domingo, 26 de junho de 2011

Garota de 13 anos é arrastada e estuprada

26.06.2011
Da FOLHA DE PERNAMBUCO
Por RAPHAEL COUTINHO

Momentos de terror foram vividos por uma família da Vila dos Palmares, em Muribeca, Jaboatão dos Guararapes, durante a madrugada de ontem. Por volta das 2h30, um homem encapuzado invadiu a residência, arrobando a porta de trás da residência, armado com um facão. O suspeito anunciou um suposto assalto, que para a família e vizinhos, era apenas para disfarçar e arrastou uma adolescente de 13 anos para a rua. A garota foi localizada pouco tempo depois por vizinhos agonizando em uma casa abandonada duas ruas depois, sem roupa, apresentando sinais de abuso sexual e com ferimentos na cabeça.

A menina foi encaminhada para a Unidade de ProntoAtendimento (UPA) de Jaboatão e depois encaminhada para a urgência pediátrica do Hospital da Restauração (HR), onde passou por cirurgia. Estavam no imóvel, durante a ação, o pai, o irmão e um colega da vítima. Quando percebeu a entrada do suspeito, o pai correu para pedir ajuda. “Ele já chegou dizendo “abre aqui” e pedindo dinheiro, aí eu pensei que fosse um assalto.

Antes dele me ver, consegui sair para pedir ajuda. Depois chegou meu filho dizendo que ele tinha levado ela. Todo mundo então, saiu procurando”, disse o pai. Um dos meninos que estava no local disse que reconheceu o autor do abuso pela voz. Segundo ele, a voz era de um presidiário em liberdade condicional identificado apenas como Renato. O caso foi registrado pela Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). A garota continua em observação no HR.
***
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-policia/646372-garota-de-13-anos-e-arrastada-e-estuprada

Eike dá R$ 139 milhões a Cabral. Odor de Palocci – II

26.06.2011
Do blog CONVERSA AFIADA 
Por Paulo Henrique Amorim


Seria Eike sub-dono do Rio ?
Saiu na Folha (*) pág A7:

“Eike dá R$ 139 milhões a projetos de Sérgio Cabral”

Empresário banca programas usados como vitrine eleitoral no RJ.

Deputado Marcelo Freixo, do PSOL, diz que Eike e Cabral têm uma relação “nebulosa em que o público se mistura muito com o privado”

A oposição no Rio, minoritária na Assembléia, desconfia de licenças que Cabral deu a empresas de Eike.

Por exemplo, a licença para construir o Porto do Açu, orçado em 3,4 bilhões.

Como se sabe, o odor do Palocci surgiu com denúncia do Globo da relação palocciana que existe entre Cabral e a empreiteira Delta.

Depois se soube que o Fernando Cavendish, dono da Delta,  é o novo dono do Rio, diante dos milagres que faz também na cidade do Rio.

Um fenômeno.

Agora, se discute se o odor palocciano da ausência de conflito de interesse – para dizer pouco – se acentua com a proximidade do Eike com o governador do Estado.

Clique aqui para votar na trepidante enquete “o que o empreiteiro tem que você nao tem ?”


Paulo Henrique Amorim


(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

*****
Fonte:http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/06/26/eike-da-r-139-milhoes-a-cabral-odor-de-palocci-ii/

Bispo de Guarulhos vomita machismo

26.06.2011
Do blog de Altamiro Borges
Por Altamiro Borges

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos (SP) que ficou famoso nas eleições do ano passado por financiar, ilegalmente, panfletos apócrifos contra a candidata Dilma Rousseff, não tem cura mesmo. Ele precisa urgentemente ser exorcizado! Em entrevista ao jornal Valor, o “apóstolo” do ódio e do preconceito voltou a vomitar contra o direito da mulher ao aborto mesmo em caso de estupro:

“Vamos admitir até que a mulher tenha sido violentada, que foi vítima… É muito difícil uma violência sem o consentimento da mulher, é difícil”, comenta. O bispo ajeita os cabelos e o crucifixo. “Já vi muitos casos que não posso citar aqui. Tenho 52 anos de padre… Há os casos em que não é bem violência… [A mulher diz] “Não queria, não queria, mas aconteceu…”, diz. “Então sabe o que eu fazia?” Nesse momento, o bispo pega a tampa da caneta da repórter e mostra como conversava com mulheres. “Eu falava: bota aqui”, pedindo, em seguida, para a repórter encaixar o cilindro da caneta no orifício da tampa. O bispo começa a mexer a mão, evitando o encaixe. “Entendeu, né? Tem casos assim, do “ah, não queria, não queria, mas acabei deixando”.

Processo urgente

Repugnante! No ano passado, milhões de panfletos acusando Dilma Rousseff de ser “abortista” e de “matar criancinhas” foram apreendidos numa gráfica no Cambuci, no centro da capital paulista. O dono da empresa confessou que o pedido havia sido feito por agentes do bispo de Guarulhos. Apesar do crime eleitoral, nada foi feito contra Dom Bergonzini. Em sermões e entrevistas, ele continuou sua pregação odiosa e mentirosa em favor do candidato tucano José Serra.

Agora, ele volta ao ataque, desprezando a própria legislação brasileira que garante o direito ao aborto em caso de estupro. As suas declarações até que mereceriam um processo, desta vez das entidades feministas que defendem os direitos das mulheres. Não dá para ficar passivo diante da campanha de ódio deste bispo. Como já foi dito, ele precisa urgentemente ser exorcizado!
****
Fontehttp://altamiroborges.blogspot.com/2011/06/bispo-de-guarulhos-vomita-machismo.html

Ciclistas seminus reivindicam uso da bicicleta em Portugal

26.06.2011
Do site NE10
Com informações do UOL

A World Naked Bike Ride reuniu cerca de 200 participantes
 A World Naked Bike Ride reuniu cerca de 200 participantes.Foto: agências internacionais

Neste domingo (26), uma campanha global para defender os direitos dos ciclistas e combater a dependência do petróleo, energias não renováveis e automóveis - a "World Naked Bike Ride" (WNBR) - reuniu cerca de 200 participantes na cidade de Lisboa, em Portugal. Já que não puderam pedalar desnudos, por determinação das autoridades do país, os manifestantes tiveram que protestar de maiôs. Ciclistas urbanos de todas as idades compareceram à Praça do Marques de Pombal para percorrer 5 km até a histórica região de Belém.

O português Antonio Cruz, 27, reclamou que a polícia impediu os manifestantes de protestarem sem roupa, em declaração à Agência efe. Segundo a legislação portuguesa, o ato de andar nu em público é considerado crime. O rapaz ainda acrescentou que esse é um sinal de um conservadorismo que vem de outros tempos. "Nós estamos desprotegidos e nossa pele simboliza esse fator de falta de proteção em caso de acidente", concluiu Cruz.

A World Naked Bike Ride, que surgiu no início da última década na Espanha e no Canadá, acontece todos os anos em mais de 20 de países de todos os continentes, como a Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Japão, México, Holanda, Panamá, Polônia, Paraguai, África do Sul, Reino Unido, EUA e Tailândia.A proposta é promover um estilo de vida livre de automóveis como forma de ajudar à redução real de gases nocivos para o meio ambiente, além de diminuir a dependência energética do petróleo e de outras fontes não renováveis.
*****
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/internacional/noticia/2011/06/26/ciclistas-seminus-reivindicam-uso-da-bicicleta-em-portugal-279551.php
Fonte:

A culpa da inocência

26.06.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Mundo


Ana Isela, a Miss Anna, agora dá aulas de inglês a cerca de 30 companheiras de cela em prisão mexicana. Imagem: JESUS ALCAZAR/AFP


Cidade Juarez Ana Isela Martínez, uma professora premiada várias vezes por seu trabalho com crianças, está há quase um mês detida em uma prisão mexicana depois de terem sido encontradas drogas em seu automóvel, ao cruzar a fronteira com os Estados Unidos, um caso que vem sendo motivo de protestos em ambos países. No fim de maio, a professora foi detida na ponte Reforma, entre Ciudad Juárez, a cidade mais violenta do México, afetada por crimes dos cartéis do narcotráfico, e El Paso, nos Estados Unidos, quando levava sua filha de seis anos para uma escola norte-americana.

Uma operação militar na ponte encontrou 48 quilos de maconha em malas colocadas no porta-malas do veículo, as quais ela nega que sejam suas. Apenas duas semanas antes, essa mulher de 35 anos tinha sido eleita professora do ano pela segunda vez consecutiva. Um juiz rejeitou a versão da educadora de que as malas não lhe pertenciam, e ignorou os depoimentos sobre seus anos de trabalho irrepreensível e comportamento exemplar, e ordenou prendê-la por “tráfico e exportação de drogas ilícitas”.

A situação de “Miss Anna”, como a chamam seus alunos em inglês, foi denunciada por vizinhos, familiares, várias ONG e inclusive autoridades locais como exemplo de incongruência na atuação de uma Justiça incapaz de deter líderes dos grupos do narcotráfico, mas que se enfurece com cidadãos comuns. “São carregamentos menores que às vezes os narcotraficantes deixam como isca para distrair as autoridades, enquanto ao lado passam um caminhão com meia tonelada”, comenta um responsável policial de Ciudad Juárez que pediu para não ser identificado.
Mensagens de apoio

“Miss Anna my heart is with you” (“senhorita Anna, meu coração está com você”); “Liberdade para a professora”, “Miss Anna: não se renda”, afirmaram vários cartazes colocados em diversos pontos de Ciudad Juárez e também da vizinha El Paso. “Ninguém pode acreditar no que estão dizendo de Miss Anna. Ela é uma professora íntegra cuja principal preocupação era que nossos filhos crescessem em paz, afastados da violência”, disse Claudia Holguín, sua vizinha no bairro Habitat de Ciudad Juárez.

Saiba mais 

37 mil



É o número de homicídios desde o início da luta militar anti-drogas no México, em dezembro de 2006. Vários estados do país, incluindo os que fazem fronteira com os Estados Unidos, sofrem uma onda de violência atribuída a grupos narcotraficantes.

17 mil


É o número médio de crianças mexicanas que perderam seus pais nos últimos três anos em decorrência da guerra às drogas. Governo Calderon criou um fundo para ajudar esses órfãos da violência


****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/06/26/mundo1_0.asp

Começa nesta segunda-feira a 3ª Semana do Empreendedor Individual

26.06.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Por Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Sebrae

O Sebrae realiza em todo o país a 3ª Semana do Empreendedor Individual desta segunda-feira (27) até o sábado (2). A ação tem como proposta atrair novos empreendedores que desenvolvam atividades por conta própria nos setores de comércio, indústria ou serviços. O Sebrae ainda tem o objetivo de capacitar os empreendedores já formalizados, de modo que eles possam obter melhores resultados em seus empreendimentos.


Como nas edições anteriores, o Sebrae instalará tendas em locais de grande circulação para atender aos empreendedores individuais nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. O atendimento incluirá o cadastro, declaração anual e captura de número de inscrição estadual, além da impressão de DAS e de carnê de orientações e o esclarecimento de dúvidas específicas.


A meta para Pernambuco é realizar 2,75 mil atendimentos e 2,2 mil registros – a edição anterior da Semana do Empreendedor Individual registrou o atendimento de 1,5 mil empreendedores. Para todo o país, a meta é realizar 50 mil atendimentos e 40 mil formalizações.


O Sebrae em Pernambuco irá realizar ainda, neste período, no seu Centro de Educação Empresarial (CEE), as oficinas “Seu caixa na ponta do lápis” e “Boas vendas, bons resultados”. Cada curso, com vagas limitadas, terá a duração de três horas.


As inscrições na 3ª Semana do Empreendedor Individual são gratuitas e serão feitas por ordem de chegada nos locais de realização do evento. Outras informações: 0800.570.0800.


Serviço:


3ª Semana do Empreendedor Individual
Entrada franca (com vagas limitadas)
Informações: 0800.570.0800


Onde:


Recife


Praça da Independência
Avenida Dantas Barreto, s/n, Santo Antônio (em frente à Igreja de Santo Antônio)
De 27 de junho a 2 de julho
Das 8h30 às 17h (exceto no dia 2 de julho, quando o atendimento vai das 8h30 às 13h)


Olinda


De 27 a 30 de junho
Mercado Eufrásio Barbosa
Rua Sigismundo Gonçalves, s/n, Varadouro
Das 14h às 22h


Jaboatão dos Guararapes


Praça Severina Rita Coelho, 20, Cavaleiro
De 27 de junho a 2 de julho
Das 14h às 22h (exceto no dia 2 de julho, quando o atendimento vai das 8h30 às 13h)


Camaragibe


De 27 a 29 de junho
SEDEC - Centro de Formação Profissional
2ª Travessa Padre Oséias Cavalcanti, 800, Novo Carmelo
Das 14h às 22h


Centro de Educação Empresarial (CEE)
Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro
(81) 2101.8559
***
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110626161826

Tortura ampla, geral e irrestrita

26.06.2011
Do site da revista CartaCapital
Por Wálter Maierovitch

A advocacia-geral da União (AGU), pós-saída do ministro Geraldo Quintão, transformou-se para a sociedade civil numa fonte permanente de desencantos e, também, em trampolim para interessados em se aboletar numa cadeira de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Homem de respeito e de trato urbano, Quintão fora transferido pelo então presidente FHC para apagar um incêndio no Ministério da Defesa, em razão do escândalo envolvendo Elcio Alvares, primeiro ocupante da pasta: para os militares, o ocupante de fato da pasta era a secretária capixaba de Elcio.
O sucessor de Quintão na AGU foi Gilmar Mendes, saído dos quadros do Ministério Público Federal e no Palácio do Planalto desde o tempo do presidente Collor de Mello. À frente da AGU, Mendes notabilizou-se pela recomendação aos seus subordinados para deixarem de cumprir decisões judiciais. Como ministro do STF, Mendes abandonou àquela tese incivil e até dá para imaginar sua fúria, caso tivesse sido descumprida a liminar de soltura que concedeu em favor do banqueiro Daniel Dantas.
Como sabem até os reprovados no exame de habilitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado-geral está, consoante a lei orgânica, “submetido à direta, pessoal e imediata supervisão do presidente da República”, a quem compete, constitucionalmente, a sua nomeação. A propósito, no sítio-web da AGU está destacado ser o advogado-geral da União “o mais elevado órgão de assessoramento jurídico do Poder Executivo”.
No governo do presidente Lula, e já com Gilmar Mendes no STF por indicação do ex-presidente FHC, a AGU ficou sob a responsabilidade de José Antonio Dias Toffoli. Para espanto geral, Toffoli, bacharel com currículo tisnado por uma reprovação no concurso de ingresso à magistratura estadual de São Paulo, defendeu a legitimidade da Lei da Anistia de 1979. Na verdade, uma autoanistia cunhada pela ditadura para encobrir o terrorismo de Estado e conferir impunidade aos seus agentes. Para a sustentação oral no STF, Toffoli designou uma sua subordinada.
Nesta quadra, convém repetir: como sabem até os reprovados no exame da OAB, o advogado-geral está “submetido à direta, pessoal e imediata supervisão do presidente da República”. No caso, Toffoli defendeu a Lei da Anistia de 1979 com o nihil obstat de Lula e o protocolar chiado de Paulo Vanucchi, secretário nacional de Direitos Humanos. Como não desagradou a Lula sobre a Lei da Anistia, Toffoli foi por ele indicado para o STF, onde se encontra e sem corar de vergonha.
Depois de o STF ter, por 7 x 2 votos, conferido um bill de indenidade aos responsáveis por torturas, 144 assassinatos e 125 sequestros com desaparecimentos de corpos, o atual  advogado-geral, Luis Adams, nomeado por Lula e referendado por Dilma Rousseff, voltou a surpreender. O termo apropriado é voltou, pois, no caso Battisti, havia elaborado o parecer em que concluiu que a “exuberância da democracia italiana” fazia supor que o extraditando seria perseguido e haveria risco para a sua integridade física. Com um simples aprovo, Lula encampou as razões de Adams e decidiu pela não extradição. Além de rasgar o Tratado de Cooperação Judiciária com a Itália, Lula manchou as mãos com o sangue das vítimas inocentes de Battisti e faltou com respeito humano aos familiares das vítimas.
Poucos dias atrás, quando do julgamento pelo STF de embargos de declaração, ainda referentemente à Lei da Anistia de 1979 e por omissões e enganos no acórdão relatado pelo ministro relator Eros Grau, aquele que subverteu a história e saiu aplaudido pelos torturadores que serviram à ditadura, o advogado-geral, Luis Adams, desconsiderou solenemente a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Para a Corte Interamericana, numa apertada síntese, não era legítima a autoanistia preparada pelos ditadores de plantão. Na visão de Luis Adams, que esteve na bica para assumir uma cadeira no STF, a jurisdição do Supremo está acima e prevalece sobre a da Corte Interamericana, tudo como se estivéssemos numa república bananeira ou no Sudão, onde não se cumpre a decisão do Tribunal Penal Internacional, que decretou a prisão do presidente por acusações de crimes de genocídio e contra a humanidade.
Ao sustentar a tese da anistia ampla, geral e irrestrita, Luis Adams conferiu ultratividade, prevalência, a toda a legislação originária do regime de exceção e, evidentemente, não recepcionada pela Constituição de 1988, que veda expressamente anistia a torturadores e condena o terrorismo. Mais, o Brasil aderiu à Convenção Americana de Direitos Humanos e, assim, obrigou-se a cumprir as decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Pano Rápido. Em janeiro, a presidenta Dilma defenestrou o secretário nacional de Justiça, Pedro Abramovay, que falou pelo seu governo sem autorização e inventou como meta a soltura de pequenos traficantes dos presídios. Quanto a Adams, o que fará Dilma?
****
Fonte:http://www.cartacapital.com.br/politica/tortura-ampla-geral-e-irrestrita

O resgate da Grécia é resgate dos bancos europeus

26.06.2011
Do site da Revista Carta Maior
Por Esquerda.Net
                                                    Um editorial do jornal The New York Times 

 afirma que o resgate da Grécia à beira da bancarrota, corresponde, na verdade, ao resgate dos bancos europeus. Só na França e na Alemanha, os bancos detêm cerca de 90 bilhões de dólares em dívida pública e privada grega. O Banco Central Europeu também detém dívida pública grega, e o medo é que o padrão de perdas na Grécia possa ameaçar toda a Europa. A vulnerabilidade dos bancos estadunidenses em relação à crise da zona euro também está em cima da mesa.


"Traduzindo" a tradução da afirmação do NYT, poderíamos dizer que a crise da dívida na Grécia, e consequente falência do Estado grego, corresponde, em parte, à falência dos bancos europeus.


Só na França e na Alemanha, os bancos detêm cerca de 90 bilhões de dólares em dívida pública e privada grega. O Banco Central Europeu também detém dívida pública grega, e o medo é que o padrão de perdas na Grécia possa ameaçar toda a Europa.


O NYT pergunta se os bancos dos EUA também se encontram numa situação vulnerável e aponta razões para uma resposta afirmativa embora indique que “ninguém tem certezas”. Os bancos estadunidenses não são grandes credores da Grécia mas ocupam lugares de ponta nos mercados de derivativos.


Se a Grécia entrar na bancarrota, um banco dos EUA que detenha CDS [“credit default swaps", derivados de crédito graças aos quais os bancos se seguram contra o risco dos seus devedores] sobre títulos de dívida grega, de um banco europeu, terá também de pagá-los.


Os CDS são o tipo de derivativos que estão por detrás da implosão da American International Group e do efeito dominó que se seguiu no sistema financeiro global. A partir das evidências disponíveis, não parece que a Grécia tenha o mesmo poder destrutivo, “mas ninguém está ansioso para testar isso”.


O próximo presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, banqueiro italiano que passou pela Standard & Poor's, avisou recentemente que ninguém sabe realmente quem está ameaçado por estes instrumentos financeiros de risco. “Quem são os proprietários dos CDS? Quem assegurou quem no caso da falência de um país?, perguntou.


Contudo, alertando para um possível efeito de contágio, Draghi argumentou contra uma reestruturação da dívida grega - o que poderia implicar o alargamento das condições de reembolso ou cancelamento de parte da dívida - apesar de cada vez mais haver certezas sobre o incumprimento da Grécia e por isso a reestruturação da dívida ser inevitável, refere o NYT.


Quer sejam ou não os bancos americanos vulneráveis a esta crise, certo é que os derivativos financeiros se encontram "ainda muito desregulados", aponta o jornal americano. As reformas financeiras que supostamente deveriam melhorar a transparência e reduzir a especulação ainda não foram implementadas. A incerteza é maior quando se considera que os CDS são apenas um tipo de derivados financeiros que ligam os bancos em todo o mundo. Outros existem por aí, nos mercados internacionais.


A Grécia será ajudada enquanto os decisores políticos acreditarem que a alternativa poderá ser o colapso de todo o sistema, da zona euro. Esta semana, o Parlamento grego deu ao primeiro-ministro, George Papandreou, um voto de confiança, abrindo caminho para uma votação favorável de mais cortes salariais e outras medidas de austeridade dolorosas para o povo grego, que os responsáveis europeus exigem em troca de mais ajuda.


O NYT conclui que a crise da dívida grega é um lembrete do quão pouco mudou realmente desde a explosão da última crise financeira e do quanto está ainda para ser feito para evitar que tudo volte a acontecer de novo.
****
Fonte:http://cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17973

Ministro rebate críticas da Fifa e diz que preparação para Copa vai surpreender

26/06/2011
Nacional
Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil


São Paulo – O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, respondeu hoje (26) as críticas da Federação Internacional de Futebol (Fifa) à preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, os dirigentes da entidade vão se surpreender com a situação dos estádios e dos aeroportos do país quando visitarem o país.

“Eles estão observando [a preparação] de muito longe”, disse o ministro, após inaugurar um juizado especial para torcedores no Estádio do Pacaembu, na capital paulista. “Quando eles chegarem ao Brasil, vão ver que houve uma evolução maior do que imaginavam.”

Na semana passada, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, disse que a Rússia, que sediará a Copa em 2018, está mais adiantada que o Brasil para o Mundial. Disse também que os brasileiros estão mais preocupados em ganhar o Mundial do que em organizá-lo.

Para o ministro, os problemas que o Brasil precisa solucionar até a Copa são conhecidos e estão sendo resolvidos. Um deles é a falta de um estádio apto para sediar jogos do Mundial na cidade de São Paulo.

Sobre isso, o ministro disse esperar que a Câmara de Vereadores aprove um projeto de lei que concede incentivos de R$ 420 milhões à obra. De acordo com o ministro, com isso, São Paulo poderá construir um estádio adequado para a abertura do Mundial.

“Estou convencido de que na próxima semana a Câmara Municipal deve aprovar os incentivos para o estádio de São Paulo, até porque é a forma que a cidade tem de contribuir para viabilizar esse empreendimento que é importante para o município”, falou. “A prefeitura fez a sua parte. Nós esperamos que a Câmara dê sua contribuição”, completou.

Edição: Aécio Amado
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-26/ministro-rebate-criticas-da-fifa-e-diz-que-preparacao-para-copa-vai-surpreender

Eletropaulo entra em cena após desgaste público

26.06.2011
Do MSN NOTÍCIAS,estadao.com.br
Por Roldão Arruda

A entrada em cena da AES Eletropaulo para ajudar na ampliação do cadastro dos programas de transferência de renda do governo federal ocorre num momento de desgaste da imagem da empresa. As constantes quedas de energia, especialmente na capital paulista, têm provocado insatisfação e reclamações dos consumidores e já resultaram em atritos com o Procon.

No início do mês, quando um vendaval atingiu a cidade, algumas regiões ficaram cerca de 30 horas sem fornecimento de energia. A empresa chegou a receber 1 milhão de ligações de clientes e quase 100 mil mensagens de SMS. As operações no sistema de transporte coletivo e até no abastecimento de água foram interrompidas em vários pontos, o que irritou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele mobilizou a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), para que solicitasse à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a ampliação na fiscalização dos serviços da concessionária.
****
Fonte:http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/eletropaulo-entra-em-cena-ap%C3%B3s-desgaste-p%C3%BAblico

Madereiros invadem projeto da irmã Dorothy em Anapu

26.06.2011
Do site do Poder On Line
Com Jorge Félix e Tales Faria

Palco do assassinato da freira Dorothy Stang, em 2005, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança, em Anapu, no Pará, foi invadido, esta noite, por ladrões de madeira de lei.

Desde janeiro, o madeireiro José Junior Avelino Siqueira, conhecido na região como Junior da Semente, ameaçava roubar a madeira apreendida. Os extrativistas denunciaram a situação ao governo federal que chegou a enviar a Policia Federal, o Incra e o Ibama, mas as forças governamentais não permaneceram na região. Os moradores resolveram, então, fazer uma “guarita humana” para evitar o roubo das toras de madeira de lei.

Nessa noite, segundo os extrativistas, os funcionários de Junior da Semente conseguiram entrar no Projeto e roubaram dois caminhões de madeira. A situação é bastante tensa no local.
****
Fonte:http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2011/06/26/madereiros-invadem-projeto-da-irma-dorothy-em-anapu/

A FAO e a importância da eleição de Graziano

26.06.2011
Do site da Revista Carta Maior
Por Afonso Florence*

Além da notoriedade acadêmica e do desempenho técnico de José Graziano, sua candidatura tem recebido numerosas adesões em decorrência do seu papel no primeiro mandato do Presidente Lula, quando arquitetou e liderou a implantação da estratégia de combate à fome. Como Ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, coordenou a montagem de uma das mais importantes políticas públicas da história do Brasil, a política de segurança alimentar a partir do Programa Fome Zero, que levou nosso país aos monumentais resultados de redução da fome registrados pelo IBGE. O artigo é de Afonso Florence.

Neste domingo, serão realizadas, em Roma, eleições para a Direção Geral da FAO. Sigla em inglês da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a FAO promove ações de cooperação e solidariedade no âmbito da agricultura, desenvolvimento agrário, segurança alimentar e combate à desnutrição, atuando em 191 países.

O Brasil está apresentando um candidato, o Prof. Dr. José Graziano, renomado pesquisador da área, conhecido ativista da causa e que possui uma trajetória dedicada ao avanço da produção de alimentos saudáveis e da política de segurança alimentar. Zé Graziano, como é carinhosamente conhecido nosso candidato, é diretor licenciado da FAO para a América Latina, função que desempenhou com enorme destaque internacional.

Entretanto, além da notoriedade acadêmica e do desempenho técnico de Zé Graziano, sua candidatura tem ganhado numerosas adesões em decorrência do seu papel no primeiro mandato do Presidente Lula, quando arquitetou e liderou a implantação da estratégia governamental de combate à fome. Como Ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome (MESA), coordenou a montagem de uma das mais importantes políticas públicas da história do Brasil, a política de segurança alimentar a partir do Programa Fome Zero, que levou nosso país aos monumentais resultados de redução da fome registrados pelo IBGE.

É inconteste que o Brasil viveu nestes últimos anos a maior mobilidade social da sua história. Mais de 28 milhões de homens e mulheres saíram da situação de pobreza, 36 milhões entraram na classe média. Hoje, todos têm a convicção de que nosso país pode ser cada vez mais generoso com nosso povo, crescendo com felicidade e bem estar. Estes resultados foram obtidos em decorrência da implantação de um novo modelo de desenvolvimento, onde crescimento econômico combina com distribuição de riqueza, programas de transferência de renda e inclusão produtiva se completam.

Esta experiência brasileira já tem sido observada e utilizada por outros países. Em maio de 2010, durante o encontro internacional ‘Diálogo Brasil-África para o Combate à Fome e à Desnutrição’, o Presidente Lula declarou o compromisso brasileiro com os países menos favorecidos que nos solicitam apoio.

Mais recentemente somaram-se à candidatura de Zé Graziano a declaração de apoio da Presidenta Dilma Rousseff e a repercussão na opinião pública internacional do lançamento pelo governo brasileiro do Plano Brasil Sem Miséria. A trajetória positiva da nossa história recente faz da nossa candidatura, mais do que uma postulação viável, uma esperança para dezenas de governantes de países pobres de verem executados na FAO programas que, inspirados na experiência brasileira, contribuam decisivamente para o desenvolvimento agrário, a erradicação da miséria e o combate à fome em seus respectivos países e continentes.

(*) Afonso Florence é ministro do Desenvolvimento Agrário
*****
Fonte:http://cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17972

Padilha abre conferência internacional de tecnologias em saúde

26/06/2011 
Saúde
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou hoje (26) da cerimônia de abertura da Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Htai 2011. Em sua oitava edição, é a primeira vez que o encontro ocorre na América Latina e deve reunir cerca de mil pessoas.

De acordo com Padilha, no evento será discutido se os novos equipamentos, medicamentos, novas terapias ou vacinas, que surgiram nos últimos anos, podem ser usados sem riscos no tratamento da população. "Um dos grandes temas são as vacinas", disse. "O fato dessa rede [de avaliação de tecnologias em saúde] ter aprovado a introdução de vacinas, depois de avaliações criteriosas, fez com que pudéssemos adotar, recentemente, a vacina contra o rotavírus", relatou.

A rede de avaliação de tecnologias em saúde também ajuda o Brasil a direcionar as políticas públicas. Segundo o ministro, as orientações auxiliaram na introdução de testes rápidos para gravidez e sífilis congênita no sistema de saúde.

Durante a conferência, até quarta-feira (29) serão apresentados 828 trabalhos científicos de 44 países. Além do ministro Alexandre Padilha, também participam da abertura do evento, no Rio de Janeiro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

Edição: Aécio Amado
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-26/padilha-abre-conferencia-internacional-de-tecnologias-em-saude

Concursos públicos: 11.841 oportunidades

26.06.2011
Do blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA,24.06.11

Faltam sete dias para o início de julho e as expectativas para o lançamento de concursos públicos previstos para o segundo semestre começam a ficar mais palpáveis. Em âmbito nacional, a previsão é que 6.998 vagas sejam abertas até o fim do ano, em seleções como as do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Polícia Federal, do Senado e outras. No Distrito Federal, os editais de três certames esperados desde o ano passado devem ser publicados nos próximos dias: Detran, Procon e Polícia Civil, que, juntos, somam 614 chances. Os concurseiros podem avaliar as inscrições em diversos órgãos, autarquias e universidades, que já ofereceram 4.229 vagas em todo o país. Entre as 11 seleções previstas e as 22 lançadas até agora, o período de julho a dezembro deve pôr 11.841 oportunidades à disposição dos interessados em entrar para o setor público.

Quatro meses após o anúncio de suspensão dos concursos feito pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, as incertezas começam a passar. Com o lançamento de certames como o da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do Banco do Brasil, cursinhos já têm turmas lotadas para as seleções que estão por vir. Fabio Moreira, 31 anos, tem um objetivo a alcançar: entrar no TSE. Para isso, ele estuda desde dezembro do ano passado. "Estou usando esse tempo para me dedicar. Saí do emprego para estudar e não quero perder tempo me dedicando a matérias diferentes do meu foco", observa.

As vagas de cadastro de reserva previstas para o tribunal são as que mais impulsionam os estudantes. O TSE está escolhendo a banca organizadora. A prova deve ser para os cargos de técnico e analista judiciário, com salários de R$ 4.052,96 e R$ 6.611,39, respectivamente. Outra seleção que tem movimentado a vida dos estudantes é a do Detran-DF.

Nesse segundo caso, as oportunidades serão para auxiliar de trânsito, assistente e analista, com remunerações que variam de R$ 2.616,02 a R$ 5.849,75. O vigilante e concurseiro Dário Moraes, 33 anos, pretende estar entre os aprovados. "Estudo há dois anos e busco estabilidade. Essa é uma ótima oportunidade", garante.

O produtor agrícola Abílio Teixeira, 28 anos, chegou a parar de estudar após a suspensão dos concursos. "Pensei que não fazia sentido continuar", explicou. Há dois meses, quando notou que as oportunidades continuavam surgindo, ele voltou a frequentar o cursinho e retomou a rotina de estudos. Ele espera concorrer em muitas seleções previstas neste ano. "Acredito que a minha hora vai chegar."

De acordo com o professor

Will Félix, do Gran Cursos, o segundo semestre será mais promissor que o início do ano na área de concursos. "O primeiro edital a ser lançado, a partir de agora, será o do Procon-DF. Será uma prova fácil, para nível médio. Aqueles que ainda não começaram a se preparar podem iniciar os estudos", sugere. Já para o concurso do Senado, ele afirma que só os "profissionais" serão aprovados.

Inscrições

Mesmo em um ano de poucas expectativas, o mercado está repleto de oportunidades para quem quer seguir a carreira pública. O concurso da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, é uma boa alternativa. O certame formará cadastro de reserva para os cargos de analista e técnico. Será aprovado o quantitativo máximo de 601 candidatos, que serão lotados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os salários vão de R$ 1.728,00 a R$ 6.295,35. A organizadora será a Cesgranrio. Os interessados poderão fazer inscrição no site www.cesgranrio.org.br  até 3 de julho. A taxa é de R$ 42 para cargos de nível médio e de R$ 80 para nível superior. As provas objetivas e de redação devem ser aplicadas em 31 de julho.

Também estão abertas as inscrições para o concurso da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para a formação de cadastro de reserva. A inscrição pode ser feita até 8 de julho. A empresa oferece cargos para nível médio e superior e os salários variam entre R$ 1.924,86 e R$ 4.839,19. Quem deseja concorrer deve acessar o site da Fundação Carlos Chagas ( www.concursosfcc.com.br ). O valor da inscrição é R$ 75 para nível superior e R$ 59 para o médio. O exame deve ser aplicado em 25 de setembro.

Quem deseja seguir a carreira militar também tem boas oportunidades em vista. O Comando da Aeronáutica está com as inscrições abertas para 215 vagas, apenas para homens. Os cargos exigem nível fundamental completo. Mais informações podem ser encontradas no site www.fab.mil.br . A taxa de participação é de R$ 60. Já o Departamento de Educação e Cultura do Exército lançou edital com o cadastro previsto para o período de 25 de julho a 15 de agosto. São 69 vagas de nível superior para a formação de oficiais do quadro complementar. O valor cobrado para concorrer é de R$ 110 e as inscrições podem ser feitas no site www.esfcex.ensino.eb.br.

O Exército Brasileiro tem, ainda, 1.357 vagas para formação de sargentos. Os cargos exigem nível médio. Para participar, é preciso acessar o site www.esa.ensino.eb.br até 27 de junho.Os concursos da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante somam 416 vagas. No primeiro, 30 oportunidades para nível médio estarão abertas até 28 de junho. O segundo oferece 386 vagas para a formação de oficiais. A inscrição pode ser feita em www.ciaga.mar.mil.br

Necessidades reais

A suspensão dos concursos nacionais faz parte do pacote de adequação dos gastos públicos. O ajuste fiscal prevê o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União, anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O Executivo do DF também decidiu proibir as seleções, que só serão feitas após uma ampla análise, assim como a convocação de candidatos já aprovados. Depois de detectar problemas administrativos e inadequações no funcionalismo local, a administração vai controlar as nomeações segundo as necessidades reais.Correio
****
Fonte:http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/06/11841-oportunidades.html

Que tal ganhar R$75 mil por mês de aposentadoria?

26.06.2011
Do blog de Balaio do Kotscho, 21.06.11
Por Ricardo Kotscho

Tem coisas de que até Deus duvida, mas no Brasil tem precedentes. Alguém já ouviu falar no ex-deputado Humberto Bosaipo, não por acaso do DEM, conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso?

Pois quietinho, quietinho, na surdina e nas caladas da noite, o dito cujo foi colecionando aposentadorias públicas. Quando foram ver, já dava um total de R$ 75 mil por mês, com o acúmulo de quatro fontes de renda.

Além do Tribunal de Contas, o discreto Bosaipo recebia também aposentadorias como ex-deputado estadual, servidor do Legislativo e como ex-governador interino.

Esta última é a mais incrível: o nosso campeão de aposentadorias ficara apenas 10 dias no cargo durante a viagem do governador.

As inacreditáveis revelações foram feitas em texto do repórter Rodrigo Vargas, publicado nesta terça-feira (21), na página A10 da Folha de S.Paulo.

O juiz Luís Aparecido Bertolucci Júnior determinou o imediato cancelamento do pagamento dos valores que ficam acima do teto constitucional fixado em R$ 26,7 mil. E condenou Bosaipo a devolver com juros tudo o que recebeu acima da lei desde 2003.

A defesa do ex-deputado já avisou que vai recorrer à Justiça de Mato Grosso do Sul. Que maravilha! Ele deve achar que está certo e que ninguém pode mexer assim sem mais nem menos nos seus direitos adquiridos, não é mesmo?

Enquanto isso, em São Paulo, estão investigando 50 médicos do serviço público estadual que recebiam até R$ 15 mil por mês por plantões que nunca fizeram. E nunca ninguém percebeu, embora as filas nos hospitais não parassem de crescer.

Um deles, o famoso neurocirurgião Jorge Pagura, acumulava a função de Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do governo Geraldo Alckmin. Belíssimo exemplo para a parte que cabe à juventude! Antes de ser denunciado, pediu demissão.

Outro médico, um cardiologista, recebia pagamentos regulares por 218 horas semanais de plantões em hospitais, o que daria 31 horas por dia, um verdadeiro recorde mundial de trabalho não realizado. Como dizia no começo deste post, vocês podem até não acreditar no que escrevo, mas no Brasil tem precedente.

Se o caro leitor conhecer alguém que ganhe mais do que R$ 75 mil por mês de aposentadorias públicas ou um médico que receba o correspondente a mais de 31 horas por dia para fazer plantões em hospitais, por favor, mande seu comentário para o Balaio.

Tenham todos um bom dia de muito trabalho.

Em tempo:


por falar nisso, daqui a pouco, às 13 horas, vou fazer uma palestra no Ciclo sobre Jornalismo, Liberdade e Direitos Humanos, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, promovido junto com o Instituto Vladimir Herzog e o Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes.


À noite, estarei ao lado de Heródoto Barbeiro e Thalita Oliveira no Jornal da Record News. Amanhã de manhã, Heródoto e eu faremos uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre os seus 80 anos, que será exibida a partir das 21 horas no JRN.

Vida que segue.
****
Fonte:http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2011/06/21/que-tal-ganhar-r75-mil-por-mes-de-aposentadoria/

COMPRAS PELA INTERNET - Facilidade pode virar pesadelo

26.06.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO

A internet abriu um leque grande e diferenciado no mundo das compras.

O que se mostra uma facilidade muitas vezes vira dor de cabeça, já que o cidadão não sabe como agir em eventuais problemas. Em paralelo, estão as inúmeras oportunidades de crédito fácil, levando parte da população menos prevenida à bola de neve das dívidas. Questões como essas não estão previstas, pelo menos de maneira específica, no Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado há mais de 20 anos. A possibilidade de um projeto de lei para modificar o CDC está sendo discutida em uma comissão especial de juristas, implantada no Senado.

Até então, o presidente da Casa, José Sarney, recebeu apenas propostas preliminares. Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, a intenção é trazer o que há de mais moderno e atualizado ao Código. O texto definitivo do anteprojeto, que deve levar em consideração a opinião dos órgãos de defesa do consumidor - em suma contrários à ideia de modificar o próprio CDC - tramitará a partir de outubro, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. Qualquer regulamentação, por sua vez, demandará um bom tempo.

Até uma definição, a falta de informações claras e objetivas deixa o cliente desassistido. O publicitário Victor Moury comprou uma mesa e uma cadeira de escritório pelo site de uma grande rede varejista. Apesar de um prazo estipulado de 14 dias, só recebeu os produtos depois de um mês. Ele diz ter feito mais de dez ligações para o setor de reclamações da empresa e nunca foi atendido. “Mas quando resolvi ligar para o setor de vendas me atenderam em dez segundos. Não se preocuparam em resolver meu problema. Um cliente satisfeito chama ou­­tros cinco, mas um cliente insatisfeito leva dez embora com ele”.

Quatro meses após a chegada dos itens, Moury recebeu uma resposta da seção “Reclame aqui” do endereço eletrônico da loja, em que a loja pedia para que fizesse contato. O episódio não foi suficiente pa­ra fazê-lo desistir do comércio eletrônico. Acostumado a comprar pela web, nunca tinha passado por um contratempo. “Deixei de comprar apenas nesse site. A internet traz comodismo e praticidade. Os preços lançados nas mercadorias costumam ser menores, além de ofertarem desconto e formas de pagamento facilitadas”, opina.
****
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/646508-compras-pela-internet-facilidade-pode-virar-pesadelo

O documentário “Ao Sul da Fronteira”, com depoimento de Lula

26.06.2011
Do blog OS AMIGOS DO BRASIL,22.06.11
Por Zé Augusto


Para quem ainda não viu, o documentário “Ao Sul da Fronteira”, de Oliver Stone, está no Youtube:
O documentário examina as políticas econômicas de livre mercado historicamente impostas pelos Estados Unidos e pelo FMI na região e como elas falharam em aliviar o problema crônico da desigualdade social na América Latina e contribuíram para a ascensão de líderes socialistas e social-democratas na região. Direção de Oliver Stone (W, Alexandre). Depoimentos de Tariq Ali, Raúl Castro, Hugo Chávez, Cristina Kirchner, Lula e Evo Morales, entre outros.

****
Fonte:http://osamigosdobrasil.com.br/2011/06/22/o-documentario-ao-sul-da-fronteira-com-depoimento-de-lula/

Pode nevar nas próximas horas em parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, prevê Inmet

26/06/2011
Nacional
Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil


Curitiba – Pode nevar nas próximas horas no planalto sul de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. Uma intensa massa de ar polar atinge a Região Sul neste domingo (26), provocando o declínio acentuado da temperatura. Os termômetros devem oscilar entre 24 graus Célsius (°C) e 0°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão também é de pancadas de chuva no leste do Paraná, em Santa Catarina, e norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

O Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar) alerta que com o rápido declínio das temperaturas há previsão de geadas em grande parte do estado, sendo esperadas geadas moderadas a fortes nas regiões oeste, sudoeste, sul e centro-sul do estado.

Chuvas fracas são registradas agora pela manhã nas regiões norte, norte pioneiro, centro, Campos Gerais e na faixa leste. Nas regiões oeste e sudoeste, o tempo fica estável em função da aproximação de uma intensa massa de ar frio e seco que se desloca pelo centro da Argentina em direção ao Sul do país. O deslocamento desta massa de ar frio ao longo do dia faz com que as temperaturas mais baixas ocorram à noite.

Boletim divulgado hoje pela Defesa Civil do Paraná informa que 4,3 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva de granizo que atingiu os municípios de Capitão Leônidas Marques, Capanema, e Cantagalo na madrugada de ontem (25). Os estragos foram maiores na área rural desses municípios. Cerca de 1,5 mil casas foram atingidas.

Edição: Aécio Amado
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-26/pode-nevar-nas-proximas-horas-em-parte-de-santa-catarina-e-do-rio-grande-do-sul-preve-inmet