sábado, 5 de setembro de 2009

UNIÃO EM DEFESA DAS PRAIAS DO PAULISTA

No dia 04 de julho de 2009, na Paróquia Nossa Senhora do Ó,em Pau Amarelo, houve uma plenária de moradores da orla de Paulista. A plenária foi também promovida pelo Jornal À Beira Mar. O evento que contou com a participação de dois secretários municipais, os quais, infelizmente, nenhuma solução apresentaram sobre o problema que assola todos que moram na orla de Paulista, particularmente, aqueles que mora à beira da orla, atingidos pelo avanço do mar.

Na Plenária do dia 04.07.09, compareci, por ter tomado conhecimento pela imprensa.
Os moradores presentes demonstraram indignação pela falta de ações mais efetivas por parte da Prefeitura. O prefeito Ives, que de início participaria, mandou dizer que não iria por estar doente. Ninguém acreditou.

Durante o debate, bastante concorrido, fiz uma proposta de criação de um Fórum Municipal em Defesa da Orla do Paulista. Este fórum deveria contar com a participação de toda sociedade civil organizada. Minha proposta se justifica pelo fato de que a orla de Paulista, tem um potencial turítisco muito grande, se revitalizado, trará grande investimentos para Paulista. Ademais, toda política de desenvolvimento,hoje implementada nas cidades brasileiras, leva em consideração o potencial turístico como ferramenta alavancadora do desenvolvimento local e regional.

Um Fórum desta dimensão teria que contar com o apoio, claro, da própria Prefeitura, Câmara Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público e a câmara de dirigentes lojistas. Todos estes atores sociais mais as associações de moradores, cooperariam num projeto conjunto com ações interligadas e articuladas,para dinamizar, proteger e desenvolver um dos maiores atrativos para o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade, nossa orla.

No dia 15 de agosto de 2009, houve uma outra plenária ( a qual não fui, por não ter tomando ciência de sua realização), em que foi finalmente constituída a "União em Defesa das Praias" que teve como base a proposta por mim,apresentada.É verdade que, minha proposta original era a criação de um Fórum Municipal.Contudo, é louvável a criação da União, visto que algo mais organizado tinha quer ser criado.

Parabéns, para os responsáveis pelo Jornal À Beira Mar, e ao padre Domingos, da Paróquia Nossa Senhora do Ò, por sediar e promoverem eventos tão importantes para os moradores da orla, mas sobretudo para toda nossa cidade.

Registro também a participação e cooperação do Professor Cristiano, esposo de uma colega nossa de trabalho, um dos principais responsáveis em desenvolver um projeto de turismo sustentável e promovedor de desenvolvimento de nossa orla, apresentado no dia 04.07.09.

Estarei apoiando todas as iniciativas da "União em Defesa das Praias", por entender que só a força do povo é capaz de pressionar o poder públicos a desenvolver e implementar políticas públicas que atendam as necessidades da sociedade. Contem comigo.

IRINEU MESSIAS

Em tempo: Viva Paulista, pelos seus 74 anos de história. Salve 04 de setembro de 2009!