sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um pouco do mesmo: a mídia em 2011

Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Do BLOG DE ALTAMIRO BORGES


Reproduzo artigo de Izaías Almada, publicado no blog Escrevinhador:

Tudo indica que a temporada de caça ao governo Lula e agora ao governo Dilma vai continuar por parte da velha mídia. Natural pelo lado de quem faz oposição, mas irresponsável e antibrasileiro por outro, pela maneira e desfaçatez com que é feita. Evidencia-se quase que uma obsessão, onde a frustração, a inveja e o preconceito são bem maiores do que aquilo que se poderia imaginar. E a má fé também, não sendo apenas retórica eleitoral. Motivos para isso – é claro – nunca irão faltar. E se por acaso faltarem, não há problema: inventam-se novos. Não tem sido assim nos últimos oito anos?

Embora se possa argumentar que boa parte do povo brasileiro já não dá ouvidos a uma imprensa venal, manipuladora e que se considera acima do bem e do mal, ainda assim ela continua a causar estragos e – o que é mais grave, até por ser uma vitória parcial desse nocivo conglomerado midiático – consegue propositadamente misturar alhos com bugalhos e lançar a dúvida, a descrença e a desesperança em muitos corações e mentes. Um povo ignorante de seus direitos ou sem discernimento sobre muitas das questões que lhe afetam no dia a dia é sempre mais fácil de manipular. A democracia que se vende não é exatamente aquela que se pratica.

Se, por exemplo, o uso indevido e indiscriminado de passaportes diplomáticos tem sido usado há muitos anos por autoridades (sic) brasileiras, por qual motivo só agora, quando beneficiariam os filhos do presidente Lula, foram denunciados como graves crimes de favorecimento? Que se devolvam, então, todos os passaportes ilegalmente distribuídos, se a lei assim o determina, para todos aqueles que se julgam acima dela, provavelmente incluindo-se aí nesta lista alguns figurões dos nossos meios de comunicação, empresários e políticos de todos os partidos.

E a tentativa capciosa de desviar a atenção dos leitores, ouvintes e telespectadores com questões mundanas sobre a nova presidenta Dilma Roussef? Bobagens e idiotices como saber se estava bem vestida no dia da posse, especular sobre o seu apoio ou não aos estilistas de moda brasileiros, sobre o seu novo cabeleireiro, suas eventuais ligações à Tradicional Família Mineira e os bailes da sociedade belorizontina quando adolescente. Assuntos sérios e relevantes, como se pode notar.

E agora, com a temporada de chuvas, deslizamentos e alagamento, a hipocrisia e o cinismo chegam quase à perfeição. No Rio de Janeiro, o culpado pela tragédia é o governo federal. Em São Paulo, estado e capital, exemplos de grandes administrações públicas, a responsabilidade é da natureza, para não dizer de Deus, pois a mídia, mesmo livrando a cara do governo demo tucano, ficaria mal com a Opus Dei. Pior ainda: seria temerário equiparar Deus e Lula, jogá-los no mesmo samburá… Não por temerem a Deus, é claro, mas por temerem aumentar a popularidade do ex-presidente, colocado em tão honrosa companhia.

E assim começa o novo ano, o novo governo. Renovam-se expectativas, esperanças e temores. A sociedade contemporânea com suas invenções e tecnologias, seu consumismo desenfreado, define o que devemos comprar, o que devemos vestir, o que devemos pensar, a quem devemos amar ou odiar, nesse vale-tudo ideológico e cultural, onde uma sinfonia de Beethoven ou um chorinho de Pixinguinha têm menos valor que uma cena degradante de um BBB; onde a televisão e a internet ensinam como o cidadão deve odiar e atirar numa deputada em Tucson, ou ainda como leiloar um jogador de futebol, atualmente mais famoso pelas suas noitadas do que pelos gols que marca.

Berlusconi é um exemplo de ética e moralidade pública. Obama, o prêmio Nobel da Paz aprova o maior orçamento militar da história dos EUA, os vazamentos wikis confirmam para o mundo como é que se faz política de dominação e a Cuba do ditador Fidel Castro envia 1200 médicos para ajudar a combater a cólera no Haiti.

Engraçado, acho que essa última frase ficou fora do contexto…
*****
Fonte:http://altamiroborges.blogspot.com/2011/01/um-pouco-do-mesmo-midia-em-2011.html

Presidente da Tunísia abandona o país depois de 23 anos no poder

14/01/2011
Da Agência Brasil
Por Eduardo Castro
Correspondente da EBC na África


Maputo (Moçambique) – O presidente da Tunísia, Zine al-Abidine Ben Ali, deixou o cargo depois de 23 anos no poder. O primeiro-ministro, Mohammed Ghannouchi, está assumindo as funções interinamente, segundo informou a BBC. Ben Ali, de 74 anos, era a apenas o segundo presidente desde a independência do país, um protetorado da França até 1956, e governava com poderes ditatoriais. Segundo agências internacionais, ele teria deixado a Tunísia, com destino ignorado, antes do aeroporto da capital Tunis ser isolado pelas forças armadas.

De acordo com a Voz da América, foi declarado estado de emergência na Tunísia. Reuniões estão proibidas e a polícia está autorizada a atirar nos transgressores. Novos protestos nas ruas de Tunis mobilizaram milhares de manifestantes nesta sexta-feira (14) para pedir o afastamento do presidente que, na véspera, havia anunciado que não concorreria à reeleição em 2014. Mais uma vez, houve choques com a polícia, que agiu soltando bombas de gás lacrimogêneo.

Ontem (13), Ben Ali foi à televisão dizer que “entende” os pedidos por mais liberdade de expressão e anunciou o desbloqueio de sites da internet e o fim do escrutínio sobre a mídia.

Oficialmente, 23 pessoas morreram desde dezembro, quando começou a onda de protestos contra o aumento no custo de vida e a falta de empregos na Tunísia. Organizações civis, porém, falam em, pelo menos, 60 mortos.

Edição: Vinicius Doria
****
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/home;jsessionid=307F0694401FA80FDA822144E9051B63?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-4&p_p_col_pos=3&p_p_col_count=7&_56_groupId=19523&_56_articleId=3165016

Garotinho: R$ 24 milhões para proteger as encostas do Rio foram parar nas mãos da Fundação Roberto Marinho

13 de janeiro de 2011
Do blog de Luiz Carlos Azenha

Do Blog do Garotinho, sugestão dos leitores Marco Aurélio e Luci

****

Fonte:http://www.viomundo.com.br/denuncias/garotinho-verba-para-proteger-as-encostas-do-rio-foi-parar-na-fundacao-roberto-marinho.html

Correios vendem 240 mil selos em homenagem a Lula

Qui, 13 de Janeiro de 2011
Do BLOG DA FOLHA
Postado por Jairo Lima |
Correios vendem 240 mil selos em homenagem a Lula


alt

Da Agência Estado

Em menos de duas semanas, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vendeu 239.879 unidades do selo em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram 236.561 selos comercializados nas agências do dia 3 até ontem e 3.318 pela internet desde a última segunda-feira (10) até hoje. A imagem estampada no selo, que custa R$ 2, é a de um retrato de Lula tirado nos jardins do Palácio da Alvorada pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert. A tiragem do selo comemorativo é de 900 mil exemplares.

A emissão de selos de presidentes da República está em vigência desde 1996, regulamentada pela portaria 818 do Ministério das Comunicações. A regra permite homenagem em selo postal a chefes de Estado em vida somente após o término do mandato. Por isso o selo do ex-presidente Lula só foi lançado no dia 1º, logo após o petista passar o cargo para a presidente Dilma Rousseff.

O selo pode ser comprado tanto nas agências dos Correios quanto pela loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline).

****

Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/16216-correios-vendem-240-mil-selos-em-homenagem-a-lula

BRASÍLIA: Pela 1ª vez, Dilma faz reunião ministerial no Planalto

14 DE JANEIRO DE 2011
Do BLOG DE JAMILDO
Por Andréia Sadi, no iG


Pela primeira vez desde que tomou posse, a presidenta Dilma Rousseff reúne nesta sexta-feira (14) , no Palácio do Planalto, sua equipe de governo para a reunião ministerial. No encontro, Dilma fará um balanço para os 37 ministros sobre a conjuntura econômica mundial e interna e pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que apresente uma exposição sobre o tema.

Desde que assumiu, a presidenta optou por uma postura discreta e evitou sair do Planalto. Ela só falou à imprensa ao visitar as regiões afetadas pelas chuvas, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (13).

Nas últimas duas semanas, a presidenta e se reuniu com praticamente todos os ministros em seu gabinete para conversas protocolares, mas as reuniões foram individuais ou em pequenos grupos. Com os ministros mais próximos, como Antonio Palocci, da Casa Civil, Mantega, Miriam Belchior, do Planejamento, José Eduardo Cardozo, da Justiça, e o vice-presidente, Michel Temer, a presidenta já havia se encontrado na coordenação política do governo, no último dia 3.

O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, adiantou que a reunião desta sexta-feira servirá para que os novos ministro se conheçam e sejam apresentados a normas e regras sobre conduta no cargo.

Dilma também deve comunicar sua decisão de impor um forte ajuste nos gastos públicos, especialmente com custeio, que será monitorado de forma rigorosa pelo governo. Ela reforçará a advertência de que as indicações políticas serão respeitadas, mas que os titulares das pastas terão de se comprometer com resultados que serão cobrados.
***
Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/01/14/pela_1_vez_dilma_faz_reuniao_ministerial_no_planalto_89181.php

DER.PE - DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGENS DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Postado por Irineu Messias
14.01.2011

HISTÓRICO

O DER-PE foi criado através do Decreto-Lei nº1463, de 17 de setembro de 1946, (instalando-se em novembro) a partir de um desmembramento da Secretaria de Viação e Obras Públicas do Estado de Pernambuco, tendo a seu encargo a responsabilidade de restaurar a administração rodoviária do Estado habilitando-o a receber cotas do Fundo Rodoviário Nacional.

O período de 1952 a 1966, que tem como marco a "Batalha da Pavimentação" foi considerado como o período em que o Órgão Rodoviário do Estado de Pernambuco, firmou-se, no cenário rodoviário, como modelo para o País. Nesse período (1956) foi instalado, sob forma de aluguel, um equipamento IBM de processamento mecanizado (painéis de programação).

MISSÃO

A missão do DER-PE é desenvolver meios para a Construção e Gerenciamento do Sistema de Transporte Rodoviário, proporcionando conforto, segurança e fortalecimento da economia em benefício da população do Estado de Pernambuco.

DATA DA FUNDAÇÃO

Em 1º de novembro de 1946 pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.463 de 17 de setembro de 1946.

INSTALAÇÕES FÍSICAS

Sede:

Avenida Cruz Cabugá, 1033, Santo Amaro, Recife/PE - PABX: 3181.4255
Parque Rodoviário:
Avenida Mascarenhas de Morais, 4223, Imbiribeira, Recife/PE - PABX: 3472.1600
TAF - Terminal Rodoviário Antônio Farias:
BR-232, Km 15, Curado, Jaboatão dos Guararapes, Recife/PE - PABX: 3452.1620

DIRETORIA DO DER-PE

Diretora Presidente: 3181-4203
Eryka Maria de Vasconcelos Luna Diretor Engenharia e Planejamento: 3181-4204
Francisco de Assis Benício Coêlho
Diretor Operações e Construções: 3181-4208
Luiz Carlos Silva Fernandes Diretor Gestão Logística: 3181-4211
André Luiz Mota Pinho
Diretor Jurídico: 3181-4207
Eduardo José Monteiro Amorim
****
Fonte:http://www.der.pe.gov.br/

Conheça melhor os novos secretários-executivos

14.01.2011

Do Portal da Secretaria de Saúde de Pernambuco

Nova equipe já deu início aos trabalhos na Secretaria

Da esq. para a dir.: Ana Paula Sóter, Eronildo Felisberto, Reneide Muniz e Fernando Menezes

Secretaria-Executiva de Coordenação-Geral

Responsável pela coordenação das ações que envolvem as outras secretarias-executivas, visando dar maior coesão e integração aos projetos considerados prioritários, a Secretaria-Executiva de Coordenação-Geral será comandada pela médica sanitarista Ana Paula Sóter, que chega para substituir Jorge Vieira. Essa é a segunda passagem da médica pela Secretaria de Saúde, onde exerceu o cargo de diretora de Planejamento. “Volto para a SES em um momento desafiador, pois o SUS está passando por um processo de repensar a saúde pública e não há mais espaço para fazer o básico. Todos precisam trabalhar muito para garantir a qualidade da assistência à saúde”, avaliou.

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Paula Sóter possui especialização em Planejamento em Saúde e mestrado em Saúde Coletiva pela Nesp/Aggeu Magalhães/Fiocruz. Foi secretária de Saúde de Olinda e exerceu a função de assessora especial do Ministério da Saúde (MS), entre os anos de 2003 a 2005.

Secretaria-executiva de Vigilância em Saúde

Responsável pela coordenação, gerenciamento, monitoramento e avaliação das ações de vigilância em saúde e da situação de saúde do Estado, a Secretaria de Vigilância em Saúde será gerenciada pelo médico sanitarista Eronildo Felisberto. Essa será a segunda passagem de Eronildo pela SES, onde já exerceu o cargo de diretor de Desenvolvimento Social. Ele chega para substituir Inês Costa. “O primeiro compromisso é com a continuidade dos projetos exitosos e com as ações que já estão em andamento”, informou.

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da UPE, sanitarista com Residência em Medicina Preventiva e Social pela UFPE, Eronildo concluiu Mestrado em Saúde Pública pelo CPqAM/Fiocruz e Doutorado em Saúde Pública pelo CPqAM/Fiocruz. Exerceu as funções de Assessor Técnico da Superintendência do Imip e foi coordenador de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, no período de 2003 a 2006. Foi secretário-adjunto de Saúde do Recife e,de março a dezembro de 2010, exerceu a função de coordenador do Departamento de Avaliação do Imip.

Secretaria-Executiva de Regulação em Saúde

Responsável pelo gerenciamento das redes de atenção à saúde do Estado, executando as ações de programação, controle, avaliação e auditoria dos serviços, a Secretaria-Executiva de Regulação em Saúde passa a ser comandada pela ex-secretária de Saúde de Itapissuma e Camaragibe Reneide Muniz, que substitui Anderson Torreão. Reneide Muniz também já teve outra passagem pela SES, onde exerceu o cargo de diretora de Planejamento. “Volto para a Secretaria com a expectativa de contribuir para consolidação do SUS em Pernambuco, colocando o Estado como referência no País”, afirmou.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Reneide Muniz possui mestrado em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz. Traz no currículo a experiência de ter sido assessora do Ministro da Saúde e diretora da Escola Politécnica de Saúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Atualmente, também é coordenadora de tutores do 3° período do curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde FBV/Imip.

Secretaria-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

Para a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, o secretário Antônio Carlos Figueira convidou o cirurgião oncologista Fernando Antônio Menezes da Silva, que, durante três anos, ocupou o cargo de Superintendente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Imip. Com vasta experiência em Educação em Saúde, Menezes vai substituir Margarida Lima. “Quando recebi o convite, pensei na grande responsabilidade que passo a ter, pois continuarei na minha área, só que, agora, planejando tudo em uma escala muito maior. Será um grande desafio”, disse.

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, concluiu Doutorado em Cirurgia pela University of Dundee, na Escócia, e Pós-Doutorado em Avaliação da Educação na University of Maastricht, na Holanda. Foi professor adjunto de Cirurgia na Universidade Federal de Roraima, onde ocupou os cargos de diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, coordenador do curso de Medicina e Reitor.

Em Recife, foi coordenador de pós-graduação e pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde e superintendente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Atualmente, é professor-adjunto da UFPE.

****

Fonte:http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/conheca-melhor-os-novos-secretarios-executivos-da-ses/

14 DE JANEIRO DE 2011
Do blog de jamildo

Por Andréia Sadi, no iG

Pela primeira vez desde que tomou posse, a presidenta Dilma Rousseff reúne nesta sexta-feira (14) , no Palácio do Planalto, sua equipe de governo para a reunião ministerial. No encontro, Dilma fará um balanço para os 37 ministros sobre a conjuntura econômica mundial e interna e pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que apresente uma exposição sobre o tema.
Desde que assumiu, a presidenta optou por uma postura discreta e evitou sair do Planalto. Ela só falou à imprensa ao visitar as regiões afetadas pelas chuvas, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (13).
Nas últimas duas semanas, a presidenta e se reuniu com praticamente todos os ministros em seu gabinete para conversas protocolares, mas as reuniões foram individuais ou em pequenos grupos. Com os ministros mais próximos, como Antonio Palocci, da Casa Civil, Mantega, Miriam Belchior, do Planejamento, José Eduardo Cardozo, da Justiça, e o vice-presidente, Michel Temer, a presidenta já havia se encontrado na coordenação política do governo, no último dia 3.
O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, adiantou que a reunião desta sexta-feira servirá para que os novos ministro se conheçam e sejam apresentados a normas e regras sobre conduta no cargo.
Dilma também deve comunicar sua decisão de impor um forte ajuste nos gastos públicos, especialmente com custeio, que será monitorado de forma rigorosa pelo governo. Ela reforçará a advertência de que as indicações políticas serão respeitadas, mas que os titulares das pastas terão de se comprometer com resultados que serão cobrados.
***

MEC divulga notas máximas e mínimas do Enem 2010

14.01.2011
Do UOL NOTÍCIAS
Da Redação
Em São Paulo


O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (14) as notas máximas e mínimas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, cujo resultado saiu também nesta sexta.

Mínimo Máximo
Ciências Humanas e Suas Tecnologias 265,1 883,7
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 297,3 844,7
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias 254,0 810,1
Matemática e Suas Tecnologias 313,4 973,2

A escala de notas vai de 0 a 1.000. Ao contrário de avaliações tradicionais, o Enem usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Quanto mais perto sua nota estiver do zero, pior; quanto mais perto do 1.000, melhor.

Com o resultado, será possível realizar inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro semestre de 2011. O sistema, que oferecerá 83.125 vagas em instituições públicas de ensino superior, abre inscrições na internet neste domingo (16). O prazo termina na terça-feira, 18 de janeiro.
****