quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Uma elite preconceituosa e atrasada - Parque Dona Lindu

Parque Dona Lindu

Anteontem, ao abrir as páginas do Diário de Pernambuco deparei-me com algo que me deixou bastante indignado. A reportagem tratava da inauguração do Parque Dona Lindu,em Boa Viagem,n o Recife. Uma justa homenagem a uma mulher nordestina e retirante, exemplo de mulher determinada, que se foi para São Paulo para poder dar uma vida melhor para seus sete filhos,um dos quais hoje, orgulha tanto Pernambuco como todo o Brasil: Luis Inácio Lula da Silva.

Mas o algo que me deixou indignado na reportagem citada, foi a foto de uma camiseta que seria usada pelos manifestantes contrário ao Parque. Manifestantes estes oriundos da elite abastada de Boa Viagem, que tentou a todo custo embargar,via Justiça, a merecida obra,fruto do grande mestre da arquitetura nacional, Oscar Niemeyer.

Os dizeres da camiseta simplesmente era um desrespeito às mulheres, principalmente aquelas retirantes personificadas na figura de Dona Lindu. Eram estes os dizeres: "Parque Dona Lindu-Vá tomar no olho da rima". Isto mesmo leitores eram exatamente estas palavras.
Isto demonstra a atitude de uma elite preconceituosa e desrespeitosa - e como disse nosso Presidente Lula, preconceito é uma doença. Prova também, com esta agressão gratuita, o atraso de suas atitudes. Não admitem que uma mulher simples do povo,que representa o próprio povo, seja homenajeada.
Nosso presidente em seu discurso de inauguração do referido Parque,dia 30.12.2008,ao lado do Prefeito João Paulo e do Governador Eduardo Campos, denunciou que ,se fosse alguma figura da aristocracia pernambucana,não teria havido protesto nenhum.

Parabenizo o Prefeito João Paulo, que finda seu mandato no dia hoje,31.12.08,pela coragem e determinaçao em levar adiante tão justa homenagem. E espero que seu sucessor, João da Costa, possa dar continuidade às obras do Parque afim de que toda a população pobre do Recife, e porque não dizer de todo Pernambuco possa desfrutar deste espaço democrático de lazer e de cultura. Boa Viagem não pertence apenas aos ricos de lá, mas a todo povo do Recife e de Pernambuco.

Se eleitores desejarem mais informações sobre o Parque Dona Lindu, acessem este http://www.recife.pe.gov.br/2007/07/18/mat_145077.php

Conclamo todos leitores,sejam recifenses ou não, a repudiar a atitude desta elite preconcetuosa e atrasada, que não se contenta pelo muito mal que já fez ao Brasil,durante vários séculos,sugando suas riquezas dandos as costas para povo,atitude esta que gera até aos dias de hoje tanta desigualdade social.

Parabéns Dona Lindu, a senhora mereçe!