sexta-feira, 17 de junho de 2011

João da Costa recebe prêmio

17.06.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Política


Imagem: CECILIA DE SA PEREIRA/DP/D.A PRESS
U
m dia após o prefeito João da Costa (PT, foto) conseguir em Nantes, na França, que o Recife passe a integrar a rede mundial em memória da história da escravidão, o petista ganhou nova visibilidade, desta vez na Alemanha. Ontem, ele recebeu o prêmio Reinhard Mohn 2011, concedido pela Fundação Bertelsmann ao Orçamento Participativo (OP) do Recife. Pela premiação, a PCR recebeu a quantia de 150 mil euros, o que equivale a R$ 399 mil. A cerimônia foi realizada em Gutersloh, na Alemanha. O OP do Recife foi escolhido em função das políticas de democratização desempenhadas pela PCR. “Estou feliz e emocionado em dividir com o mundo o modelo do OP que traz valores de solidariedade e coesão social. Estamos construindo uma nova cultura participativa”, enfatizou João da Costa. A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, pretende aproveitar a experiência exitosa do OP do Recife para aplicar nas políticas de participação popular no seu governo. 

******
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/06/17/politica4_0.asp

Socialista cobra critério para as emancipações

17.06.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO
Por RENATA BEZERRA DE MELO

O governador Eduardo Campos (PSB), ao passar por Brasília, esta semana, deixou registrado, a quem o questionou, seu ponto de vista sobre a emancipação de novos municípios: “Dependemos do Congresso Nacional para regulamentar (...) Não há uma verdade absoluta. Temos que ter critérios”. Na leitura do socialista, “é um erro” sair criando municípios indiscriminadamente. Há casos, na visão dele, a depender de índices populacionais, por exemplo, em que se justifica a emancipação. Por outro lado, o socialista alertou para o perigo de se “iludir” a população. “Há experiências em que a situação dos municípios depois de emancipado, piorou”, ponderou.

Em relação a outros estados do Nordeste, Eduardo Campos considera que Pernambuco “tem se saído muito bem” nesse quesito. “Temos menos municípios que Paraíba e Piauí, por exemplo, cujos territórios são menores”. No entanto, “se não houvesse possibilidade de criar, só teríamos três ou quatro municípios”, relativizou o governador. “Acho que precisa ter regra”, arrematou.

A regulamentação à qual o socialista se refere está à mercê da Câmara Federal, que não colocou em votação o Projeto de Lei Complementar que trata do tema. Ontem, os deputados estaduais Raimundo Pimentel (PSB), Diogo Moraes (PSB), Edson Vieira (PSDB) e Odacy Amorim (PSB) estiveram em audiência, em Brasília, com o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT), junto com representantes de outros estados. Foram cobrar uma lei complementar que estabeleça critérios necessários à criação de novos municípios.

Em 1996, a Emenda Constitucional 15 definiu que os estados só podem criar cidades com base em lei complementar federal, que até hoje não foi votada. A referida EC retirou das Assembleias Legislativas o direito de estabelecer critérios para que os distritos fossem emancipados. Alguns estados, como Paraíba e Maranhão, relatou Raimundo Pimentel, haviam “abusado”.

Ao se encontrarem na Capital Federal, os parlamentares dialogaram sobre o tema com o governador. “A visão dele é a mesma que a gente tem. Ele defende a emancipação dos distritos que cresceram e são viáveis economicamente, contanto que o Congresso regulamente”.
****
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-politica/644771-socialista-cobra-criterio-para-as-emancipacoes

Blogueiros, organizai-vos! Mas nem tanto

17.06.2011
Do blog de Altamiro Borges
Por Antonio Fernando Araujo, no sítio Teia Livre:

Fala-se nos dias de hoje e podemos mesmo presumir que nas eleições presidenciais de 2002 alguns dos atuais blogueiros já eram de certa forma atuantes na blogosfera e, com seus pitacos, certamente deram uma colaboração ainda que modesta para a primeira eleição de Lula. Entretanto, foi só em 2010, mais precisamente em agosto, que esses precursores, junto com outros que foram surgindo desde então, puderam reunir-se formalmente. Em janeiro de 2009, a ideia de um encontro chegou a ser aventado no Fórum Social Mundial, de Belém do Pará.

Mais tarde, em dezembro, ela foi relembrada no Fórum de Mídia Livre e meses depois num Sujinho paulista com cerca de dez ativistas blogueiros, aparentemente cutucados pelo jornalista Luiz Carlos Azenha foi finalmente aprovada, seria em São Paulo. Ele teria se inspirado nos blogueiros progressistas norte-americanos que aglutinaram-se numa cooperativa e conceberam o Netroots.

Um encontro similar a esse marco constituiu-se naquela noite em um objetivo daquele grupo. Em seguida foi a vez do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, fundado quase que na mesma ocasião, maio de 2010, à frente os blogueiros Altamiro Borges e Conceição Lemes, esta do blog Viomundo, mobilizar o universo de internautas em todo o Brasil. Finalmente, em 22 de agosto, sob o emblema “a liberdade da internet é ainda maior que a liberdade de imprensa”, que o sr. Ayres Britto, ministro do STF garantira, puderam então, ao final desse encontro, proclamar aquela que mais tarde seria conhecida como a Primeira Carta dos Blogueiros Progressistas.

É claro que, só porque essa Carta reconheceu a necessidade de integrar mais os blogues, de aprimorar a diversidade informativa, defendeu a neutralidade na rede, a regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da comunicação, o combate sem trégua às formas de censura e proposto o acesso público e universal à banda larga, isso signifique que o projeto desafiante mais amplo de tornar mais democrático o espaço por onde hoje transitam as informações, o saber e a cultura já tenha sido edificado em seus termos estruturais, decorrido já quase um ano, quando cerca de 330 blogueiros e ativistas, oriundos de 19 estados, a redigiram e aprovaram-na por unanimidade.

Entretanto, ainda que aquela Carta produzida em 2010, tenha se imposto para esse grupo de entusiasmados blogueiros como necessária, ela só ocorreu por ter sido preparada por uma espécie de mutação que se verificou no campo da percepção de que a mídia impressa tradicional já não satisfazia inteiramente as exigências de setores mais conscientes e intelectualizados e portanto mais exigentes que na sociedade buscam informações de conteúdo mais denso e, principalmente mais merecedoras de crédito. A velha mídia, à qual estava sujeito quase todo o time de consagrados jornalistas, há pouco mais de uma década viu seu poder econômico e político começar a definhar em favor de uma nova geração de articulistas, os blogueiros, forjada no bojo do desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação verificadas especialmente no campo da informática, via internet. E se imaginarmos que em 1999, segundo o blogueiro Renato Rovai, não havia mais do que 50 blogues e em fins de 2010, segundo estudo da Technorati “State of Blogosphere”, citada por ele, já somavam mais de 130 milhões, não há dúvida de que "o fim da era do monopólio da informação, há muito já foi decretado".

A par dessa realidade - que não é nosso objetivo rever aqui -, trago à tona uma questão que também salta aos olhos. De que forma esses pioneiros da blogosfera começaram a se articular a tal ponto de, num tempo relativamente curto, tenha sido possível perceber que, de fato, essas novas mídias eletrônicas - e agora destaco as redes sociais que germinaram nesse mesmo período - começaram a fazer um contraponto jornalístico às opiniões e fatos divulgados pela imprensa tradicional - jornais, revistas, rádios e TVs - controlada por meia dúzia de famílias no Brasil?

Ora, respondo, simplesmente, não se articularam e ainda assim passaram a contribuir para que mudasse radicalmente a face da comunicação ao inaugurarem, de uma forma quase anárquica, um capítulo novo na história da modernidade ao recusarem organizar-se nos velhos moldes dos sistemas jornalísticos em que uma estrutura piramidal estabelece o conteúdo do que será impresso ou exibido, levando em conta quase sempre e apenas os interesses mercadológicos ou políticos do conjunto patronal que os dirige. Nada disso, respondem ainda os blogueiros, não há nenhuma "autoridade" acima deste cidadão ou cidadã, senhor ou senhora de suas opiniões, fontes e autores de suas próprias verdades porque são capazes de avaliar o mundo e os acontecimentos em volta, desenvolver com os olhos da inteligência, da honestidade, da ética e da boa-fé, uma intensa atividade civilizatória, livres e soberanos no exercício das suas razões, libertos das ordens emanadas de patrões e refletindo assim a imensa pluralidade de opiniões e valores existentes no conjunto da sociedade.

Está claro então que no horizonte da luta blogueira se interpõem uma nova "classe" em ascensão de comunicadores independentes, jornalistas, ativistas das redes, colaboradores e comentadores na trincheira dos seus blogues e microblogues, e a velha mídia, estruturada como fonte de receita e lucro, dependente dos esquemas tradicionais de produção, distribuição e consumo. Os primeiros, em espaços de debates múltiplos, não raro sobre um mesmo assunto, trocas e mais trocas de opiniões, o contraditório à flor da pele, o vai-e-vem de comentários, de concordâncias e discordâncias num ambiente dinâmico, ágil e gratuito, totalmente inconcebível quando se pensa nos diagramas engessados, de opiniões e relatos de mão e pensamentos únicos da imprensa tradicional, aquela que, por ter se partidarizado, inspirou o veterano jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim a cunhar a bem-humorada sigla PiG, do Partido da imprensa Golpista, inspirado naquilo ao qual o deputado Fernando Ferro (PT-PE) aludia enquanto analisava o papel que essa poderosa imprensa desempenhou em 2005-2006 - até então, ainda a única formadora de opinião -, tendo em mente a ideia de desestabilizar e depor o governo Lula, às voltas com o fantasioso esquema do "mensalão".

Mas engana-se quem imagina que, ao longo desse tempo, os blogueiros tornaram-se uma espécie de confraria, de uma seita ou de um partido político e daí teria advindo essa força que já incomoda tanto. Nada disso. Nenhum laço orgânico os une a não ser eventuais convergências de ideias, algumas metas comuns em decorrência de uma empreitada a ser levada a cabo, uma determinada atmosfera cultural ou política que os aproxima e os fazem participar de uma espécie de "espírito comum" ainda que tudo isso se manifeste através de múltiplos pontos de vista, em uma imensa variedade de blogues distintos, cada um portando sua "cara", como se fosse a marca própria da sua vitalidade e da aversão aos vícios e maus costumes dos grandes veículos da mídia tradicional que com o passar do tempo cristalizaram-se em torno do descomunal poder de quem eu chamo de "a grande família G.A.F.E. da imprensa", o onipresente quarteto, Globo, Abril, Folha e Estadão.

"O que fazem agora, esses blogueiros históricos de modo audaz, é tomar para si o necessário e autêntico protagonismo de quem escreve, diariamente, essa nova história que constroem com sua militância nacionalista, desinteressada, democrática, 'utópica'. Esses brasileiros audazes, que caminham 'sobre as águas desse momento', estão mudando a cara da comunicação no Brasil. Quem viver verá. O Brasil muda e a gente muda junto com ele", vibrou com acerto Lula Miranda, no sítio Carta Maior.

Assim, é com natural apreensão que vejo surgir na dimensão desses verdadeiros propagandistas e agitadores de uma nova era no campo da comunicação, alguns esboços de projetos que visam aglutinar os blogueiros em associações, cooperativas ou movimentos. Mal percebem que esses revolucionários, não necessariamente progressistas (ou pelo menos até que se acure melhor o significado do termo) que há 10 anos partiram para o assalto do poder midiático foram beber na fonte de um rico manancial de ideias que desde a aurora da humanidade teima em se manter viva no espírito de todos os povos e no de cada cidadão, a independência. A luta de cada um no sentido de dissipar qualquer ranço de arcaísmo oriundo da imprensa comercial fica evidente e logo transparece na ânsia de reconstruir com a sociedade um vínculo da lealdade que foi quebrado no instante em que aquela mídia abandonou seus compromissos com a verdade. E como já foi dito, essa reconstrução, para ser autêntica, para que represente de fato uma ligação umbilical com o novo, terá que ser múltipla, não se apresentar como um uno, como uma doutrina sistemática oriunda de um partido ou condomínio homogêneos, provedores de um aparato ideológico mais do que suficiente para que, em pouco tempo, se reproduzam os habituais rachas nessa "unidade na diversidade" e proliferem um sem número de associações, cada uma atada às idéias próprias de seu grupo partidário numa disputa que em nada traduzirá os anseios que a história lhes reservou como o seu momento: a construção de um antídoto a esse "porre que é o pensamento único" (L.C. Azenha), tão bem definido, pensamentos únicos que a partir daí encontrarão abrigo nos diversos agrupamentos, que passarão então a reproduzir entre os seus, os mesmos conflitos e as mesmas feições da mídia arcaica que está em crise e contra a qual tanto lutaram. Como quase sempre se constata entre as esquerdas o adversário original então cede lugar ao grupo ideológico vizinho que tendo desafinado num parágrafo do texto ou numa esquina da luta tornou-se o inimigo maior a ser desmoralizado e abatido.

A par desses temores é importante contudo assinalar que, sem que representem ameaças à autonomia dos autores, se criem mecanismos para prover de recursos financeiros blogueiros, ativistas e colaboradores, entre outras iniciativas, democratizando as verbas publicitárias governamentais. É inadiável que esforços sejam feitos para que uma manta de proteção jurídica se estenda sobre a liberdade de expressão dos que se dedicam ou colaboram com os blogues. É vital que se crie o Conselho Nacional de Comunicação e que políticas públicas ampliem o acesso da população a essa mídia eletrônica para que as mensagens desses visionários e livres pensadores cheguem intactas a uma sociedade que se almeja emancipada, autônoma, livre dos preconceitos do passado, moderna e educada para perceber o papel político que lhes cabe desempenhar a cada virada de página.

Qual organização horizontal ou transversal deverá brotar, fruto dessa necessidade objetiva, é algo que concretamente surgirá da prática política como tem sido até hoje, ancorada primordialmente na ampla autonomia exercida em todo o seu potencial por cada blogueiro ou ativista e em encontros locais como já vimos acontecer, como nesse nacional que ora ocorre em Brasília e em outros que ainda veremos ao longo deste 2011 e nos anos vindouros. Propostas de lutas, linhas de atuação e mobilização, os novos fatos suscitando outros debates que a dinâmica da comunicação se incumbirá de ir dando feições originais e, a pleno vapor, a "liberdade da internet", a mesma preconizada pelo ministro Britto, livre das amarras que se utilizam para frear as utopias. Daí reafirmo, blogueiros e ativistas, organizai-vos!..., mas nem tanto.
****
Fonte:http://altamiroborges.blogspot.com/2011/06/blogueiros-organizai-vos-mas-nem-tanto.html#more

Setra e DER inscrevem administradores e advogados para seleção pública

17.06.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Por Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Temporária

Estão abertas as inscrições da seleção pública simplificada para contratação temporária de advogados e administradores para a Secretaria de Transportes (Setra) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). São oito vagas para a Setra, sendo sete para administradores e uma para advogado. Já o DER são dez vagas, sendo sete para advogados e três para administradores.

Confira os editais da seleção da Setra e do DER

A inscrição para a Setra poderá ser feita por Sedex ou diretamente na Secretaria de Transportes. O candidato deverá entregar ou enviar o formulário de inscrição, disponível no site www.der.pe.gov.br, preenchido para Avenida Cruz Cabugá, 1111, Santo Amaro, Recife, PE, CEP 50.040-000 – Térreo – A/C Dr. Flávio Figueiredo, acompanhado de cópia da documentação exigida.

Já a inscrição para a seleção do DER pode ser feita da mesma forma que a da Setra. O formulário também está disponível no site do DER. O formulário preenchido deverá ser enviado para a Avenida Cruz Cabugá, 1033, Santo Amaro, Recife, CEP 50.040-912, aos cuidados da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, acompanhado de cópia da documentação especificada no edital.

A seleção pública será realizada em duas etapas. A primeira é de avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa, através de prova discursiva, também tem caráter eliminatório e classificatório.

O salário para o cargo de advogado será de R$ 3.825enquanto para o de administrador será de R$ 3.500, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
*****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110617170808

Estradas monitoradas com arrasta-pé

17.06.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO
Por  DIEGO MENDES

Recreadores farão um trabalho lúdico nas rodovias, lembrando as normas do CBT


ISALTINO Nascimento (C) lembrou que as lombadas eletrônicas serão desligadas
ISALTINO Nascimento (C) lembrou que as lombadas eletrônicas serão desligadas

A Secretaria Estadual de Transporte (Setrans) divulgou, ontem, a campanha adotada para evitar acidentes nas estradas de Pernambuco e garantir a fluidez do trânsito durante o período junino. Com o objetivo de conscientizar os motoristas de que “o melhor do São João é ir e voltar seguro para casa”, 30 recreadores do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) vão às ruas a partir de hoje. Eles atuarão, principalmente, nas BRs-232 e 104, que levam à Caruaru, no Agreste, onde é realizado o maior “arrasta-pé” pernambucano. Além desse trabalho lúdico, panfletos vão ser entregues aos condutores e um informativo será transmitido via rádio, sempre lembrando as normas do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). 
No que se refere à fluidez do trânsito, que costuma ficar congestionado, sobretudo no início da BR-232, saída do Recife em direção ao Agreste e Sertão, o secretário estadual de Transporte, Isaltino Nascimento, autorizou o desligamento de lombadas eletrônicas. “Os motoristas devem ficar tranquilos e manterem a velocidade padrão da estrada. Os equipamentos estarão desativados das 22h do próximo dia 21 até às 5h do dia 27”, afirmou. No entanto, ele fez um alerta: “as lombadas da descida da Serra das Russas (em Gravatá), por questão de segurança, permanecerão funcionando”, frisou.

Além das lombadas eletrônicas localizadas no bairro do Curado, Recife, e nos municípios de Moreno, Bonança, Pombos e Bezerros - todos cortados pela BR-232, serão desativadas as instaladas na PE-60 (Ipojuca), PE-27 (Aldeia) e PE-35 (Itapissuma). No entanto, apenas essa iniciativa não acabará os congestionamentos nas rodovias, que chegam a receber, no período junino, cerca de 120 mil veículos por dia. Para o subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), major Ivyson Martins, o motorista também tem que fazer sua parte. “Não é permitido reduzir ou até mesmo parar para ver, por exemplo, um acidente. Isso também gera retenções e o condutor pode ser multado”, lembrou.

Também serão penalizados os motoristas que ainda insistirem com a mistura entre álcool e direção. Para pegar esses maus condutores, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) manterá 150 agentes, 40 viaturas e duas delegacias de plantão. Esse aparato servirá para fiscalizar e garantir a segurança nas estradas durante o São João 2011, segundo o diretor de Fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins. “Vamos dobrar a atenção sobre a alcoolemia, principalmente no interior”, garantiu Lins.


Municípios

O diretor de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Sérgio Lins, alerta para a inversão no fluxo da BR-232, no trecho compreendido entre o terminal rodoviário de Gravatá e o giradouro que dá acesso àquela cidade. “Fazemos isso todos os anos para evitar os congestionamentos na rodovia, já que o município recebe muitos visitantes durante o São João”, explicou. Em Caruaru, o turista receberá de agentes da prefeitura uma cartilha informando os melhores caminhos para os polos juninos. Uma das dicas do livreto é deixar os veículos no estacionamento do Norte Shopping e fazer o translado para o Pátio do Forró em um ônibus exclusivo, como acontece no Carnaval do Recife. “Por cada carro será cobrado R$ 10 e pelas passagens R$ 2. Isso ajudará o trânsito no centro do município”, explicou o secretário de Trânsito e Transporte de Caruaru, Sérgio Cardoso.

******
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/644707-estradas-monitoradas-com-arrasta-pe

Briga com ex-parceiro do DEM: Kassab ataca: “vou te destruir”

17.06.2011
Do blog de Rodrigo Vianna
Por Rodrigo Vianna

Kassab e Rodrigo Garcia: a amizade não é mais a mesma
Esse blog trouxe durante a semana a informação de que o PSD, novo partido de Kassab, estaria filiando gente morta para obter o registro no TSE. O título do post:PSD de Kassab filia até eleitores mortos; Serra não está entre eles.


A notícia foi publicada pelo IG. E é o IG, agora, quem traz uma informação curiosa: o prefeito de São Paulo teria atribuído ao ex-companheiro (de partido) Rodrigo Garcia (DEM) a responsabilidade pelo vazamento de informações sobre os métodos pouco ortodoxos de coleta de assinaturas.

Kassab teria irrompido no gabinete de Garcia (que é secretário estadual de Alckmin), e aos gritos ameaçado:  

”Se você quiser me destruir, vou te destruir primeiro”. Os repórteres Ricardo Galhardo e Nara Alves, do IG, dizem ter confirmado o fato com ao menos cinco integrantes do DEM e do PSDB.

Kassab e Rodrigo Garcia já foram muito próximos. Fizeram campanha juntos, sob o slogan: “ “Quem sabe, sabe, faz o que eu digo. Federal é Kassab, estadual é Rodrigo”. Os dois também foram sócios em várias empresas. 

Pergunta: o que Kassab saberia de tão comprometedor sobre o ex-sócio e parceiro?

A cobrança em tom furioso foi pra valer? Ou um jogo de cena em que os dois ficam bem: Kassab mostra-se desvinculado do ex-partido, abrindo-se assim para alianças com partidos da base lulista; e Garcia valoriza o passe no DEM…

São hipóteses.

O fato concreto: a cena insólita  melodramática (“vou te destruir”) dá bem a medida do quadro de desagregação política na oposição ao lulismo. Se Dilma desagrada a muitos antigos apoiadores do PT – com um início de governo em que se lança claramente rumo ao centro -, a oposição mostra-se dividida e perdida em disputas internas.  

É preciso lembrar ainda que em pelo menos uma oportunidade Kassab já demonstrou publicamente descontrole emocional, ao bater boca com um eleitor no meio da rua. 

Para além das conjecturas de cunho pessoal e psicológico, fica a constatação política: o tabuleiro para 2012 (e, portanto, para 2014) começa a ser montado agora.

 Kassab já concluiu que o setor hoje dominante no PSDB de São Paulo não perdoa o movimento que ele fez para criar o novo partido. Alckmin tirou poder do vice-governador Afif, que acompanhou Kassab rumo ao PSD.

Afif deve ser o candidato do PSD à Prefeitura, com apoio de Kassab (e, por baixo dos panos, do ainda tucano Serra). O PSDB de Alckmin vai lançar outrro nome. O PT pode ter Haddad ou Mercadante. O PMDB deve sair com Chalita. Um quadro de dispersão partidária, em que as alianças no segundo turno serão fundamentais.

Em 2014, algo parecido pode ocorrer na disputa para o governo paulista: Kassab pelo PSD, Alckmin pelo PSDB, e mais um candidato petista. Para ter chances em 2012 (e, sobretudo, em 2014) Kassab precisa criar pontes com o lulismo – ainda que o PSD permaneça também como bóia de salvação para um eventual projeto pessoal de Serra concorrer à presidência de novo em 2014.    

Como escrevi num post anterior: 2014 está muito longe, mas o tabuleiro começa a ser montado agora.
Leia outros textos de Plenos Poderes

******
Fonte:http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/kassab-ataca-vou-te-destruir.html#more-8666

Alternativas para conter o avanço do mar são discutidas durante debate nesta sexta

17.06.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO

Em Seminário realizado nesta sexta-feira (17), o tema principal foi o avanço do mar, que tem sido uma das grandes preocupações de cidades litorâneas em várias partes do mundo. Representantes do Ministério Público e do Meio Ambiente estavam presentes durantes as palestras que aconteceram no auditório da Agência CONDEPE/FIDEM, bairro da Boa Vista, durante toda a manhã.

Rodrigo Barlleta, representante da empresa Coastan Planning Engineering, esteve à frente da palestra “Alternativas para recuperação da orla marítima e recomposição de praias arenosas dos municípios de Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.” Entre as propostas apresentadas, o engordamento das praias, método que usa sedimentos arenosos retirados de profundidades oceânicas, para serem depositados na beira-mar. A proposta faz parte de um estudo realizado pela própria empresa.

O projeto deve ser encaminhado à Orgãos Públicos que avaliarão a proposta, e vão definir se esta é a melhor alternativa às praias pernambucanas. Após as palestras houve mesa de debates, presidida pelo Vereador Prof. Joaquim, presidente do Parlamento Metropolitano.

Do Folha Digital, com informações de Wellington Silva, repórter de Grande Recife
****
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/644865-alternativas-para-conter-o-avanco-do-mar-sao-discutidas-durante-debate-nesta-sexta

Acuado, Kassab reage e ameaça contar tudo

17.06.2011
Do blog BALAIO DO KOTSCHO, 
Por Ricardo Kotscho

gilberto kassab Acuado, Kassab reage e ameaça contar tudo
A coisa está ficando feia para os lados do prefeito paulistano Gilberto Kassab, que deixou o DEM (antigo PFL) e vinha trabalhando na surdina para criar um novo partido, o PSD, com o objetivo de atrair descontentes de todas as latitudes e se lançar como uma nova liderança nacional.
Definido por ele mesmo como um partido que "não é de esquerda, nem de direita, nem de centro", nem de cima nem de baixo, nem governo nem oposição, ou seja, um verdadeiro frankstein do fisiologismo político nacional, o PSD logo ganhou adeptos.
Tudo vinha bem, só que o partido começou a crescer demais e a incomodar antigos aliados de Kassab, um legítimo produto do conservadorismo paulistano.
Protegido pela blindagem da imprensa paulista aos governos municipal e estadual, grandes anunciantes, o prefeito paulistano se sentiu acuado diante das primeiras denúncias de falcatruas que vazaram esta semana e pela movimentação dos ex-aliados do DEM para impedir na Justiça a criação do novo partido.
Descobriu-se primeiro que Kassab vinha usando a estrutura da Prefeitura para recolher as 490,3 mil assinaturas necessárias para a criação do PSD. Para poder concorrer nas próximas eleições, o partido precisa conseguir o registro até o dia 30 de setembro. Daí a pressa e a falta de cuidados para conseguir as assinaturas.
Na quinta-feira, em São Paulo, o presidente do PT municipal, vereador Antonio Donato, recolheu as assinaturas necessárias para pedir a criação de uma CPI.
Em Santa Catarina, o Ministério Público começou a investigar a lista de adesões ao PSD depois da denúncia de que cinco eleitores mortos foram incluídos na relação.
Como já havia acontecido em outras ocasiões, Kassab perdeu a paciência e partiu para o contra-ataque. Sob o título "Faroeste Paulista", a coluna Painel da "Folha" revela os bastidores de uma brigalhada que aconteceu dois dias atrás,  mas só veio a público nesta sexta-feira.
"Vocês querem acabar comigo, mas sou eu que vou acabar com vocês", ameaçou um Kassab fora de controle, ao invadir o gabinete do ex-aliado íntimo Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social do governo estadual.
Sem se importar com a presença de dois prefeitos do interior, Kassab cobrou lealdade de Garcia e lembrou que tem munição contra ele. Seria bom mesmo que os dois contassem tudo o que sabem um sobre o outro e o que acontece nos bastidores da política paulista protegida por uma cortina de silêncio.
Segundo Garcia, o governador, a quem Kassab também foi se queixar de que pretendem acabar com ele, foi informado de tudo.
Para se ter uma ideia de como a imprensa local trata de resguardar os seus governantes, preocupada apenas em investigar atos do governo federal e de parlamentares de outros Estados, basta lembrar um episódio ocorrido na última semana.
Durante quatro dias, São Paulo foi governada por Guilherme Afif, do PSD, que rompeu com Geraldo Alckmin e está ajudando Kassab a montar o novo partido, mas só os leitores deste Balaio foram informados sobre esta breve mudança no Palácio dos Bandeirantes.
Por acaso, fiquei sabendo na sexta-feira passada que o governador Alckmin viajara para o México _ foi visitar seus netos gêmeos que tinham acabado de nascer _ e só voltaria na terça-feira. Não li esta notícia em mais lugar algum.
Expostos à luz do sol, os bastidores da política paulista não são muito diferentes daqueles que imperavam nos sertões nordestinos nos tempos dos coronéis de antigamente.

*****
Fonte:http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2011/06/17/acuado-kassab-reage-e-ameaca-contar-tudo/

Esses blogs que você lê

17.06.2011
Do BLOG CIDADANIA
Por Eduardo Guimarães

Vivêssemos em obscuros tempos de outrora, algum esbirro do Poder diria que esses blogs que você lê são perigosos, subversivos, passionais, irresponsáveis…  O poder autoritário jamais aceitará a blogosfera e por uma só razão primordial: ela é uma força incontrolável.
Mais do que incontrolável, a blogosfera é plural. É jornalismo em estado puro. É delírio ou paixão. Você ama ou odeia, mas não despreza. Vai a ela em busca de referendar seus pontos de vista ou saber a opinião contrária a fim de melhor combatê-la, mas vai.
À diferença da grande imprensa tradicional, porém, quando os comunicadores da blogosfera se reúnem não é para combinar o que dirão ou para conspirar contra o surgimento de novas formas de comunicação e, sim, para concordarem em discordar.
Vieses, abordagens, estilos, uma sinfonia de ritmos vai surgindo em espiral vertiginosa. Agrada ou não, mas não se repete e tampouco obedece a qualquer manual ou doutrina. Blogs são caóticos, anárquicos, irreverentes, destemidos ao ponto da imprudência e além.
São capazes de reunir multidões em torno de causas que não beneficiam categorias ou corporações, mas o interesse público. Dizem o que a imprensa jamais denunciaria por seus acordos e “filtros”. E muito mais rápido, pela mesmíssima razão.
Esses blogueiros que você lê, após uma maratona de encontros que se espalharam pelos quatro cantos do país se reúnem a partir do fim da tarde de sexta-feira 17 de junho de 2011 em Brasília em uma confraternização que atrairá autoridades e personalidades.
A estrela do evento será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros, deputados e outras autoridades. Centenas e centenas de blogueiros de todas as partes debaterão com o poder do Estado e entre si o futuro desse movimento literário-digital do século XXI.
Por que tanta atenção a um encontro desses comunicadores? Ora, milhões de brasileiros acessaram a blogosfera durante o ano passado em busca de informações sobre candidatos aos mais variados cargos eletivos dos diversos níveis de poder.  Essa é uma das muitas razões.
A blogosfera se enraíza e se espraia pela sociedade, interferindo nos costumes, nas visões de mundo, na cultura e até na dinâmica da política, formando opiniões, gerando dissensões e adesões a idéias que seriam abandonadas ou adotadas em silêncio, em outros tempos.
Agora, esses blogs que você lê estarão reunidos em um só local, na mesma hora, sob o espírito da integração. Mas não da integração do discurso ou das idéias. Será a integração dessa adição, dessa “cachaça” em que os blogs se converteram para blogueiros e leitores.
Não há como não assistir ao II Encontro Nacional desses blogs que você tanto lê. E não será por falta de meios, pois o evento será transmitido por streaming. Para acompanhá-lo, basta clicar aqui a partir das 19 horas desta sexta-feira e durante o sábado e o domingo.
Este blogueiro estará lá.
Abaixo, a programação do evento.
—–
17 de junho, sexta-feira
17 horas – Início do credenciamento
19 horas – Palestra do ministro Paulo Bernardo sobre os desafios da comunicação no governo Dilma Rousseff
21 horas – Festa de confraternizaçã.
18 de junho, sábado
9 horas – A luta por um novo marco regulatório da comunicação
- Deputada Luiza Erundina (PSB) – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão;
- Jurista Fábio Konder Comparato – autor da Ação de Omissão (ADO) do Congresso Nacional na regulamentação da comunicação;
- Professor Venício Lima – autor do livro recém-lançado “Regulação das comunicações”.
14 horas – Oficinas autogestionadas e simultâneas
1 – Os partidos e a luta pela democratização da comunicação.
- José Dirceu (PT), João Arruda (PMDB), Brizola Neto (PDT), Renato Rabelo (PC do B), Randolfe Rodrigues (PSOL) – mediação: José Augusto Valente;
2 – O sindicalismo na era da internet
- Artur Henrique (CUT), Luis Carlos Mota (Foraça Sindical), Nivaldo Santana (CTB), Ricardo Patah (UGT), Ubiraci Dantas (CGTB) e Antônio Augusto de Queiroz (Diap) – mediação: Rita Casaro;
3 – A política da internet, tecnologias e a neutralidade na rede
- Sérgio Amadeu, Marcelo Branco, Ricardo Poppi, José Carlos Caribé, Tatiane Pires – mediação: Diego Casaes;
4 – Arte, humor, militância e compromisso: agora por nós mesmos. Compartilhando experiências
- Mediação: Sérgio Teles e Paula Marcondes;
5 – Reforma agrária e as perspectivas na comunicação
- Gilmar Mauro, Rodrigo Vianna, Letícia Silva, Sergio Sauer – mediação: Igor Felippe;
6 – Mulheres na blogosfera
- Luka da Rosa, Amanda Vieira, Mayara Melo – mediação: Niara de Oliveira;
7 – Perseguição e censura contra a blogosfera
- Paulo Henrique Amorim, Esmael Morais e Lino Bocchini – mediação: Altamiro Borges.
8 – A militância digital e as redes sociais
- Eduardo Guimarães, Luis Carlos Azenha, Conceição Oliveira (Maria Frô) – mediação: Conceição Lemes.
9 – Lan houses e a internet na periferia
- Mediação: Mario Brandão.
10 – A economia da outra comunicação: os caminhos e desafios da sustentabilidade da blogosfera
- Ladislau Dawbor, Marcio Pochmann, Clayton Mello – mediação: Renato Rovai.
• Oficina sobre ferramentas do blog – mesa: Marcos Lemos;
19 de junho, domingo
9 horas – reuniões em grupo: troca de experiência, balanço e desafios da blogosfera progressista;
14 horas – Plenária final: aprovação da carta dos blogueiros e constituição da nova comissão nacional organizadora.

****
Fonte:http://www.blogcidadania.com.br/2011/06/esses-blogs-que-voce-le/

MOTORISTA E TAXISTA ASSASSINADOS

17.06.2011
Do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO

A Polícia Civil ainda não tem informações sobre o que motivou a morte do motorista de ônibus Manoel Messias de Arruda Silva, 41.

O crime aconteceu por volta das 5h de ontem, quando o homem estava iniciando o serviço no terminal da UR-4, na rua João de Albuquerque, no Ibura, Zona Sul do Recife. A vítima estacionava o ônibus que fazia a linha UR-4/Príncipe para receber os passageiros da primeira viagem do dia, quando foi surpreendido por vários tiros. O veículo, de placa KMC-2653, ficou repleto de marcas dos tiros direcionados contra a vítima.

Testemunhas informaram que dois homens em uma moto foram até o ônibus e efetuaram os disparos. Por conta do horário, nenhum passageiro estava dentro do transporte, apenas o motorista e uma cobradora que não teve o nome revelado. Para a polícia, a mulher contou que não viu os autores do crime. Afirmou ainda que a situação foi muito rápida e que o tempo que teve foi o de se abaixar. Ela saiu ilesa. Policiais do 19º Grupo de Ações Táticas Itinerantes (Gati) foram ao local e conseguiram algumas informações sobre a vítima.

“Fomos informados de que ele era uma pessoa de bem, que, aparentemente, não tinha inimigos. No entanto, a pessoa que fez isso sabia da rotina da vítima, dos horários dele, e de onde encontrá-lo”, comentou o soldado Willney Bezerra.

Especialistas do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) foram ao local e encontraram diversos vestígios da arma utilizada no crime. “Encontramos nove estojos de projéteis deflagrados e dois intactos, todos usados em uma pistola calibre 380. No corpo da vítima contabilizamos quatro leões provocadas por arma de fogo”, explicou a perita criminal Vanja Coelho.

O local do crime precisou ser devidamente isolado, uma vez que várias pessoas quiseram se aproximar, o que poderia atrapalhar as investigações. O ônibus possui circuito interno de vigilância, que pode ajudar a polícia a revelar alguns mistérios ocorridos no homicídio.

“Não temos como afirmar precisamente quantas pessoas participaram do crime. Pode ter sido apenas uma pessoa que circundou o veículo, ou mais de uma pessoa que atiraram separadamente. O que sabemos é que existem várias perfurações no veículo, tanto no lado direito como do esquerdo e também na frente do ônibus”, complementou a perita.

Policiais civis da Força Tarefa da Capital do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) também foram ao local e afirmaram que nenhuma hipótese pode ser descartada. O caso ficará sob investigação da 3ª Delegacia de Homicídios do DHPP.
****
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/644778-motorista-e-taxista-assassinados

Caruarua se prepara para esquentar a economia no período junino

17.06.2011
Do site da Revista ALGOMAIS
Com informações da assessoria

Localizada no Agreste pernambucano, a cidade de Caruaru já respira o clima de São João. No que diz respeito às festividades juninas, turistas e visitantes têm a diversão garantida com as mais de 300 atrações artísticas que se apresentarão ao longo do mês – a partir de investimento de R$ 8 milhões feito por parte da prefeitura da cidade. Mas o comércio também espera aquecer as vendas durante o período, um dos mais aguardados do ano pelos lojistas da cidade.

O Polo Caruaru, que costuma receber turistas de vários estados do Nordeste durante o São João, espera um acréscimo de 15% no fluxo de visitantes para o período junino – o que representa cerca de 100 mil pessoas a mais no mall em comparação a outras datas. O principal motivo do crescimento é a grande opção de artigos têxteis disponíveis no centro de compras, aliada à melhor infraestrutura da BR-104, que está com a duplicação concluída no trecho que dá acesso ao shopping.

Além dos preços atrativos, o Polo Caruaru está com uma programação bastante convidativa. Para animar os compradores, o shopping se decorou com a temática junina e transformou a Praça de Eventos numa réplica do Pátio do forró – com a presença de trios de forró pé de serra para animar clientes e visitantes nos fins de semana e feriado.

Já o North Shopping Caruaru, aguarda um crescimento de 45% nas vendas para o mês de junho. Além da decoração junina – com balões, fogueiras e outros elementos típicos do período –, o centro de compras coloca trio pé de serra, banda de pífano e bacamarteiros para animar as compras de clientes e visitantes.

Quem quiser brincar o São João também pode contar com uma ajudinha do shopping: o Ônibus do Forró. O ônibus sai do estacionamento do North Shopping Caruaru em direção ao Pátio do Forró nos dias 17, 18, 23, 24 e 25 em horários diversos entre 18h e 5h. A passagem tem o valor de R$ 2,00. O serviço é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caruaru, Fundação de Cultura e Turismo, Destra, Auto Viação Tabosa e do próprio North Shopping.

Números – Segundo as estimativas da Fundação de Cultura de Caruaru, o São João deste ano deve movimentar cerca de R$ 80 milhões – a economia da cidade aquece em torno de 40% a 50% durante o período, sendo gerados mais de 10 mil empregos. Além disso, a circulação na cidade costuma ficar em torno de um milhão de pessoas. Além disso, este ano, a demanda de hospedagem nos hotéis da cidade está 40% maior do que em relação ao mesmo período de 2010.
***
Fonte:http://www.revistaalgomais.com.br/

Secretaria de Transportes:Operação nas estradas

17.06.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Por Ed Wanderley
Vida Urbana

Para garantir fluidez e segurança no trânsito no São João, um esquema especial começa a funcionar hoje nas estradas do estado, com foco para quem segue para aproveitar a festa no interior. Em Caruaru, principal endereço do forró, as blitze que verificam alcoolemia foram substituídas por agentes de trânsito municipais que farão abordagens sem caráter punitivo e já no clima da festa. Dois mil bafômetros serão disponibilizados. Depois de passar pelo teste, o forrozeiro recebe uma pulseira, nas cores verde ou vermelha, indicando se a pessoa poderá dirigir.

“A ação policial será realizada apenas em casos extremos de alcoolemia e quando o condutor apresentar outros problemas com documentações do carro, por exemplo”, explicou o secretário de trânsito e transporte da cidade, Sergio Cardoso. Nos corredores que dão acesso ao interior e ao litoral pernambucano, as lombadas eletrônicas serão desligadas hoje e 30 educadores farão alertas aos motoristas sobre o uso do cinto de segurança, os riscos de dirigir após beber e o transporte de crianças.

A ideia é dar vazão ao fluxo de veículos na BR-232 e nas PE-60, 27 e 35, cujo volume deve passar dos usuais 40 mil carros, para 120 mil, até o fim da festa, no domingo da próxima semana (26). Para isso, placas de estrada de 15m² estão sendo dispostas ao longo das vias, com o mote “O melhor do São João é ir e voltar seguro para casa”. Todas as lombadas eletrônicas serão desligadas a partir das 22 horas de hoje, com exceção do sensor localizado no retorno de Caruaru, na Serra das Russas, local propício a acidentes e que, por isso, permanecerá monitorado.
*****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/06/17/vidaurbana10_0.asp

Assédio é tema de protesto na UFPE

17.06.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Vida Urbana


O assessor da reitoria, Suêldo Vita, recebeumanifestantes. Imagem: JULIO JACOBINA /DP/ D.A PRESS
Cinquenta pessoas, entre professores, alunos e servidores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participaram de um protesto ontem de manhã contra supostos casos de assédios moral e sexual dentro da instituição. Segundo os organizadores do evento, essas práticas se tornaram corriqueiras e acontecem há muitos anos na universidade. Os manifestantes usaram máscaras para mostrar “as duas faces do agressor”. No mês passado, o professor do Departamento de Ciências Políticas, Jorge Zaverucha, foi acusado de ter tentado agarrar uma mestranda da UFPE dentro de sua sala. A reitoria abriu sindicância para apurar a denúncia.

“Informalmente, sabemos que há muitos casos aqui na universidade. Com esse protesto, queremos que as pessoas deixem a vergonha de lado e passem a denunciar mais”, explicou a servidora da UFPE e uma das organizadoras do movimento, Rafaela Mello. O grupo saiu da frente do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), onde trabalha o professor Zaverucha, e foi à reitoria. Com carro de som e cartazes, os servidores da UFPE, que estão em greve desde o dia 6 de junho, também reclamaram do suposto assédio moral por parte de diretores e professores.

Segundo a representante da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel), Raíssa Bezerra, há queixas informais sobre casos que teriam ocorrido no CFCH, na Biblioteca Central, no Hospital das Clínicas e no campus de Caruaru. Na reitoria, manifestantes foram recebidos pelo assessor do reitor Amaro Lins, Suêldo Vita. “O que sabemos é sobre a denúncia contra o professor Zaverucha. O resultado da sindicância sai dentro de até 60 dias”, explicou Vita. Zaverucha ainda não prestou depoimento à comissão que apura a denúncia. Até o momento, ele também não foi afastado de suas funções.
*****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/06/17/vidaurbana6_0.asp

Quiosques têm novos problemas

17.06.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Vida Urbana


Comerciantes estão reclamando das coberturas das barracas da Avenida Boa Viagem


Coberturas de muitos pontos apresentam falhas.
Imagem: BLENDA SOUTO MAIOR/DP/D.A PRESS
O modelo adotado pela Prefeitura do Recife para os quiosques da orla de Boa Viagem volta a apresentar problemas. Em setembro do ano passado, antes mesmo da entrega oficial dos equipamentos, o Diario denunciou a quebra dos parafusos que fazem a sustentação da lona tensionada usada na cobertura. Com os ventos fortes e a chuva, as barracas ficavam desprotegidas.


Na época, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) anunciou a substituição dos parafusos galvanizados pelos de inox. Mesmo assim, ainda tem equipamento apresentando problemas na estrutura.

Com ajuda de uma corda, o barraqueiro Ivanildo Júnior, 27, e mais dois ajudantes tentavam ontem fazer o conserto de duas pontas da cobertura. Por causa da quebra da estrutura metálica, a lona se soltou. “A gente está fazendo o conserto para não correr o risco de perder a lona”, revelou Ivanildo. Em menos de um ano, ele contou que já precisou fazer reparos por duas vezes. Uma das barracas em pior situação é a do Pina. A lona está praticamente solta e os ladrilhos despencando. O sistema elétrico externo também não existe mais. “A gente está esperando ajuda da prefeitura para fazer o conserto”, revelou o funcionário Marcelo Silva, 39.


O atual modelo dos quiosques também tem gerado problemas ainda não solucionados no projeto. Há entrada de água por baixo da lona e pelos vidros laterais. O telhado em ladrilho também não suporta a umidade. O comerciante Aracê Prudente, 68, instalou por conta própria toldos nas duas laterais voltadas para o mar. “Se não for dessa forma, a gente não consegue trabalhar”, revelou.

Além dele, outras duas barracas estão fazendo a experiência dos toldos. Segundo os barraqueiros, os toldos estavam previstos no projeto original da Prefeitura do Recife e foi depois descartado. O diretor de manutenção da Emlurb, Fernando Melo, confirmou a informação e disse que os toldos instalados pelos comerciantes vão servir de experiência. “Nós concordamos com a instalação dos toldos e estamos observando se, de fato, eles são eficientes. A partir daí, os demais poderão receber esse mesmo tipo de estrutura”, afirmou Fernando Melo. Ainda segundo o diretor da Emlurb, os comerciantes precisam aprender a utilizar corretamente o equipamento. 


A Associação dos Barraqueiros de Coco convocou os comerciantes para um protesto em frente à Prefeitura do Recife, na próxima terça-feira.

*****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/06/17/vidaurbana1_0.asp

Na Arábia Saudita, mulheres desafiam as autoridades e fazem campanha para poder dirigir

17/06/2011
Internacional
Da Agência Lusa


Brasília – Mulheres na Arábia Saudita, um dos países que mais impõem restrições às atividades femininas, desafiarão hoje (17) a proibição que as impede de dirigir automóveis. A campanha designada Women2Drive utilizou as redes sociais Facebook e Twitter para convocar as mulheres sauditas. A Anistia Internacional apoia a iniciativa e cobra das autoridades sauditas garantias de direitos iguais no país.

Autoridades do país determinaram a suspensão das carteiras de motoristas internacionais das mulheres, depois que algumas condutoras desobedeceram às ordens locais e tiraram o documento no exterior. Em maio, as autoridades da cidade de Al Khobar prenderam Manal Al Sharif, uma assessora de segurança informática, de 32 anos, que optou por conduzir seu carro e estimulou amigas a dirigir.

No Leste da Arábia Saudita, Manal al Sharif foi obrigada a assinar um documento onde se comprometia a não dirigir mais. Só depois disso, ela foi libertada, depois de ficar 13 dias detida. Após este episódio, várias mulheres foram detidas por dirigirem em várias cidades do país. Elas acabaram sendo liberadas, depois da assinatura do termo de compromisso de que jamais voltarão a dirigir carros.

O subdiretor do Programa da Anistia Internacional para o Médio Oriente e Norte da África, Philip Luther, disse que as autoridades sauditas devem deixar de tratar as mulheres do país como “cidadãs de segunda classe e permitir que possam dirigir normalmente”.

“Não permitir que as mulheres dirijam na Arábia Saudita supõe uma imensa barreira à sua liberdade de movimento e limita severamente a capacidade para realizar atividades diárias, como o deslocamento para o trabalho, ao supermercado e buscar os filhos no colégio”, disse Luther.

Para o representante da Anistia Internacional, as autoridades não devem prender as mulheres que têm carteira de motorista e é preciso garantir que elas tenham os mesmos direitos dos homens. “Em muitas áreas significativas da vida, as mulheres da Arábia Saudita enfrentam graves discriminações e devem ser autorizadas a desafiar de forma pacífica o seu status quo”.
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-17/na-arabia-saudita-mulheres-desafiam-autoridades-e-fazem-campanha-para-poder-dirigir

Embaixada e consulados dos Estados Unidos promovem mutirão para concessão de vistos

17/06/2011
Internacional
Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília - A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e os consulados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife abrirão amanhã (18) para atender aos pedidos de concessão de vistos de turismo para cidades norte-americanas. No Rio de Janeiro e em São Paulo, os consulados abrirão também no próximo dia 23 – feriado de Corpus Christi.

Por determinação do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, diplomatas e funcionários das representações ficarão de plantão neste sábado. Segundo ele, o objetivo é atender à demanda de forma adequada. As filas em busca de concessão de vistos na embaixada e nos consulados constumam começar cedo e estender-se até o fim da tarde.

“A missão dos Estados Unidos no Brasil está fazendo esse trabalho extra para ajudar os brasileiros a viajar [para os Estados Unidos],” afirmou Shannon. “Os diplomatas e os funcionários de toda a missão estão empenhados nesse objetivo. Esperamos que esse esforço ajude os brasileiros com planos de viagens de turismo, negócios ou estudos.”

Pelos dados do governo dos Estados Unidos, nos últimos cincos anos os pedidos de vistos de não imigrantes aumentaram 230%. Apenas em 2010, o Consulado-Geral de São Paulo emitiu mais de 319 mil vistos - mais que qualquer outra seção consular dos Estados Unidos no mundo.

A previsão, de acordo com as autoridades norte-americanas, é que a tendência se mantenha, com aumento de até 30% no número de pedidos para a concessão de vistos, ao longo deste ano, em comparação a 2010. Segundo os funcionários das representações diplomáticas dos Estados Unidos, 95% dos brasileiros têm seus vistos aprovados. A maioria dos pedidos é para turismo e negócios, com validade de dez anos.

O mutirão que ocorrerá amanhã foi denominado pela embaixada como o Programa Super Sábado de Vistos. Os interessados em mais informações sobre como solicitar vistos e o programa devem acessar o endereço: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/

Edição: Graça Adjuto
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-17/embaixada-e-consulados-dos-estados-unidos-promovem-mutirao-para-concessao-de-vistos

Bom humor e responsabilidade substituem punições de trânsito no São João

17.06.2011
Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 16.06.11
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Por Ed Wanderley

Lombadas eletrônicas no período junino. Imagem: Arte/Bosco
Arte/Bosco

Assista ao vídeo
Conheça os personagens (Aluado, Mariazinha e Motocão) que vão orientar motoristas durante o São João e saiba mais sobre a campanha. Imagens: Ed Wanderley/DP/D.A Preess

Para garantir fluidez e segurança no trânsito durante o feriadão de São João deste ano, um esquema especial começa a funcionar, nesta sexta-feira (17), nas estradas do estado, da Região Metropolitana do Recife até os principais pontos de animação do interior do estado. Em Caruaru, as blitze que verificam alcoolemia foram substituídas por agentes de trânsito municipais que farão abordagens sem caráter punitivo, visando a educação pelo bom humor. Nos corredores que dão acesso ao interior e ao litoral pernambucano, as lombadas eletrônicas serão desligadas e 30 educadores farão alertas aos motoristas sobre o uso do cinto de segurança, os riscos de dirigir após beber e o transporte de crianças.

A ideia é dar vazão ao fluxo de veículos na BR-232 e nas PE-60, 27 e 35, cujo volume deve passar dos usuais 40 mil carros, para 120 mil, até o final da festa, no domingo da próxima semana (26). Para isso, placas de estrada de 15m² estão sendo dispostas ao longo das vias, com o mote “O melhor do São João é ir e voltar seguro para casa”. Pela manhã uma dupla de educadores dará instruções aos motoristas. À tarde, o trio de personagens estará completo, atuando, em especial, na Avenida Abdias de Carvalho, no Recife, e na BR-232, próximo ao bairro do Curado e às entradas de Moreno e Bezerros.

Todas as lombadas eletrônicas serão desligadas a partir das 22 horas desta sexta-feira (17), com exceção do sensor localizado no retorno de Caruaru, na Serra das Russas, local propício a acidentes e que, por isso, permanecerá monitorado. Os equipamentos voltam a funcionar normalmente às 5h da segunda-feira pós festejos juninos, dia 27. “Queremos repetir o trabalho realizado na Semana Santa, em que tivemos redução do número de acidentes, e aproveitar para tratar, de uma forma divertida, um assunto sério como a segurança no trânsito, para conscientizar os motoristas”, afirmou o secretário de transportes, Isaltino Nascimento.

Em Caruaru, a palavra de ordem será a conscientização. Os 80 agentes das blitze móveis, localizadas próximo a locais de shows, deverão abordar não apenas motoristas, mas também pedestres que poderão vir a conduzir um veículo. Depois de submetido ao teste do bafômetro, com um dos 2 mil equipamentos disponíveis durante o feriado, o forrozeiro recebe um bottom ou pulseira, nas cores verde ou vermelha, de forma a indicar se a pessoa poderá dirigir. “A ação policial será realizada apenas em casos extremos de alcoolemia e quando o condutor apresentar outros problemas com documentações do carro, por exemplo”, explica o secretário de trânsito e transporte da cidade, Sergio Cardoso.

A recomendação para quem decidir ir à capital do forró é evitar a entrada de veículos, de qualquer porte, no centro da cidade, próximo aos focos de folia. Uma estrutura da prefeitura será montada no North Shopping, cujo estacionamento será oferecido a R$ 10 e um expresso junino até os pontos festivos fará o transporte dos visitantes ao preço de R$ 2. Durante os shows, todos os artistas que se apresentarem nos palcos da cidade deverão passar mensagens educativas sobre a direção responsável. A iniciativa ainda deve ser repetida em Limoeiro e Gravatá.

Em Gravatá e Limoeiro, o foco da fiscalização será o de alcoolemia e o uso de motocicletas e quadriciclos. Nas duas cidades, trechos das vias de principal fluxo de veículos receberão placas proibindo o estacionamento. Em Gravatá, a área do giradouro, próximo ao viaduto, na entrada da cidade, será invertido até o término dos festejos.
Por Ed Wanderley
****
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?Materia=20110616135558