Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jornalista que denunciou grampos de jornal britânico é encontrado morto

18.07.2011
Do portal de notícias OPERA MUNDI
Por Agência  Efe | Londres




Sean Hoare(foto), o primeiro jornalista a denunciar o envolvimento de Andy Coulson nas escutas telefônicas do "News of the World", apareceu morto nesta segunda-feira (18/07) em sua residência, em Watford, no leste da Grã-Bretanha. De acordo com as investigações, as causas são, até o momento, desconhecidas. As informações são do jornal britânico Guardian. 

O jornalista trabalhou no The Sun e no News of the World, dois veículos sensacionalistas pertencentes à News Corporation, grupo de Rupert Murdoch. Nesse período, ele esteve trabalhando ao lado do também jornalista Andy Coulson, principal pivô do escândalo dos grampos jornalísticos e que, em janeiro, renunciou ao cargo de diretor de comunicação de David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido. 

Leia mais:
Escândalo dos grampos faz chefe da Scotland Yard pedir demissão
 
Primo de Jean Charles foi alvo de escutas ilegais, diz polícia britânica  
Gordon Brown também foi grampeado por jornal de Murdoch  
'Fizemos nosso melhor até o fim', diz ex-repórter do News of the World, demitido por email  
Após grampos e prisão de jornalistas, Cameron promete regras para imprensa britânica 

Segundo Hoare disse ao The New York Times em setembro de 2010, Coulson sabia das escutas telefônicas do News of the World na época em que dirigia o antigo tabloide, de 2003 a 2007. 

Além disso, Hoare afirmou que o ex-diretor de comunicação de Cameron encorajava os repórteres a grampear os telefones de famosos para conseguir exclusivas. 

Leia também:
Número dois da Scotland Yard pede demissão 
Cameron atrasa recesso do Parlamento por escândalo das escutas 

Coulson, que sempre negou as acusações, foi preso na semana passada pela polícia – e libertado várias horas depois –, sob a suspeita de que tinha subornado policiais e interceptado ligações durante sua época à frente do jornal. 

Mais recentemente, na semana passada, Hoare denunciou que os jornalistas do tabloide tinham acesso a tecnologia policial para poder localizar pessoas mediante sinais de celular em troca de subornos aos agentes. 

No entanto, quando Hoare foi convocado em setembro de 2010 a comparecer a uma delegacia em Londres, ele mudou seu discurso e não envolveu Coulson com as escutas. 

****
Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/JORNALISTA+QUE+DENUNCIOU+GRAMPOS+DE+JORNAL+BRITANICO+E+ENCONTRADO+MORTO_13629.shtml

Polícia vai reforçar segurança na região onde hotel de luxo foi assaltado no Rio

18/07/2011
Nacional
Da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse hoje (18), por meio de nota, que a secretaria vai reforçar ainda mais o policiamento no bairro de Santa Teresa, onde fica o Hotel Santa Teresa, que foi assaltado por quatro homens na madrugada de ontem (17). Beltrame lamentou o assalto e garantiu mais policiais na região.


“A Secretaria de Segurança vai utilizar as instalações que pertenciam ao Hospital Quarto Centenário, e que foram cedidas pela prefeitura, para receber reforço de policiais que serão deslocados para Santa Teresa”.


A polícia fez o retrato falado de um dos assaltantes e requisitou a fita com as imagens da câmera de segurança do hotel para facilitar às investigações. Os quatro homens levaram os pertences de pelo menos 15 hospedes.


Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alberto Lopes, o assalto não vai afetar a imagem e nem reduzir o fluxo de turistas que procuram a cidade. Ele também acha que o fato não vai prejudicar a atual política de segurança do estado.
“foi um episódio isolado e que não vai denegrir toda uma política de segurança que vem sendo implantada pelo governo do estado”. Lopes disse ainda que o hotel cumpriu com a obrigação de instalar um sistema de monitoramento e que as câmeras captaram a ação dos criminosos. “Dali para fora é com a polícia”, completou.


O assalto ocorreu quase cinco meses após a ocupação policial de uma favela existente no bairro para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).


Edição: Aécio Amado
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-18/policia-vai-reforcar-seguranca-na-regiao-onde-hotel-de-luxo-foi-assaltado-no-rio

Crianças e idosos são vítimas frequentes da dengue

18/07/2011 
Saúde
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Apesar de qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, estar sujeito a contrair dengue, crianças e idosos têm sido vítimas frequentes da doença. Das 310 mortes registradas no primeiro semestre deste ano, 73 foram de doentes com menos de 15 anos de idade (23,5%). Dos 8.102 casos graves no mesmo período, foram identificados 2.794 em crianças e adolescentes (34%). E, desde 2008, pelo menos 25% dos pacientes internados em decorrência da dengue têm menos de 15 anos de idade.


Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, essa tendência é resultado da recirculação de alguns tipos de vírus da dengue, como o sorotipo 2. Ele explica que as crianças não tiveram contato com esses vírus no passado e, por isso, são mais vulneráveis a contrair a doença. “Os adultos tiveram contato com o vírus e ficaram protegidos, as crianças não. Assim, os casos entre crianças aumentam proporcionalmente a queda entre os adultos”, disse à Agência Brasil.


Como os sintomas da dengue são semelhantes aos de outras viroses, fica mais difícil diagnosticar a doença no estágio inicial. Segundo os médicos, a falta de diagnóstico precoce acaba favorecendo o desenvolvimento da forma grave da dengue nas crianças e adolescentes. “Não é fácil a identificação da dengue no início. O paciente pode apresentar um processo viral inespecífico, como o de uma gripe”, explicou Paulo Cesar Guimarães, integrante do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).


Para evitar mortes de crianças e complicações decorrentes da doença, o ministério decidiu distribuir um guia aos profissionais de saúde para que aumentem os cuidados com quem apresenta sintomas de dengue. Um dos alertas é para os sinais de agravamento da doença nas crianças. “Na criança, o início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica. O agravamento, em geral, é súbito, diferente do que ocorre no adulto, que é gradual, com os sinais de alarme de gravidade mais facilmente detectados”, diz o manual. Alguns dos sintomas mais comuns são febre, dores e manchas vermelhas pelo corpo.


Na comparação com os primeiros seis meses de 2010, o secretário Jarbas Barbosa informou que houve queda do número de mortes e de casos graves entre crianças e adolescentes. Entre as mortes, a redução foi cerca de 35%, de 111 em 2010 para 73 este ano. Nos casos graves, a diminuição equivale a aproximadamente 30%, de 4.002 em 2010 para 2.794 nos primeiros seis meses de 2011.


Assim como as crianças, os idosos também sofrem com a dengue. Sem informar dados específicos dessa faixa etária, Barbosa disse que o número de casos graves e mortes relacionadas à doença tem crescido entre os mais velhos desde o ano passado. “O idoso tem uma doença cardíaca ou diabetes grave. A dengue pode descompensar essa outra doença que o idoso tem”, explicou o secretário.


De acordo com Barbosa, os idosos apresentam quadro de saúde mais debilitado e muitos contraem a doença mais de duas vezes ao longo da vida, o que eleva o risco de desenvolver a forma hemorrágica. Quanto mais vezes a pessoa contrair a doença, maior a chance de desenvolver as formas mais agressivas da dengue.


O último balanço nacional da doença, divulgado no dia 6 de julho, mostrou queda de 18% nas notificações de dengue no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2010. De janeiro a julho, as notificações somaram 715.666. As mortes e os casos graves também tiveram redução de 44% e 45%, respectivamente.


Edição: Vinicius Doria
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-18/criancas-e-idosos-sao-vitimas-frequentes-da-dengue

Quase 50% das maiores empresas latino-americanas são brasileiras

18.07.2011
Do site da FOLHA.COM
PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO


Entre as 500 maiores empresas da América Latina, uma parcela de 223 é brasileira, conforme mostra um ranking elaborado pela AmericaEconomia Intelligence, da revista América Economia.


As companhias brasileiras também dominam o rol das dez primeiras posições, considerando o valor da receita líquida em dólares.


Três petrolíferas ocupam as três primeiras posições: Petrobras, Pemex (México) e PDVSA (Venezuela).


As brasileiras Vale (4ª posição), Petrobras Distribuidora (6ª posição), JBS Friboi (7ª posição), Odebrecht (8ª) e Ultrapar (10ª) ocupam o restante da lista.


A AmericaEconomia Intelligence também preparou a lista das 50 maiores empresas brasileiras. As dez primeiras posições podem ser conferidas abaixo:


1) Petrobras
2) Vale
3) Petrobras Distribuidora
4) JBS-Friboi
5) Odebrecht
6) Ultrapar
7) Ipiranga
8) Pão de Açúcar
9) Gerdau
10) Eletrobras


Fonte: AmericaEconomia Intelligence.
*****
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/945148-quase-50-das-maiores-empresas-latino-americanas-sao-brasileiras.shtml

Vivo vai oferecer comunicação via rádio até o final de agosto

18.07.2011
Do site da FOLHA.COM, Mercado
Por CIRILO JUNIOR
DO RIO
PUBLICIDADE


A Vivo anunciou nesta segunda-feira que o serviço de comunicação direta por voz, conhecida popularmente como comunicação via rádio, estará disponível para clientes de todo o Brasil até o final de agosto.


Com isso, a operadora entra de forma "ambiciosa" no mercado que é atendido totalmente pela Nextel, conforme definiu o presidente da unidade de mercado individual da empresa, Paulo Cesar Teixeira.


"Nossa ambição é grande, estamos entrando nesse mercado para ter uma participação relevante", afirmou, no Rio.


Estarão compatíveis com o serviço, denominado de Vivo Direto, os clientes da operadora habilitados em planos pós-pagos, que tenham os aparelhos Blackberry Curve 9300, Nokia 2710, Alcatel OT900 e LG GU295. Até o fim do ano, a expectativa é que mais três modelos de telefone possam oferecer o serviço, denominado formalmente de PTT (Push To Talk).


A rede de comunicação instantânea da Vivo já funciona em todo o país. Em função da disponibilidade de aparelhos na lojas, o lançamento comercial vem sendo feito aos poucos. As lojas da operadora já oferecem aparelhos com a tecnologia PTT nos Estados do Sul, e a partir de amanhã, no Rio de Janeiro. Ainda esta semana, lojas do Espírito Santo também terão os telefones que poderão se comunicar via rádio.


Teixeira não revelou quando os aparelhos estarão disponíveis em São Paulo, mas adiantou que eles estarão disponíveis nas lojas de todo o Brasil até o fim do mês que vem.


Quem quiser utilizar o serviço, terá que pagar mais R$ 29,90 por mês, e poderá se comunicar apenas com outros telefones Vivo, de forma ilimitada.


"Nossa principal vantagem é oferecer essa comunicação com tecnologia 3G, que já está presente em 1.466 municípios do país. O cliente Vivo Direto poderá se comunicar em todas as regiões do país, e em muitas cidades do interior", observou o diretor geral do segmento corporativo da Vivo, Silvio Antune.
******
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/945181-vivo-vai-oferecer-comunicacao-via-radio-ate-o-final-de-agosto.shtml

Ex-diretor da Sabesp elevou em 187% valor de seus contratos com a estatal paulista

18.07.2011
Do blog OS AMIGOS DO BRASIL
Por Helena Sthephanowitz



A empresa Gerentec Engenharia Ltda, que tem como sócio hoje o ex-diretor da Sabesp Umberto Semeghini, elevou em 187% o valor de seus contratos com a estatal paulista no período em que o engenheiro deixou a firma para trabalhar na companhia.
Entre junho de 2007 e janeiro deste ano, quando Semeghini comandou a diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp, que controla as unidades do litoral e interior do Estado, os negócios com a Gerentec e consórcios dos quais ela fez parte chegaram a R$ 115 milhões, ante cerca de R$ 40 milhões nos nove anos anteriores.
Em entrevista, Semeghini afirmou não haver “nenhum conflito de interesses” uma vez que se desligou da Gerentec antes de ser nomeado diretor da Sabesp. Já a estatal informou que o ex-diretor assinou uma declaração assumindo não ter “qualquer interesse conflitante com a empresa” antes de tomar posse.
O engenheiro, que é primo do secretário estadual de Gestão, Julio Semeghini, entrou na Gerentec em 1995 e permaneceu em seu quadro societário até janeiro de 2007. Em junho daquele ano, assumiu como diretor da Sabesp, cargo no qual ficou até 27 de janeiro deste ano.
Três meses depois, em abril, ele voltou para a Gerentec e encontrou sua antiga empresa com o dobro do capital social de quando saiu – o valor saltou de R$ 2,3 milhões para R$ 5 milhões, segundo a Junta Comercial de São Paulo.
Especializada em elaborar estudos e projetos na área de abastecimento de água e de esgoto, a Gerentec viu seus negócios com a Sabesp prosperarem durante os quatro anos em que Semeghini deixou a empresa para ser diretor da estatal. Entre 1998 e 2007, os contratos entre as duas – diretamente ou por meio de consórcios com outras empresas – girou em torno de R$ 40 milhões. Ao assumir o cargo público, três meses após deixar a Gerentec, o engenheiro presenciou sua então ex-empresa firmar mais de R$ 115 milhões em contratos até o fim de 2010.
Contratos e aditivos
Ao menos cinco contratos firmados entre Gerentec e Sabesp no período em que Semeghini era diretor da companhia ainda estão em vigência. O maior deles – em consórcio com a BBL Engenharia e a Logos – é no valor de R$ 30 milhões para gerenciamento e assistência ao programa de redução de perdas de água na própria companhia.
Na semana passada, a Sabesp aditou um outro negócio, de 2008, com o consórcio formado pela Gerentec e a Cobrape prorrogando o prazo de vigência para maio de 2012 e elevando o valor do serviço de gerenciamento do programa de abastecimento de água na Baixada Santista, região controlada por Semeghini à época do contrato, de R$14,9 milhões para R$ 18,6 milhões.
Além desses negócios, um outro consórcio do qual a Gerentec faz parte assinou contrato com a Sabesp para acompanhamento das obras de despoluição do Rio Tietê, no valor de R$ 6,9 milhões. O termo foi firmado em 31 de janeiro deste ano, apenas quatro dias após a destituição de Semeghini da direção da companhia.
Laços políticos
Amigo pessoal do ex-governador Alberto Goldman (PSDB), com quem atuou no Ministério dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso, Semeghini não é filiado a nenhum partido político, mas mantém laços políticos com outros tucanos. Em 2004, por exemplo, ele doou R$ 3 mil para a campanha da ex-prefeita de Itapevi, Dalvani Caramez, mulher do deputado estadual João Caramez (PSDB). Informações Estadão
Entenda o caso
Em 1995, Umberto Semeghini vira sócio da Gerentec Engenharia
De 1998 a 2006, a empresa assina cerca de R$ 40 mi em contratos com a Sabesp
Em janeiro de 2007, Semeghini vende suas ações da Gerentec
Em junho de 2007, é nomeado diretor de regionais da Sabesp
De 2007 a 2010, negócios da firma com estatal vão a R$ 115 mi
Em janeiro de 2011, ele deixa a direção da Sabesp
Em abril, retorna à Gerentec

****
Fonte:http://osamigosdobrasil.com.br/2011/07/18/ex-diretor-da-sabesp-elevou-em-187-valor-de-seus-contratos-com-a-estatal-paulista/

Imaginem se fosse o Dunga

18.07.2011
Do BLOG DA CIDADANIA , 17.07.11
Por Eduardo Guimarães

Luiz Antônio Venker Menezes, mais conhecido como Mano Menezes, assumiu o comando da Seleção Brasileira em 23 de julho do ano passado. Substituiu o técnico Dunga após a derrota do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Desde então, a equipe que treinou não logrou vencer um só adversário de peso.
A primeira partida da Seleção sob o comando de Menezes foi contra os Estados Unidos, equipe reconhecidamente fraca que vencemos por 2 a 0. Para aquela partida, convocou-se os tão pedidos Neymar e Paulo Henrique Ganso, que não foram para a Copa do Mundo e provocaram verdadeira crucificação de Dunga pela mídia, muito mais por sua briga com a Globo durante o Mundial de 2010.
O segundo jogo da Seleção foi contra a equipe reserva do Barcelona, que o Brasil venceu por 3 a 0. Depois venceu o Irã por 3 a 0 e a Ucrânia por 2 a 0.
Apesar dos adversários, a mídia passou a exaltar Menezes pelo “feito” de ter conseguido três vitórias em suas três primeiras partidas, dizendo que isso não acontecia desde Carlos Alberto Parreira na década de 90. A exaltação não levou em conta que os jogos foram contra adversários para lá de pífios.
A quarta partida da seleção sob o comando de Mano Menezes foi contra a Argentina, em novembro do ano passado. O Brasil perdeu por 1 a 0. Neste ano, em fevereiro, voltamos a perder da França, desta vez por 1 a 0 em um jogo amistoso.
Em março, o Brasil voltou a vencer outro adversário pífio, a Escócia, por 2 a 0. A seleção ainda jogou os amistosos preparatórios para a Copa América, empatando contra os Países Baixos (0 a 0) e vencendo a Romênia (1 a 0).
No primeiro torneio do novo técnico, a Copa América de 2011, os resultados foram medíocres. Empatamos contra a Venezuela (0 a 0) e contra o Paraguai (2 a 2). E foi só vencermos a pífia seleção do Equador (4 a 2) para a mídia voltar a exaltar o técnico que as más línguas dizem que a Globo impôs a Ricardo Teixeira.
Apesar do linchamento da mídia contra Dunga, a Seleção treinada por ele venceu 21 dos 26 jogos amistosos que disputou, conquistou a Copa América de 2007, a Copa das Confederações de 2009 e foi a primeira colocada nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. E a Seleção Olímpica, que Dunga também treinou, venceu oito dos nove jogos que disputou.
A mera comparação das críticas da mídia contra Dunga com o tratamento dispensado a Menezes, que não conseguiu vencer um só jogo contra um adversário de peso, diz tudo sobre a derrota vergonhosa sofrida pela Seleção neste domingo diante do Paraguai, quando o Brasil perdeu nada mais, nada menos do que QUATRO pênaltis consecutivos.
Quem acha que a mídia – sobretudo a Globo – só prejudica o Brasil no que diz respeito ao seu partidarismo político, agora pode ver que, ao fazer de Ricardo Teixeira o dirigente eterno da Seleção, prejudica este país em muitas outras áreas. Política e futebol são apenas duas delas.

****
Fonte:http://www.blogcidadania.com.br/2011/07/imaginem-se-fosse-o-dunga/

Preso acusado de estuprar mulher

18.07.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO
Por Marcela Alves
Polícia


Abuso teria acontecido no Alto Bela Vista, no Cabo de Santo Agostinho


O jovem Wanderson Heleno da Silva, de apenas 19 anos, foi autuado em flagrante no início da manhã do último sábado no plantão da Delegacia do Cabo de Santo Agostinho. Ele é acusado de estuprar uma mulher, de 31 anos, na rua 40, no Alto da Bela Vista, quando ela voltava de uma festa. Wanderson só foi localizado porque deixou o celular cair antes de deixar a sua vítima, que foi em busca de reforço policial logo após o ocorrido, por volta das 5h.
“Quando a vítima percebeu que ele havia deixado o celular cair, ela foi até o quartel e nos acionou. Logo saímos em busca do acusado”, comentou o soldado Flávio Silveira, do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atendeu ao telefonema de Wanderson, quando ele se deu conta que havia perdido o aparelho. “Me passei por mototaxista e disse que estava na descida do morro com o telefone dele, mas ele desconfiou e não foi pegar o celular”, lembrou o soldado.


O soldado, então, ligou para um número que indicava o contato da mãe de Wanderson afirmando que havia encontrado o celular do filho dela e que gostaria de entregar para ele. A mãe do acusado forneceu o endereço dele ao policial. “Fomos até o bairro da Torrinha com um veículo da Segunda Seção (Serviço Reservado) para ele não desconfiar da aproximação e quando chamamos por ele, a vítima logo o reconheceu de longe. Conseguimos prendê-lo sem resistência”, afirmou o soldado.


De acordo com o delegado de plantão na Delegacia do Cabo, Ocidir Pontes, tanto o acusado como a vítima foram levados ao Instituto de Medicina Legal (IML) para realizar os exames de corpo de delito, ainda pela manhã. Wanderson foi autuado em flagrante por estupro e foi encaminhado para o Cotel.
Na Delegacia do Cabo de Santo Agostinho, o acusado, que não tem registrado histórico de qualquer outro delito, assumiu a autoria do crime, mas disse que estava arrependido do que fez. “Nunca fiz isso. Foi algo que não deveria ter acontecido. Eu estava voltando de uma festa, muito embriagado e encontrei com ela na rua. Não a agredi. Disse que não iria fazer nada e mal, só ‘usá-la’”, colocou o acusado.


Wanderson, que é casado e residia no bairro da Torrinha, ainda confessou, na delegacia, que já conhecia a vítima de vista, pois já morou por algum tempo na localidade e trabalhava como entregador na região. “Já a tinha visto por ali algumas vezes”, afirmou o acusado. A Delegacia do Cabo de Santo Agostinho ficará responsável por continuidade às investigações deste cas
*****
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-policia/651683-preso-acusado-de-estuprar-mulher

“Oração” a Lula (pelos moradores do Recife)

18.07.2011
Do BLOG DE POLÍTICA, 17.07.11
Por Josué Nogueira
Diário de Pernambuco
lulaLula, que estará no Recife nesta semana, olhai por nós. Tenha misericórdia dos moradores da capital pernambucana.
Use seu prestígio de nome maior do PT para apaziguar ânimos e egos de petistas desta terra. Lembre aos líderes daqui que é preciso se gastar energia para por a gestão da cidade nos trilhos ao invés de alimentar intrigas, acusações mútuas e ódio.
Mostre a eles que, se não interessa ao partido, esse papo de traição importa menos ainda aos eleitores. Eleitores que, aliás, querem, sim, uma cidade melhor.
Sem buracos, com iluminação, sem lixo, com calçadas. Enfim, mais inclusiva. Com condições plenas de se ir e vir.
Com crianças frequentando escolas de qualidade, com cidadãos orgulhosos de aqui terem nascido ou de terem feito do Recife sua casa.
Lula, que é pernambucano, que sabe o que é nascer numa terra tão valorosa, olhai pelo futuro da nossa capital.
Recorra ao seu know-how de bom negociador para evitar que fechemos mais um ano sofrendo as consequências de uma rixa que ganhou contornos pessoais.
Sabemos que muito além da sua capacidade de ceder e de tolerar, às vezes demasiada e, para alguns, irresponsável, a experiência na Presidência do país lhe deu habilidade em cobrar quando a situação assim exigir. E é o caso, senhor ex-presidente.
Esperamos que agora, quando o senhor está decidido a se dedicar ao partido e, assim continuar contribuindo com o país, interceda em favor do Recife.
Os moradores que já lhe são gratos, ficarão ainda mais agradecidos. Que assim seja. Amém
******
Fonte:http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=13219

João da Costa cancela balanço para participar de reunião de monitoramento

18.07.2011
Do BLOG DA FOLHA
Postado por José Accioly 


Por causa da forte chuva e os reflexos dos estragos no Recife neste último final de semana, o prefeito João da Costa (PT) cancelou toda a sua agenda prevista para esta segunda-feira (18). O gestor passará o dia em reuniões com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta e secretários.


O petista iria fazer um balanço das ações da Prefeitura do Recife (PCR), no que tange o combate às chuvas, e apresentar à imprensa está manhã, porém, decidiu por checar os estragos originados pelas precipitações.


A única agenda externa do prédio-sede da PCR seria a participação do projeto Conexão Cultural 2011, que marca o retorno dos professores da Rede Municipal. O evento estava marcado para às 15h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.


Ainda ontem, o petista ligou para o governador Eduardo Campos (PSB) para pedir ajuda e verificar que providências estão sendo adotadas pela Defesa Civil e o trabalho integrado com o Corpo de Bombeiros. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que, por enquanto, não há agenda formal entre os gestores prevista para hoje.
*****
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/22523-joao-da-costa-cancela-balanco-para-participar-de-reuniao-de-monitoramento

PT discute situação do Agreste

18.07.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO
Por Gilberto Prazeres
Política


Primeiro passo foi dado para mapear a conjuntura política da Região para 2012


O terceiro encontro - realizado, no último sábado, em Caruaru - do Ciclo de Plenárias Regionais que a executiva estadual do PT está promovendo parece ter cumprido o seu objetivo. Presidente estadual da legenda, o deputado Pedro Eugênio classificou o debate ocorrido no Agreste como um importante passo que foi dado para o mapeamento da situação política da sigla na região, com vistas ao pleito do próximo ano. “A gente vai chegar, no final de agosto, com um olhar mais preciso do partido nesse processo. As eleições serão municipais e os municípios comandarão. Mas o PT estadual vai poder colaborar com mais conhecimento”, indicou o dirigente.

Porém, Pedro Eugênio fez questão de ressaltar que a plenária agrestina ainda não foi determinante para cravar nenhuma candidatura majoritária petista na região. “Ainda não discutimos dessa forma. Há aqueles que podem ser candidatos, que querem ser candidatos e que têm condições de disputar uma eleição majoritária. Mas não há nada fechado, porque estamos observando, também, as alianças em cada município”, disse o parlamentar.

Presente na plenária, o senador Humberto Costa destacou a participação de representantes de todos os municípios que se inscreveram para o encontro. Conforme o parlamentar, esse tipo de presença mostra o interesse dos diferentes flancos da legenda de participar do debate. “Foi um encontro muito bom. Houve uma participação muito expressiva, com representantes de todos os municípios da região. Isso estimula a reorganização do partido”, apontou Costa.
A presença de parlamentares (estaduais e federais), no encontro, também foi destacada pelo presidente Pedro Eugênio. O dirigente afirma que esse fato fortalece a relação entre os deputados e o senador da sigla com os representantes do PT nesses municípios. “Eles podem ver que os nossos parlamentares estão e estarão presentes na discussão eleitoral que cada município vai promover. Dá mais segurança”, atestou Eugênio.

Participaram da plenária representantes dos municípios de Agrestina, Altinho, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Cachoeirinha, Cupira, Camocim, Caruaru, Chã Grande, Cortês, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Panelas, Pombos, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte, Sairé, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, Tacaimbó, Toritama, Taquaritinga, Vitória de Santo Antão, Lagoa dos Gatos e Cumaru.
*****

Dor e revolta marcam velório da jovem que caiu em galeria durante as chuvas em Olinda

18.07.2011
Do portal de noticias NE10
Por Vanessa Silva
Fotos: Vanessa Silva/ NE10
http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/galeria001.jpg
Divididos entre a dor e a revolta, familiares, amigos e conhecidos da estudante Tâmara dos Santos reuniram-se nesta segunda-feira (18) na Primeira Igreja Batista de Bultrins, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), próximo ao terminal de ônibus do bairro.

No local, é velado o corpo da menina de 13 anos que caiu em uma canaleta, na tarde do último sábado (16), durante as fortes chuvas que se precipitaram sobre a RMR. O acidente aconteceu na Rua São Miguel, que fica no Bairro Novo, em Olinda.

LEIA TAMBÉM» Mortes por quedas em buracos não são novidade

De acordo com a mãe da adolescente, a agente comunitária de saúde Rosângela Passos, Tâmara havia saído de casa em companhia de uma tia, que iria resolver assuntos pessoais e pediu a ajuda da menina. Chovia muito e as ruas estavam bastante alagadas. Quando as duas passavam pela Rua São Miguel, perceberam que o buraco existente na esquina estava "puxando".

"Elas tentaram se apoiar no muro, mas Tâmara não conseguiu se sustentar e minha irmã não teve como segurá-la", contou a mãe. Rosângela pretende entrar com uma ação no Ministério Público (MP), pedindo que alguma providência seja tomada com relação ao caso.

"Sei que isso não vai trazer minha filha de volta, mas pode evitar que aconteça com outras pessoas", desabafou. O corpo de Tâmara foi encontrado no domingo (17) pelo pai e o avô da menina, já na Rua Cleto Campelo, uma após o local onde ela caiu.
http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/galeria004.jpg
Tâmara, segundo muitos presentes, será lembrada como uma menina meiga e inteligente. "Ela era uma excelente aluna. Muito estudiosa. É lamentável o que aconteceu", disse a vice-diretora da Escola Argentina Castelo Branco, onde a garota cursava a 8ª série. Professores e funcionários da unidade escolar estiveram no velório, prestando condolências à família.

Na opinião da maioria presente na cerimônia, a fatalidade poderia ter acontecido com qualquer morador do bairro.

"A perda foi muito grande para nós, amigos e conhecidos de Tâmara. Mas o alerta é que poderia ter sido qualquer um. Eu senti como se tivesse perdido uma filha minha", contou Valdenize Miguel, amiga muito próxima da família.

"De tão antiga, essa abertura já é conhecida como 'Buraco da Boa Hora'. Muitos já foram vítimas não só dele, como de muitos outros que existem aqui em Olinda", disseram alguns moradores do bairro que preferiram não se identificar.
O corpo de Tâmara será sepultado às 14h, no Cemitério Municipal de Guadalupe, Olinda.
****
Fonte:http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/07/18/dor-e-revolta-marcam-velorio-da-jovem-que-caiu-em-galeria-durante-as-chuvas-em-olinda-284087.php

O triste fim de Tâmara

18.07.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Vida Urbana


Corpo de jovem sugada pela água foi localizado pela família. Ontem, deslizamento matou duas crianças


Corpo da adolescente ficou enganchado na tubulação de Casa Caiada. Da galeria, era possível ver as pernas da garota. Imagem: BERNARDO DANTAS/DP/D.A PRESS

A morte da adolescente Tâmara Gabriela dos Santos Passos, 13 anos, arrastada pelas águas para dentro de uma galeria fluvial, no bairro de Casa Caiada, em Olinda, deixou os moradores indignados. A menina estava na companhia da tia. As duas caminhavam por uma calçada na Avenida São Miguel, no início da noite do sábado, quando ocorreu o acidente. A rua estava totalmente alagada e em questão de segundos a menina foi sugada para dentro da galeria. O corpo foi localizado ontem, por parentes da garota. No mesmo dia, um deslizamento de barreira terminou com a morte de duas crianças, uma de 5 anos e outra de 9, na Rua Alice, no bairro de Jardim Brasil V, também em Olinda.

O professor Hernane Soares, 42, que mora em Casa Caiada, filmou a situação da Avenida São Miguel pouco antes do acidente com Tâmara. “Não dava para ver nada. A gente ouviu os gritos da tia, mas ela já havia desaparecido”, revelou. A construção da galeria foi feita na própria calçada e não há nenhum tipo de proteção.

O corpo de Tâmara foi encontrado na manhã de ontem pelos parentes, na Rua Cleto Campelo, duas vias após o local onde ela havia desaparecido. O tio e a avô acompanharam o percurso da galeria e foram abrindo as tampas. Tâmara ficou enganchada na tubulação de água da compesa. Da galeria, era possível ver as pernas da adolescente. “Pela quantidade de água, a gente sabia que ela não tinha como sobreviver, mas a gente queria encontrá-la para poder fazer o enterro”, disse Joaquim Paulo dos Santos, 67, avô da vítima. A família ainda não disse se vai processar o município.

Em nota, a Prefeitura de Olinda lamentou a morte da adolescente e informou que vários canais passam por baixo da Avenida São Miguel em direção ao mar. O comunicado justifica que os 297 milímetros de chuvas dos últimos dias resultaram numa grande correnteza de água nos canais dessa região, provocando o acidente. Ainda segundo a nota, existe uma solução técnica em estudo que desvia essas águas para o canal dos Bultrins. Porém, a implantação dessa solução depende da conclusão da obra de revestimento do canal Bultrins/Fragoso, que já está em curso.

Há, no entanto, outra alternativa não discutida pelo município, que é a instalação de grades de ferro para evitar que pessoas ou animais sejam sugadas pelas águas nos dias de grande precipitação.

Sem chance 

O deslizamento da Rua Alice, que resultou na morte das duas crianças, ocorreu por volta das 3h de ontem, quanto todos os moradores da casa de número 80 dormiam. “Quando cheguei, já encontrei as crianças mortas. O pai ficou soterrado. Ajudei no resgate. Poderiam ser meus filhos”, explicou o porteiro Ozenil Barbosa, 38, o primeiro a chegar ao local.

O enterro das duas crianças será às 15h, no Cemitério de Beberibe. Dois dos cinco envolvidos no acidente estão sendo acompanhados no Hospital Tricentenário e não correm risco de morte. Apenas uma adolescente de 13 anos saiu ilesa do desabamento. O imóvel ficou totalmente destruído e a área foi interditada pela Defesal Civil. Outros 12 imóveis da mesma rua tiveram o mesmo destino, porque apresentam alto risco de desabamento. Cerca de 40 pessoas deixaram as suas casas. As famílias começarão a receber auxílio-aluguel de R$ 130, pago pela prefeitura. “A família vítima do deslizamento já recebia o auxílio desde 2009, mas voltou a morar o local”, disse o secretário-executivo de Urbanização, Enilson Rocha.


****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/07/18/vidaurbana2_0.asp

Chuvas provocam estragos e mortes no Grande Recife e Interior de PE

18.07.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO
Grande Recife


VÁRIOS pontos de alagamento foram registrados na Região Metropolitana do Recife
VÁRIOS pontos de alagamento foram registrados na Região Metropolitana do Recife
As chuvas registradas no último final de semana, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior, causaram muitos estragos e provocaram pelo menos, nove mortes no Grande Recife. Cinco pessoas morreram em decorrência de deslizamentos de barreira. Quatro delas ocorreram na localidade de Aldeia, Camaragibe, e outra morte no Vasco da Gama, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. 


Outros três óbitos contabilizados foram decorrentes das fortes chuvas. 


Uma menina caiu em um bueiro, em Bairro Novo, em Olinda, e acabou morrendo; outros dois casos foram registrados nesse município. Já no bairro de Nova Descoberta, um senhor de 55 anos, caiu dentro do canal Córrego Nova Descoberta e faleceu. 


O corpo dele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. No município de Goiana, Mata Norte do Estado, a 65 quilômetros do Recife, duas pessoas estão desaparecidas por conta das chuvas. 


Alguns rios chegaram a transbordar assustando a população ribeirinha. Vários pontos de alagamento foram registrados no Recife, Olinda e Jaboatão, dificultando a circulação de veículos em diversos bairros. Na Capital pernambucana foram registrados 189,5 milímetros de água nos últimos dias. A maior precipitação pluviométrica ocorreu entre às 9h do último sábado, e às 9h de ontem, quando foram registrados 111,6 milímetros. A previsão para hoje é de mais chuvas, porém, com menos intensidade. Até a próxima quarta-feira, haverá uma diminuição do volume de água, segundo metereologistas.
******
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/651687-chuvas-provocam-estragos-e-mortes-no-grande-recife-e-interior-de-pe

Fim de semana trágico na RMR

18.07.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO 
Vida Urbana


Chuvas provocaram deslizamentos e pelo menos oito mortes. Em Aldeia, uma família inteira foi soterrada

Cenário de destruição total no local onde barreira caiu sobre
uma casa em Aldeia. Imagem: EDVALDO RODRIGUES/DP/D.A PRESS
As fortes chuvas que começaram a cair na sexta-feira, na Região Metropolitana do Recife (RMR) se traduziram em destruição e morte da noite do sábado para a manhã do domingo. Até o fechamento desta edição, o saldo era de oito vítimas fatais no Grande Recife. O caso mais chocante ocorreu em Camaragibe. Uma barreira deslizou na comunidade de Tabatinga, em Aldeia, provocando a morte de quatro pessoas de uma mesma família. Em Olinda, duas crianças que foram soterradas por uma barreira no bairro de Jardim Brasil morreram, por volta das 3h do domingo. Uma adolescente de 13 anos caiu em uma galeria fluvial, que estava aberta, e também não resistiu. Desaparecida desde a noite do sábado, ela teve o corpo encontrado na manhã de ontem.

Na Zona Norte do Recife, um homem morreu soterrado por uma barreira, no alto do Caruá, no Vasco da Gama, por volta das 4h do domingo. O solo encharcado nas áreas de risco é uma das maiores preocupações das defesas civis dos municípios. E a previsão é de mais chuva. Em Goiana, um homem desapareceu depois que um canal transbordou. O rio também aumentou de nível, inudando parte da cidade e interrompendo o trânsito na BR-101.

Em Aldeia, uma barreira desabou por volta das 19h30 do último sábado, em uma área considerada de alto risco.  As casas ficam na parte inferior de um vale cercado por barreiras, na comunidade de Tabatinga, na altura do km 3, em Aldeia. De acordo com os moradores, a família atingida havia se mudado para a casa três semanas atrás. A residência foi totalmente soterrada. Na hora do acidente havia cinco pessoas no local. Quatro morreram: Josefa Joana da Conceição, 54 anos, sua filha Elizabete Barbosa, 39, e dois filhos de Elizabete - Letícia Barbosa, 7, e Paulo Sérgio Barbosa, 17.

O único sobrevivente foi o pai das crianças, Sérgio Manoel da Silva. Ele foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Ontem, a defesa civil de Camaragibe removeu quatro famílias de áreas de risco, mas teve gente que decidiu sair por conta própria. Assustada, a dona de casa Jaciara Alves, 28, foi com os dois filhos pequenos para a casa da mãe em São Lourenço da Mata. “Não tenho confiança de ficar aqui. Ninguém consegue dormir à noite com medo”, disse. Em Camaragibe, nas últimas 48 horas, foram registrados 172,6 milímetros de chuva, o equivalente a 80% da precipitação prevista para um mês. O município tem dois mil pontos de risco.

Até o fechamento desta edição, os municípios mais atingidos, de acordo com o último balanço divulgado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) eram Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife, Timbaúba, Vicência e Camaragibe. Esses municípios somam 449 famílias desabrigadas e 79 desalojadas.

Saiba mais

Saldo das chuvas

Recife

morto

30 famílias desabrigadas

Camaragibe


4 mortos

10 desalojados

Olinda

3 mortos

197 desabrigados

Goiana

250 desabrigados

Aliança

54 desabrigados

20 desalojados

Vicência

50 
desabrigados

Timbaúba

40 
desabrigados

30 desalojados

Jaboatão dos Guararapes

14 
desabrigados

Abreu e Lima

30 
desalojados

******
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/07/18/vidaurbana1_0.asp