Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010



Sindicalistas peruanos e Irineu Messias, em frente ao Hospital Regional de Cusco/Peru.Abril de 2009.

Machu Pichu - A Cidade dos Incas



Ruínas de Machu Pichu, Cusco.Peru.2009

Intercâmbio Sindical na Ámérica do Sul


Irineu Messias esteve na cidade de Cusco, Peru, em abril de 2009. O convite veio da FENUTSSA, entidade sindical que representa os trabalhadores da saúde, no Peru. O evento ocorreu entre 02 e 04 de abril de 2009 e contou com participação de sindicalistas de várias regiões próxima a Cusco.

Irineu Messias falou a atual situação dos trabalhadores brasileiros, que apesar da razoável diminuição nos índices de desemprego, convive ainda com a precarização da mão-de-obra, subtração de direitos e, sobretudo, o trabalho escravo. Somado a isto tudo, enfrenta ainda o problema da discriminação racial no mercado de trabalho, seja em relação a pouca oferta de emprego para a população negra, seja pelos baixos salários pagos esse maior segmento da sociedade brasileira.

Em seguida Irineu Messias, representando Confederação Nacional de Seguridade Social – CNTSS/CUT e o Sindsprev de Pernambuco, discorreu sobre os avanços e os gargalos do Sistema Único brasileiro, principalmente, no diz que respeito à falta de uma política correta de Recursos para todos os trabalhadores do SUS brasileiro.

O convite a Irineu Messias se deu pelo fato de que, este foi presidente da CNTSS/CUT (atual presidente Maria Aparecida, do Sindsaúde/SP), entre 2004 e 2007 e ter conhecido a sindicalista peruana Elza Almedariz, então presidente da FENUTSSA. Os dois sindicalistas se encontraram numa atividade em Buenos Aires, e m 2007. Nesta atividade, Almedariz manifestou o desejo conhecer e de manter intercâmbio com os trabalhadores da Seguridade Social, no Brasil, particularmente, com os trabalhadores da saúde.

A sindicalista peruana interessou também em conhecer melhor os avanços e os problemas enfrentados, tanto pelos usuários como pelos trabalhadores, na implantação do Sistema Único de Saúde brasileiro.

Irineu Messias, no evento, discorreu sobre os avanços alcançados pelo SUS no Brasil, mas não escondeu a crescente insatisfação dos trabalhadores do Sistema, em razão da ausência de uma política de Recursos Humanos que aposte na valorização profissional e salarial, além de Planos de Cargos e Salários que possibilitem o pleno desenvolvimento, seja no setor público ou privado.

MACHU PICHU – A Cidade Perdidas dos Incas

Como Machu Pichu, que quer dizer “velha montanha”, fica na Província de Cusco, Irineu Messias, a convite dos sindicalistas cusquenhos, visitou suas ruínas. A visita teve o apoio do sindicalista e servidor do Ministério da Saúde do Peru, Baltazar Rodriguez, morador do vilarejo que fica a uns 06Km da ruínas de Machu Pichu.

Como dizem, de fato, Machu Pichu, é muito linda e imponente. Causa-nos orgulho que a civilização Inca, tão avançada tenha habitado nosso continente sul-americano.