quarta-feira, 30 de junho de 2010

5° Congresso da CNTSS/CUT faz retrospectiva de seus 15 anos



O Congresso aconteceu nos entre os dias 02 a 04 de junho de 2010, no Ceasar Park, Guarulhos, SP.

Na ocasião foi reeleita Maria Aparecida Godoi, do Sindsaúde/SP.Irineu Messias, foi eleito Secretário de Finanças.

Além de discutir os temas de interesses dos trabalhadores da Seguridade Social, dos sindicatos filiados à Confederação.

O tema do Congresso foi "Consolidando a democracia na Seguridade Social".

Foram três dias de muito debate e muita participação dos servidores estaduais, federais e do setor de privado de saúde e da Assistência Social. Presentes também as categorias profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos, assistentes sociais,etc. Os agentes comunitários da saúde e agentes de endemias estavam bem presentes.

Ao longo do Congresso debateu-se também a conjuntura atual, com foco nas eleições deste ano. Destacou-se o perigo da direita mais reacionária, ganhar as eleições, e por isso mesmo, os trabalhadores da Seguridade social, precisavam optar por um projeto político que invista mais e melhor nas políticas públicas de Seguridade Social.

Apesar das críticas ás contradições do Governo Lula e deixando claro a autonomia e independência frente a quaisquer governos, os trabalhadores optaram por lutar pela eleição da Dilma para presidenta.

A posição dos trabalhadores se deu pelo receio de voltar a política de demissão, perseguição e outras mazelas do Governos FHC e de Serra,contra todos os trabalhadores, particularmente os da Seguridade Social.

Irineu Messias