winehouse foi encontrada morta, neste sábado em Londres.

23.07.2011
Da BBC BRASIL


A polícia da cidade confirmou que uma mulher de 27 anos havia morrido em condições não explicadas no bairro de Camden, no norte da cidade.


O serviço de ambulância de Londres havia sido chamado para o flat da cantora às 15h54 (11h54) de Brasília e enviou duas unidades, mas ela não resistiu.


Amy Winehouse ganhou projeção internacional com o álbum de estréia Frank , em 2003, mas vinha há anos enfrentando problemas com álcool e drogas.


No mês passado, ela deu início a uma turnê pela Europa, cuja ideia era marcar o recomeçou de sua carreira.


Em seu primeiro show, na Sérvia, ela foi vaiada por estar bêbada demais para cantar. Segundo o correspondente da BBC em Belgrado Marc Lowen, ela apenas murmurou trechos das músicas, deixando o palco muitas vezes e obrigando a banda a assumir o controle do show.


A idade de Winehouse fez muitos compararem sua morte a de outras estrelas do rock que também morreram aos 27 anos, como Janis Joplin, Jimi Hendrix, Kurt Cobain, Jim Morrison e Brian Jones.


Grammy


Em 2006, o álbum Back to Black estourou no mundo todo, redendo cinco prêmios Grammy à cantora.


O crítico de música do jornal Daily Telegraph se disse chocado pela morte da artista. “É o mais trágico desperdício de talento que consigo lembrar.”


Sua última aparição foi na noite de quarta-feira, quando se apresentou ao lado da cantora de soul Dionne Bromfield, na The Roundhouse, uma casa de shows em Camden.


Ela havia sido liberado havia pouco de um programa de reabilitação e estava sob regras severas para não beber.
******
Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110723_amy_winehouse_morte_rc.shtml

Entidades defendem Toffoli sobre ida à Itália

23.07.2011
Do BLOG DE JAMILDO
Por Felipe Seligman, na Folha.com
Postado por Daniel Guedes


As duas principais associações de juízes brasileiros saíram em defesa do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli, ao dizer que um magistrado só precisa se declarar suspeito para julgar uma causa quando é amigo íntimo de uma das partes e não de seus advogados.


A Folha revelou na sexta-feira (22) que Toffoli faltou a um julgamento no Supremo para participar do casamento do advogado criminalista Roberto Podval na ilha de Capri, no sul da Itália.


Os noivos ofereceram aos cerca de 200 convidados dois dias de hospedagem no Capri Palace Hotel. Toffoli não disse quem pagou pela estada no hotel cinco estrelas e pelos deslocamentos na Itália.


Procurado ontem novamente pela Folha, o ministro continuou se recusando a informar sobre a cortesia e seus deslocamentos.


Por intermédio de sua assessoria, informou não ter recebido ajuda de custo do STF. As passagens para a Europa, segundo a assessoria, foram pagas pelo ministro.


Ainda de acordo com a assessoria do ministro, Toffoli comunicou, em ofícios, que faltaria às sessões dos dias 22, 29, 30 de junho e de 1º de julho, por motivo de viagem. No período, teria feito 745 despachos virtualmente.


Para a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), a presença de Toffoli no casamento de Podval não interfere nas causas em que um advoga e o outro julga.


"Os casos de suspeição previstos em lei são referentes apenas a relação de amizade íntima ou inimizade capital entre o magistrado e a parte [autor ou réu] e jamais em relação ao advogado", disse, em nota, o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy.


"O caso não tem essa gravidade que se empresta. Juízes, promotores e advogados convivem a vida toda. Às vezes, são até colegas de faculdade", avaliou o presidente da AMB, Nelson Calandra.


No STF, Toffoli é relator de dois processos nos quais Podval atua como defensor dos réus. Ele atuou em pelo menos outros dois casos de clientes do advogado.


Dos quatro casos, Toffoli foi contrário a um habeas corpus, concordou com outro e tomou medidas para andamento do processo nos outros dois casos, sem emitir decisão sobre o mérito.
****
Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/07/23/entidades_defendem_toffoli_sobre_ida_a_italia_107562.php

Amy Winehouse é encontrada morta em Londres

23.07.2011
Do BLOG DA FOLHA
Postado por Valdecarlos Alves





Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa. A notícia foi divulgada pelo canal de britânico TV Sky News. Segundo o canal, a polícia confirmou a morte da cantora mas ainda a considera sem explicação.




A cantora tinha 27 anos e morava em Londres. A polícia foi chamada à casa de Winehouse(foto) no bairro de Camdem Town por volta das 4h da madrugada atendendo a um chamado de uma mulher desmaiada.


"Ao chegar, oficiais encontraram o corpo de uma mulher de 27 anos que foi declarada morta no local", diz a nota divulgada pelo TM. Sites, blogs e TVs do mundo inteiro estão repercutindo a morte precoce de uma das vozes mais poderosas surgidas na música internacional.

****
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/22738-amy-winehouse-e-encontrada-morta-em-londres